AventureBoxExplore
Create your account

A MÉDICA QUE VENCEU UM CÂNCER E PROVAS DE MOUNTAIN BIKE

ENTREVISTA - PAULA "PAULADA" PEREIRA

Alma Outdoor
Alma Outdoor 10/26/2020 13:43

Por: Sandro Gavião

Superando Distancias e Conquistando a Vida


A médica Ginecologista Paula Pereira tinha uma rotina comum, ou seja, muito trabalho, três filhos e academia para manter a forma. Só que em 2010, em um exame de rotina, descobriu que estava com câncer de útero. Depois do choque inicial, a médica decidiu lutar, encarou todo o tratamento e passou por uma histerectomia.


“Quase morro das complicações da cirurgia, os pontos
​abriram e fiquei de cama por dois meses para me recuperar”.

Depois desse susto Paula resolveu aproveitar a vida completamente e, ainda se recuperando da cirurgia, lembrou que havia feito um seguro contra câncer seis meses atrás. Com o seguro, resgatou 30 mil reais e reformou a casa. Com a grana que sobrou resolveu praticar algum esporte. Foi as compras e voltou com uma mountain bike para casa. “Não sabia nada de bike, não tinha nenhum amigo que pedalasse comigo”.
Como se já não fosse difícil uma mulher sozinha começar um esporte como o mountain bike, Paula foi além e se inscreveu em uma prova, o Bike and Run na cidade de Ubatuba – SP.

Não sabia nem trocar as marchas (risos). Ainda estava muito magrinha por causa da recuperação da doença. Mas foi muito emocionante, uma prova linda na praia de Ubatumirim. Chorei rios ao completar a prova, cheguei em 4° lugar.”

Então Paula não parou mais, conheceu pessoas, também começou a correr, participou de muitas provas, subiu no pódio algumas vezes. Entre as provas há duas participações na ultramaratona de mountain bike Brasil Ride. Ela conta que na edição de 2016, no segundo dia foi além do seu limite físico, teve que faltar em uma etapa para se recuperar e acabou sendo desclassificada, mas mesmo assim foi incrível.

Viver correndo ou Correndo Para Viver?


Claro que a vida de uma médica ginecologista mãe de três filhos é agitada. Ela trabalha em uma UBS, faz plantões noturnos no SUS e atende em duas clínicas, também, leva e busca os três filhos na escola todos os dias.


Os filhos são a maior motivação e orgulho de Paula. Rafael de 20 anos já é goleiro do time de Taubaté. João Pedro de 19 anos tem Síndrome de Asperger, e estuda no segundo ano do Ensino Médio. “Passou sem ficar de recuperação!” ela nos conta com orgulho. E Thiago, o caçula de 13 anos é quem a acompanha em todas as provas.


Com essa nova rotina, Paula precisou encontrar em sua agenda um tempinho para treinar. Por isso resolveu deixar sempre duas tardes da semana livres. “O salário é menor, mas ganho em qualidade de vida”.
E ela treina forte, de bike pelas montanhas de Campos do Jordão e Ubatuba, tendo a sua disposição um cenário que faz valer a pena todo o esforço. Aos finais de semana ela não para, e se dedica aos treinos longos e provas.


#PAULADA
Paula criou a hashtag #Paulada apenas como uma brincadeira nas redes sociais, mas logo se tornou sua marca registrada.


“Nas provas que participo sempre alguém grita: Vaiii Paulaaadaaa!” (risos).
Ela utiliza essa popularidade para incentivar as pessoas a ter uma vida mais saudável. Muitas vezes ela inspira quem está passando pelo que ela já passou.

“Muita gente me manda mensagens pedindo para eu escrever a alguém que tem câncer, para eu dizer que vai ficar tudo bem”.


Paula tem planos para que a #Paulada cresça e espalhe a ideia de uma vida mais alegre e saudável.


“O lance de ser campeã nas provas deixou de ser prioridade, claro que quero me sair bem, mas o importante é viajar bastante, espalhar a ideia que o esporte e a alimentação saudável valem a pena!"

Acompanhe: facebook.com/apaulacp
@paula_pereira_paulada

Alma Outdoor

Alma Outdoor

Rox
400

Conteúdo informativo de qualidade para incentivar e inspirar as pessoas à prática de atividades ao ar livre, a interação com a natureza e a uma vida mais saudável.


20 Posts

See More

29 Following