Dri @Drilify 23/07/2018 22:09
    SERRA FINA SÓ MULHERES [Tartarugão e Cabeça de Touro]

Serra Fina Só Mulheres - 3 dias dias, com Luciana Moro, Glauciane, Tassia e Claudia Bento

Montanhismo Trekking

DADOS TÉCNICOS

1. Travessia Serra Fina tem o total de 31,260 Km, aclive acumulado de 2494 metros e declive acumulado de 2334 metros.
    2. No Tartarugão foram 2,056 km, aclive de 164 metros e o declive também foi de 164 metros.
    3. Já para o Cabeça de touro foram 2,224 km, com aclive de 267 metros e declive também de 267 metros.
    4. No total da nossa travessia foram 35,54 Km, subida total de 2925 metros, descida total de 2765 metros.

Mochilas cargueiras

1. Clau - 35litros
    2. Eu - 43litros
    3. Lu - 75litros
    4. Tassia - 55litros
    5. Glau - 75litros

Hoje há diversas maneiras de você registrar seu percurso, aonde você esteve, com avanço tecnológico a Claudia e Luciana estavam com GPS Garmin, além do mais elas e a Tássia estavam com o Spot Gean e eu e a Glauciane com câmeras fotográficas que registram a foto baseando no GPS local, estamos na era do Jornal Online, onde nós mesmo somos os protagonistas da notícia, o mundo está na era das mensagens / imagens instantâneas e autodestrutivas pelo app que utilizamos para comunicação, o tão usado WhatsApp, informação então é um recurso imenso, mas ainda sim eu sou daquelas que se pega lendo, se envolver com uma história, um roteiro, uma aventura sempre foi minha paixão.

Elevação das montanhas

1. Pico Alto do Capim Amarelo - 2.500 m.
    2. Morro do Tartarugão - 2.631 m.
    3. Pedra da Mina - 2.798 m.
    4. Pico Cabeça de Touro - 2.649 m.
    5. Pico dos 3 Estados - 2.665 m.

*a Serra Fina é uma cadeia de montanhas, esses são os principais atrativos.

Quem você escolheria para fazer essa lista de montanhas?

Foi o que me passou pela cabeça quando recebi o convite de fazer a Serra fina em 3 dias, até então já estive na Serra Fina por 4 dias a um ano, e já tinha feito os cumes da Pedra da Mina e Capim Amarelo voltando sempre pelo mesmo trajeto, dessa vez seria diferente e ainda com duas propostas - Morro do Tartarugao (prox. a PM) e Cabeça de Touro (prox. a 3 Estados), conversei com a Cláudia a respeito de incluir isso no nosso trajeto e ela cuidou de buscar mais informações sobre também, contamos com o trajeto em KML mais relatos de quem já subiu.

Então vamos ao time

• Claudia Bento, empresária e montanhista, residente em São Paulo, ótimo preparo físico e performance em montanhas da Mantiqueira, que já encarou montanhas de elevadas altitudes como Aconcágua, Illimani e Lenin dentro ouros. Conta com publicações no site da AltaMontanha.
    • Luciana Moro, dona da ClubeTrekking em Santa Maria/RS, realizou a Travessia Transmantiqueira que totalizou 347 Km com mais de 15 mil metros de aclive acumulado em 12 dias, além de conquistar montanhas nos Andes. Conta com publicações no site Extremos.

Seria as duas uma fonte de inspiração para essa jornada, junto da equipe estava

• Tassia Reche e Glauciane Martins, de todas as meninas eu só conhecia a Claudia, que foi a responsável por unirmos, mas essa jornada de 3 dias me permitiria conhecê-las mais, porque sempre digo que a conexão com a montanha e a natureza é a melhor que existe.

Claudia comprou nossas passagens e saímos do Terminal Rodoviário do Tietê às 15h30 rumo a Passa Quatro/MG, chegamos as 20h30 e de lá embarcamos no Kombi do Will (resgate utilizado) rumo a Toca do Lobo onde deveríamos acampar para então sexta começar a travessia.

