AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Dri @Drilify 30/10/2021 08:58 com 1 participante
    [Terras Capixabas] Trilha Pedra Do Camelo Em PANCAS

    [Terras Capixabas] Trilha Pedra Do Camelo Em PANCAS

    Trilha saindo do sítio cantinho do céu, com trechos de corda.

    Escalada Hiking

    A Pedra do Camelo é um conjunto rochoso imponente e que chama atenção ao chegar em Pancas, está a direita da estrada de quem vem de Colatina e a entrada para seu acesso é antes da cidadezinha de Pancas.

    Nós ficamos acampados no Fabinho, proprietário do Sítio Cantinho do Céu, também é o responsável por toda manutenção da trilha, não é indicado fazer essa trilha se você possui medo de altura, se estiver chovendo ou pedra molhada, sem possuir corda para sua segurança alguns pontos se faz necessário. Pedir autorização ao Fabinho também é um dos check-in pra trilha que sai atrás da casa dele.

    A trilha começa com leve aclive, até graduar no meio do vale entre a Pedra do Camelo e ao paredão ao lado, até o momento só plantação de café; chegando nesse vale, tiramos essa foto:

    Eu, Letícia, Ju, Patrícia, Luiza e Lúcia.

    Ao percorrer cerca de 2km, viramos a esquerda pra iniciar a subida pela pedra já com o primeiro lance de corda. O sol já estava castigando, eram quase 9h30 da manhã. Importantissimo já sair com água do camping.

    O primeiro lance de corda, uma subida de aproximadamente 60m, o limite da corda. Depois tem o segundo lance de corda transversal, esse os meninos instalarem a corda deles, pelo seguinte motivo: a corda fixa estava dando pra ver a alma.

    Letícia percorrendo o segundo lance, depois desse as cordas fixas estavam boas e não eram tão expostas. Eu gravei o track e marquei bem esses pontos com fotos. A orientação segue por tótens depois da 3/4° corda, o que se fez necessário instalar corda na descida, devido ao grau de perigo.

    Eu aproveitei e além de marcar no wikilock do celular, usei a função Rastro (Tracker) do meu SpotGen4 para seguir meus movimentos, como é um aparelho novo, usava o gen3 anteriormente, fiz essa saída pra teste e vou contar tudo numa matéria aqui na plataforma.

    Seguimos por trilha, é só subida atrás de subida, ao beirar num paredão que parecida até um campo base de escalada, tinha um toten às esquerda indicando que a trilha continuava por lá, o lance que a direita levaria até a "Pedra Pobre" que deixamos pra ir na volta. Chegamos em um outro lance exposto com vergalhão e corda também que o Fabinho instalou, vencendo esse lance era a trilha final para o cume do Camelo.

    Fomos ganhando altura, a mesma altura do paredão vertical ao lado. Em alguns momentos estávamos no cume com vista pra estrada que leva a cidadezinha de Pancas, também tem vista pra rampa de vôo livre (Pedra da Colina) e a Pedra do Operário, ambas que já escrevi aqui também.

    O difícil é nomear todos esses Pontões haha.

    Na foto acima, Agulha imponente visão, e essa visão é a que usei em 2018 quando fiz meu primeiro desenho de Pancas sem conhecer.

    Estávamos na pontinha do 🐫, a visão da rampa permite dizer onde chegamos.

    A seguir, a esquerda da foto está o paredão vertical separando o Camelo pelo vale, depois o dorso do camelo e o m seguida a ponta mais alta o cume do Camelo, era alí que estávamos.

    Na volta fomos conhecer a Pedra Pobre, ela leva esse nome porque está em decomposição, sua parte oca está de desmanchando aos poucos.

    Foto do grupo todo, Redi lá no fundo fotografando a gente também.

    A foto abaixo é a Lê descendo pela corda que Redi e Chieste instalaram.

    O track está bem detalhado, as fotos estão todas na aba de fotos.

    Se você chegou até aqui, leia os demais relatos das minhas aventuras pelas [Terras Capixabas].

    Dri @Drilify
    Dri @Drilify

    Publicado em 30/10/2021 08:58

    Realizada em 24/10/2021

    1 Participante

    Spot Brasil

    Visualizações

    1102

    2 Comentários
    Lucia Conrado 04/11/2021 18:14

    Belo relato!!!

    Dri @Drilify 04/11/2021 20:20

    Que ótimo que tiver por aqui Lucia 😍⛰️

    Dri @Drilify

    Dri @Drilify

    São Paulo

    Rox
    3584

    Adriane Ferreira 29 y, montanhista, trilheira, viajante, professora e artista. 🎨 IG @drilifyArt

    Mapa de Aventuras
    www.drilifyart.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Renan Cavichi e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.