Dri @Drilify 02/08/2021 11:49
    [Terras Capixabas] Trilha Do Operário Em Pancas

Trilhando por Pancas um visual 360 graus com a Turminha da Ilha

Hiking

Escolhi passar minhas férias conhecendo as terras capixabas, e fui muito bem apresentada aos lugares mais incríveis com Redi e Luiza (casal da Turminha da Ilha), e se você está lendo esse relato, depois busque os outros, todos que estiverem com [Terras Capixabas] na frente. Por enquanto esse é meu primeiro relato.

No meu segundo dia em Pancas, fomos com o grupo da turminha da ilha visitar o visual 360 a partir da Pedra do Operário.

Ao percorrer a trilha eu fiquei fascinada com os primeiros ganho de elevação e a vista magnífica para Pedra do Camelo, um dos famosos Pontões também com acesso por trilha.

Início da trilha, vista da direta para Pedra do Camelo.

Ao adentrar o portão de ferro, iniciamos a trilha com alguns poucos trecho de sombra, então prepare o chapéu. Fiz esse percurso agora no inverno então a paisagem está bem seca, sem trecho de água e muitas folhas secas - ideal estar com bastão de caminhada e levar um litro de água.

Ao subir cruzamos um trecho de água (seco) e já em boa altitude nós separamos com a "Lagoa Azul" como disse os capixabas que me levaram pra esse lugar, a lagoa costuma ser mais volumosa e azul em tempos de verão.

Ao sair em trechos de rocha, começamos a ver cenários diferente e totens para orientação e navegação.

Nessa primeira vista, ficamos de frente a Rampa de Vôo livre de Pancas, que visitei no meu primeiro dia de estadia.

Essa é a visão da rampa de Vôo e se bem observarem lá no fundo está a Pedra do Camelo em outro ângulo.

Agora caminhando em rocha começa a mudar a vegetação com cactos, bromélias e macambira, árvores bem secas mas cores vibrantes.

Com a câmera eu consegui um click mais amplo.

Me fez lembrar o tipo cenário da terra do fogo com essa composição.

Temos um primeiro Mirante:

Sinônimo de comida e boas risadas.

Turminha da Ilha que me recebeu muito bem e me levou nesse lugar maravilhoso.

**Da esquerda para direita: Patrícia, Redi, Luiza, Lucia, Brunela e John.

O grande e intimista paredão atrás, apenas separado por um abismo.

Última subida para o cume.

Macambira, da mesma família da bromélia, e segundo Redi e John é temível para escaladores, imagina fazer uma via com ela ali .

O cume é repleto dessavegetação que mostrei na trilha, mas tem alguns pontos possíveis de ver Pancas descendo um pouco.

Visual do cume com celular.

Visual com câmera.

A volta foi bem contemplativa também e se olhar a direita terá cada visual lindo dos Coqueiros beirando a rocha e voltando a vista para Pedra do Camelo.

Só tenho agradecer a disposição e companheirismo dessa turminha.

Para conhecer as Terras Capixabas:

* Podcast NaTrilha>> @natrilhapc

* Turminha da Ilha>> @ilhaturminha

Logística:

🚘 Distância de Vitória para Pancas: 175km.

❤️ Essa foi uma trilha realizada entre amigos (01/08/2021)

🏕️ Onde ficar em Pancas: Fiquei no camping do Fabinho @sitiocantinhodoceu (na ocasião R$35 reais a diária, camping estruturado com wi-fi, pontos de energia e banho quente).

📍Saída do Restaurante (olhar meu wikiloc tem as fotos do waypoints)

⛰️ Seguir o track até entrada da trilha, num portão onde é possível passar, fica aberto.

☀️ Não tem taxa de cobrança ou controle de entrada.

*Traga seu lixo de volta.