1DIA *sexta

O sol nasceu e às 06h30 já estávamos de pé para subir o Capim Amarelo, chegando no cume por volta das 9h30 fizemos um bom reforço na alimentação. Importante frisar que cada uma estava respeitando seu ritmo e das companheiras e cada qual com seu tipo de alimentação para tal jornada, ainda sem necessitar de água passamos direto do ponto.

Começamos a descida do Capim Amarelo por volta das 10h e pouquinho, Luciana e Claudia navegando e aferindo o percurso, encontramos o primeiro grupo de montanhistas antes de chegarmos ao Melano, como nosso plano era fazer o Morro do Tartarugão ainda na sexta continuamos a trilha sem muitas paradas, chegando ao acampamento base do Tartarugão, próxima a Cachoeira Vermelha as 15h15 da tarde. Como uma das nossas companheiras estava com um pouco mais de cansaço pela exercitação e uma carga maior em sua mochila cargueira, por decisão unânime decidimos acampar por ali e atacar ao cume na manhã seguinte.

Como é bom dormir ao lado da água, tivemos um jantar e um pôr do sol maravilhoso com vista para o Capim Amarelo e Maciço Marins -Itaguare. Após o pôr do sol a friagem se instalou e então cozinhamos dentro de nossas barracas e logo após a janta iniciamos nosso descanso de quase 12h, para as 5h acordar e preparar o café, foi o dia mais gelado que enfrentamos, mas uma manhã extremamente linda.

2DIA*sábado

Ataque ao Tartarugão

--> As 6h30 estávamos na margem da Cachoeira Vermelha e início da trilha para o Morro do Tartarugão -a navegação foi feita inicialmente por Luciana Moro junto com Claudia Bento, sim estávamos com 2 GPS e cada um com tracklog diferente, era a primeira vez de todas ali nesse trajeto, a base de informações era importante, como fomos de mochila de ataque, nossas mochilas cargueiras ficaram com nossa companheira Glau que optou por não subir e assim concentrar suas energias para a subida da Pedra da Mina.

Passamos pelo capim alto e subimos pela crista que dava acesso a subida principal do Tartaruga, fora do capim é possível ver alguns totens indicando a direção.

O cume era só nosso, o livro estava protegido sobre um tubo de PVC e o livro do Cume era relativamente novo, com escritos na data de final de maio, então nós éramos as primeiras meninas a pisar ali um pouco mais de um mês dos demais que subiram. Foi um percurso impressionante, ver a Pedra Mina por uma outra face. Fizemos nossos registros e descemos de volta para o acampamento, chegando por volta das 8h30 no acampamento a Glau já estava nos esperando com sua barraca desmontada.

Na imagem Luciana regressando ao acampamento da Cachoeira.

Coletamos um pouco de água no ponto da cachu vermelha, e começamos a subir a Pedra da Mina, sabemos que a subida mais punk pra começar o dia, mas estávamos prontas. A princípio a Glau estava perdendo sais minerais de seu corpo e nos avisou que não estava se sentindo bem, Claudia e Lu cuidaram dela dando um sal repositor e explicando um pouco sobre sua alimentação, subimos ao seu tempo, eu e Tássia vimos a Luciana ao lado do grande Totem, quem sobe coloca mais uma pedrinha rs, e lá também colocamos a nossa.

Presenciamos o cume da Pedra Mina com lindas cores no seu horizonte, tinha apenas um pequeno grupo de rapazes que tinham chegado também as 10h da manhã junto com a gente, porém vieram do caminho via Paiolinho.

Continuamos a travessia, bela manhã descendo o Vale mais alto que já vi, atravessamos a imensidão de capins e no final do rio verde coletamos água, nosso último ponto, já conseguíamos ver o Cabeça de Touro nas linhas a nossa frente, o plano seria atacar ao cume no mesmo dia, porém contamos com o domingo caso não desse certo, foi o que ocorreu de fato, passamos pela crista do Cupim do Boi era 15h quando paramos para descansar um pouco e decidir o que fazer.

Encontramos ali dois porteadores de uma agência local que ainda iriam subir o cume dos 3 estados, mais abaixo do Cupim quase no início da descalaminhada para o Cabeça de Touro estava outro grupo.

