AventureBoxExplore
Sign Up

Sistema De Café Expresso Na Montanha

Existem várias maneiras de fazer seu café na montanha ou camping, nesse post vou falar da cafeteira Italiana e Vietnamita.

Dri @Drilify
Dri @Drilify 09/03/2020 09:14

Já vou avisando que não sou especialista em café, mas gosto muito e morando sozinha a praticidade é a melhor aliada no dia a dia e também para levar nas aventuras.

A tradicional Cafeteira Italiana:

Um pouco de história: "A cafeteira italiana ou cafeteira moka é uma cafeteira à pressão que elabora o café por meio de vapor de água. O invento foi patenteado pelo inventor Luigi De Ponti em nome de Alfonso Bialetti em 1933, cuja empresa, Bialetti continua produzindo o mesmo modelo, denominado Moka Express.

Sem dúvida a minha escolha principal, apesar de muitos só levaram para dias mais calmo, até por conta de peso, ela é perfeitamente alinhada com o cuidado do planeta, em casa melhor hábito (claro que além do coador de tecido).


 Existem vários modelos, sendo a principal matéria- prima, o inox.

 

A cafeteira Vietnamita:

Um pouco de história: "Há décadas se estabeleceu um processo lento e longo na torra dos cafés vietnamitas, que resulta em grãos com uma cor consistente e escura, mas sem serem queimados. Além disso, os óleos de manteiga (comumente clarificada, também conhecida por ghee) e o uso de uma pequena quantidade de açúcar, com geralmente um toque de baunilha ou cacau, fazem com que os grãos sejam revestidos como se fossem um caramelo."

No Vietnã  o café é servido em porções únicas, individuais, em filtros de um copo conhecidos como “phin”. Geralmente, o café é servido em uma mesa enquanto ainda está sendo preparando.

Fonte: https://www.graogourmet.com/blog/cafe-pelo-mundo-vietna/

Não sei já levaram para trilha, pois ele demanda um pouco mais de tempo para ser feito, mas serve muito bem.

Bom observar o tipo de torra do café. 

Nesse postarei o modo de preparo ou os passos que são bem simples. 

 

 

 Ela montada com minha linda caneca Clube Outdoor 😍

 Ela "desmontada"


 Esquente a água e prepare o café, uma colher já é o suficiente , adiciona no Phin e coloque o filtro de metal.

Vale lembrar que oao tradicional café é adicionado leite condensado no copo e depois de pronto é servido com gelo. Porém nosso caso é só o café mesmo.

 Depois se ajustado é só por água quente e tampar, esperar pelo seu café.

 Eu particularmente gosto dos dois tanto em casa como para levar comigo, principalmente porque a vietnamita é bem leve rsrs e simples. 

O que acharam?

 

5
Fábio E. Vieira Cardoso
Fábio E. Vieira Cardoso 09/03/2020 09:26

Excelente! Salud!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 09/04/2020 16:52

Demais Dri... amo café! Essa Vietnamita eu não conhecia, curioso pra provar! Eu uso muito da prensa francesa nas trilhas! Em uma viagem achei uma versão outdoor. Mas pela internet ainda não achei, é tipo essa: https://www.ebay.com/i/283955394874

Dri @Drilify
Dri @Drilify 09/04/2020 16:54

Nossa já vou ver...eu qria achar uma prensa francesa outdoor kkkk pq minha amiga tem acho o máximo mas é pra casa mesmo. A Vietnamita paguei 10 conto haha.

Renan Cavichi
Renan Cavichi 09/04/2020 16:56

Essa que mandei é bem boa, mas está bem cara nesse link, não vale a pena! Se ver em algum lugar por um preço legal te aviso!

Letícia Fliess
Letícia Fliess 09/08/2020 09:46

Não conhecia essa vietnamita, vou procurar! Tenho uma prensa francesa outdoor, mas não achei prática para lavar e é volumosa, ocupa o mesmo espaço de um nalgene de 1l. Ultimamente temos usado o coador X-brew da STS, funciona bem, é leve e ocupa pouquíssimo espaço.

Unfollow Cancel
Dri @Drilify

Dri @Drilify

São Paulo

Publications
34
Rox
1448

Adriane Ferreira 27 y, montanhista, trilheira professora e artista. 🎨 IG @drilifyArt

Adventures Map
drilifyart.com.br

5 Posts

Dri @Drilify Sistema De Café Expresso Na Montanha
Dri @Drilify Gravou um vídeo outdoor? saiba como editar pelo celular.
Dri @Drilify Mostra Filmes De Montanha
Dri @Drilify E-BOOK PARA COLORIR
See More

546 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Peter Tofte and 337 others support the Minimum Impact Manifest