AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Ana Retore 03/04/2017 00:01 com 1 participante
    Hiking Morro e Cachoeira dos Perdidos - Tijucas do Sul - PR

    Hiking Morro e Cachoeira dos Perdidos - Tijucas do Sul - PR

    Trilha no Morro dos Perdidos e Cachoeira dos Perdidos em Tijucas do Sul, Paraná.

    Hiking

    O Morro dos Perdidos é considerado um dos pontos mais altos da Serra do Mar, fica no município de Guaratuba-PR e tem cerca de 1.500m de altitude. Para quem gosta da combinação montanha + cachoeira essa é uma boa pedida.

    A aproximadamente 70 km de Curitiba, o acesso se dá por um curto trecho de estrada de chão, na BR-376 próximo ao posto policial da divisa entre Tijucas do Sul e Guaratuba. Pagamos uma taxa de entrada de R$ 10,00 por pessoa diretamente ao dono da fazenda (ambos o Morro e a Cachoeira dos Perdidos ficam em propriedade particular).

    O trajeto completo é de cerca de 5 km (10km ida e volta). Pode ser feito inteiramente a pé, ou de carro (desde que seja um veículo 4x4). Nós optamos por deixar o carro no 1º km, que dá acesso à cachoeira. Isso porque achamos que não conseguiríamos terminar a tempo (a saída da fazenda era até as 19h, e chegamos no meio da tarde). Logo na chegada, os cães da fazenda se uniram à nossa empreitada, e nos acompanharam até o final. Uma graça!

    Começamos o hiking em direção ao cume do Morro dos Perdidos. São 4km de subida constante, literalmente. Com raros trechos planos e uma estrada aberta (o que suporta subida de carro), subimos em 1:40h, com algumas paradas para descanso. Para nossa sorte - ou azar depende da interpretação - pegamos um dia fechado de neblina. Por isso a subida foi aliviada pelo ar fresco e úmido. A desvantagem foi a chegada no cume, com a vista completamente fechada. Mesmo perdendo a vista, que todos relatam ser sensacional, ainda assim valeu a pena o esforço.

    Na volta, fizemos a trilha da cachoeira. São mais 800m, de uma trilha marcada em uma mata densa. A cachoeira é incrivelmente linda, e em sua base, um conjunto de rochas grandes, alivia a força da água e forma piscinas naturais, refúgio de banhistas em um cenário de águas limpas e escuras, bromélias e pedras. Muito bonito!

    Concluímos nosso trajeto a tempo (ufa!) e voltamos com a sensação de dever cumprido. Só que lógico, ficou o gostinho de quero mais e a vontade de voltar novamente, com o tempo aberto, pra poder testemunhar a vista lá de cima.

    Ana Retore
    Ana Retore

    Publicado em 03/04/2017 00:01

    Realizada em 07/01/2017

    1 Participante

    Renan Cavichi

    Visualizações

    11605

    1 Comentários
    Vanessa 11/11/2019 16:45

    Olá Ana, adorei o relato. Se quisermos ir somente na cachoeira, quanto tempo tem de caminhada de estrada e quanto tempo tem de trilha? Tem alguma trilha que leva para o topo da cachoeira?

    Ana Retore

    Ana Retore

    Videira-SC Oswego-NY Curitiba-PR

    Rox
    1871

    Porque, no futuro, vou mostrar esse perfil para os meus netos 😊

    Mapa de Aventuras
    www.anaretore.com


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.