Foi decidido então acampar no Bambuzal e pela manhã seguinte fazer o ataque ao Cabeça de Touro, eu já estava com meus joelhos um pouco doloridos pelo fato que esqueci de levar meus bastões de caminhada, dei uma abusada dos joelhitos!! . Ainda encontramos no camping a galera que havia nos encontrado na sexta, eles temiam os ratos rsr mas nenhum nos visitou, jantamos juntas sem o vento gélido que havia nos separado no camping da cachu vermelha, eu tomei um remedinho pro joelho e descansei.

3DIA*domingo

Glau ficou descansando, desmontamos as barracas e após o café iniciamos a trilha de mochila de ataque.

Ataque ao Touro

--> Do Bambuzal levamos 10 minutos para subir até a crista do Cupim do Boi novamente as 06h30 vimos o sol nascendo por de tras do PNI, miramos no grande vale entre a cadeia de montanhas para o lado dos 3 estados a o que nos esperava pela descida.

Você desce perdendo toda altitude ganhada na forma de descalaminhada, toda atenção foi redobrada pois é uma trilha com pouca visitação então sem trilha batida, as pedras se encontrava um pouco soltas na hora de descer, vale lembrar que não e qualquer pessoa que desce ali, sem ter um bom preparo físico e mental fica para trás, além do mais é preciso preservar o ambiente e ir com número limitado de pessoas. Dois pontos importantes para mentalizar a trilha foram 2 árvores a vista no imenso capinzal, as meninas seguiam navegando e eu e Tássia logo atrás fechando a trilha, ao sair do capinzal nos enxergamos uma grande pedra que ao parecer e um grande totem apontando para a grande subida do Touro, não existe marcação por totem com vemos na SF inteira - foi uma vista maravilhosa ver a Pedra Mina sob uma lua linda de dia e sombra ainda pairava sobre o Cupim do Boi.

A subida do touro foi mais fácil que a descida do Cupim e a navegação pelo alto capins, foi intuitiva, continuamos subindo, subindo até a trilha dá num grande totem avisando que o cume era só das Mulheres!!!!

Eu não acreditei que estávamos ali e que essas meninas eram incríveis e eu estava ali com elas, um sorriso grande estava no meu rosto, eu tinha superado mais um limite no qual eu não esperava.

Levamos cerca de 1h30 pra chegar até o cume do Cabeça de Touro, seu livro de 1992 instalado pelo CEB estava lá com as primeiras assinaturas, a Claudia identificou assinaturas de grandes amigos que passaram por lá, o frágil livro estava protegido por uma marmita de alumínio dentro do grande Totem, parecia até uma presente pela recompensa, o último grupo a subir ali dava um pouco mais de 2 meses, então aquela manhã de domingo se tornou especial porque a Claudia nos uniu e nos fez realizar esse grande feito, devo muito a ela por essa oportunidade.

Agora era hora de descer, chegamos às 9h40 no acampamento do Bambuzal, Glau já estava desmontando sua barraca e preparando um shake de Whey para enfrentar os dois escalões e uma crista da então subida dos 3 Estados, sabíamos que tínhamos ainda a subida do Pico dos Ivos como ganho de elevação, para até então somente descer em direção ao sítio do Pierre, no último ponto de água bebi direto um litro de água estava muito quente esse dia rsrs.

Era fim de tarde e às 17h o Will foi nos resgatar e nos levar para um hostel em Itanhandu para até então aguardar nosso bus de volta a Sampa que só iria sair às 01h00. Nossa missão estava encerrada. Da próxima voltamos para incluir junto o Pico do Avião.

Aprendi muito com essas feras, e só tenho a agradecer por me chamarem pra esse rolê, eu não levei o peso de um GPS ou de um SPOT, mas não deixei de lado minha CANONT3, eu devia fazer as fotos como forma de eternizar esse dia rsrsr.

• Pra quem e novo na plataforma do AventureBox, nao esqueça de navegar nos ícones na barra superior ao relato e ver as Fotos, Vídeos e o Tracklog da nossa Travessia! Nao esqueça de deixar um ROX!