Bruna Fávaro 16/02/2018 14:40
    Serra do Cipó - MG

Travessia de três dias pela Serra do Cipó, no coração de Minas Gerais, saindo de Duas Pontes e chegando em Altamira.

Trekking Cachoeira Montanhismo

Minha primeira visita à Serra do Cipó não poderia ter sido melhor. Num grupo mais do que animado de 10 amigos, me joguei nessa travessia de pouco mais de 40 quilômetros. NMesmo sendo Carnaval, não encontramos qualquer outro grupo fazendo o mesmo trajeto que a gente.

1º dia!

15,4km

+718m/ -540m

Partimos de São Paulo em uma van fretada e chegamos em frente à pousada Duas Ponte às 7h da manhã, onde a travessia começou.

A princípio o tempo estava um pouco fechado, mas não havia previsão de chuva para os próximos dias. Ao fundo, a Serra da Lapinha e o pico do Breu ficando para trás.

O caminho já ganhou meu coração nos primeiros passos e nas primeiras flores avistadas. Uma mais linda que a outra!

Dali, seguimos até o chamado "Travessão". Ponte natural esculpida no meio de um vale, ligando os dois altos de morros.

Foto de Karine Angelini

Alguns poços e banhos de rio depois, chegamos ao fim do dia em um refúgio chamado Casa de Tábua. O mesmo para quem faz a tradicional travessia "Alto Palácio - Serra dos Alves".

2º dia!

15,3km

+316m / - 514m

Dali para frente foi puro vara mato. Pegamos a parte baixa da Serra dos Alves até chegarmos na parte alta da Cachoeira Brauna, que foi a grande vedete da travessia. Linda de todos os ângulos!

3º dia!

12,4km

+450m / -511m

Da cachoeira Brauna seguimos até a parte rural da cidade de Altamira, não sem antes aproveitarmos um cem número de poços e rios. Realmente, água não faltou nesse trilha! Até tobogã rolou! :D

Descendo a Serra em direção à cidade, onde tomamos um banho, comemos uma comida "quase" mineira na Eco Pousada e onde a van nos esperava.

Voltei já pensando: quando será a próxima?