Bruna Fávaro 28/05/2016 18:31
    Torres del Paine - Circuito O

Trekking de 10 dias pelo Circuito "O" no Parque Nacional Torres del Paine, Patagônia chilena.

Trekking Montanhismo Acampamento

Como há muitos relatos de Torres del Paine serei bem sucinta e vou fazer uma descrição do roteiro de cada um dos dias. Como tínhamos tempo sobrando, escolhemos aproveitar cada trecho do roteiro.

02/01: Chegamos em Puerto Natales, nos hospedamos no Hostel Yemel. Bem localizado, entre a rodoviária e o centro da cidade, o que permite fazer tudo a pé. O proprietário permite que você deixe sua bagagem por lá enquanto faz as trilhas de Torres.

Era sábado, e muitos comércios estavam fechados, o que fez com que tivéssemos dificuldade em encontrar gás de camping para levarmos.

3/2: Na rodoviária da cidade, pegamos o segundo bus do dia que parte em direção ao parque. Chegamos no parque já 16h. Era proibido sair para caminhar esse horário, então acampamos no camping de Las Torres (850 pesos, banho quente).

4/2: Caminhada de 4 horas até o Serón. Banho quente.

5/2: Caminhada de 5 horas até o Dickinson. O lago Dickinson é perfeito, a paisagem deslumbrante! Banho quente, mas o banheiro é muito tosco... é semi aberto.

6/2: Caminhada até o camping Los Perros. Dia sem muitos atrativos. Los Perros possui uma cabana para cozinha. Camping bacana. Banho frio.

7/2: Pernada até Paso John Garden, onde avistamos o Glaciar Grey em seu esplendor, apesar do tempo coberto. Seguimos até o Campamento Base, onde almoçamos e continuamos a pernada até o Camping Grey. Banho quente. Muito barulho à noite. (Esse dia pode ser feito junto com o dia anterior)

8/2: Caminhada até o Camping Paine Grande. Lugar bastante grande e agradável. Aqui há maior possibilidade de se abastecer com comida para os próximos dias. Banho quente.

9/2: Caminhada até o Campamento Italiano. Banho frio.

10/2: Pela manhã fomos até o mirante do vale do Francês e voltamos para o Campamento Italiano, onde almoçamos. Depois do almoço ida até o camping Los Cuernos. Pior acampamento em que estivemos, apesar do banho quente. (Esse dia pode ser feito junto com o dia anterior)

11/2: Ida até a base avançada do camping Torres. Dia bastante nublado e chuvoso. No fim do dia, ataque à base de Las Torres.

12/2: Ataque à base Las Torres e descida ao Refúgio Las Torres. Bus para a Portaria Laguna Amarga.

Já havíamos comprado a passagem de volta para Puerto Natales. Chegando na cidade, nos hospedamos novamente no Hostel Yemel.

As opções de roteiro em Torres del Paine são várias. Escolhemos essa pois dessa maneira poderíamos nos abastacer de comida no meio do caminho (Paine Grande).

Se você pode carregar bastante peso de alimentação faça isso! A comida no parque é extremamente cara. Chegamos a pagar 50 reais por cerca de 6 pães, 10 reais numa maçã, 30 reais num pacote de macarrão. Fizemos o roteiro todo em 10 dias, mas levamos toda a comida necessária para apenas 6 dias, o que fez com que tivéssemos que comprar no meio do caminho.

Como optamos sempre em acampar com nossa própria barraca, podíamos pernoitar em qualquer ponto. Se você opta por ficar sempre em refúgios, nem todo ponto de apoio tem refúgio, às vezes a opção é apenas camping.

Se você vai em alta temporada, não conte com a disponibilidade de ônibus de ida e volta para o parque saindo de Puerto Natales. São muitas viações disponíveis (umas 4 ou 5 na verdade), mas essas passagens costumam esgotar e não é possível reservar por telefone nem comprar pela internet, só é vendida no guichê da rodoviária. Tenha pelo menos dois dias para um eventual imprevisto e já deixe comprada a passagem da volta para a cidade.

Trata-se de um roteiro bastante popular e internacionalizado, não espere exclusividade e esteja preparado para "filas" de turistas de todos os tipos durante as trilhas, especialmente na parte do W. Especialmente brasileiros.

É lindo ver a quantidade de mulheres fazendo o roteiro sozinhas! De fato, parece ser bastante seguro. <3

No mais, lugar lindo, com paisagens e cores surreais! Precisa estar na lista de quem ama esse tipo de aventura.

Algumas fotos foram feitas pelo parceiro André Dib, mas não consegui marcar quais eram dele.

Bruna Fávaro

Publicado em 28/05/2016 18:31

Realizada de 02/02/2016 até 12/02/2016

Jorge Afonso 18/11/2016 14:52

Irei 07/02 e você man?

César Zamparo 18/11/2016 17:13

Dientes de Navarino 04-09/01; TdP 13-16/01; El CHalten 19-21/01.. já consegui fechar as reservas de camping, mas o site da Vértice Patagonia só concluiu a compra dps de tentar mais de 20 vezes!!

Jorge Afonso 22/11/2016 19:13

Comigo ocorreu o mesmo problema César. Esperei horário da madrugada para efetuar a reserva. Bom, sucesso na viagem e aproveite muuuito. Bons ventos.

Charlico 10/04/2017 16:05

Essa aventura é linda demais. Fizemos recentemente em 8 dias, mas ainda não conseguimos escrever o relatório. Parabéns pelo feito! Esse circuito exige bastante. Só uma pequena correção. No subtítulo está dizendo Patagônia Argentina, mas na verdade é Patagônia Chilena.

Alexandro Kozio 12/04/2017 10:10

parabéns Bruna! Este luga e formidável! Fiz o W e pretendo retornar para realizar o O. ;-)

Bruna Fávaro 17/04/2017 03:15

Ei Charlico, obrigada pelo ajuste do subtítulo! Abraço e boa caminhada!

Diego Santos 13/10/2018 09:50

Oi Bruna, tudo bem? Você sabe se é possível realizar esta travessia em junho/julho?

Bruna Fávaro 18/10/2018 22:00

Oi, Diego! Já vi quem fizesse. A grande questão me parece ser (além do frio ser bem maior) que talvez vc não consiga passar pelo Paso John Garden... Mesmo no verão há histórias de pessoas com problemas para passar por ele por conta do acúmulo de neve. Como há fiscalização, nem adianta achar que dá pra passar e arriscar... vc precisaria esperar ou voltar por onde veio. ;)

Bruna Fávaro

Montanhista, ciclo-mochila-viajante, professora e de bem com a vida!

facebook.com/bruna.favarosilvio

Dri @Drilify, Fabio Fliess e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.