AventureBoxExplore
Sign Up

Travessia Ciganos - Bom Retiro

Trilha (Hiking) no Parque Nacional da Tijuca, trecho 11 da Trilha Transcarioca, Rio e Janeiro/RJ.

Hiking

Tipo de Aventura: Trilha (Hiking) no Rio e Janeiro, Trecho 11 da Transcarioca.

Duração: 1 dia, 21/07/2019.

Ponto de Início: Hospital Federal Cardoso Fontes e Represa dos Ciganos, Parque Nacional da Tijuca, Rio de janeiro/RJ. - https://goo.gl/maps/2SZrBrxAQHngcVU16

Ponto Final: Largo do Bom Retiro e Praça Antônio Viseu, Parque Nacional da Tijuca, Rio de janeiro/RJ. - https://goo.gl/maps/7FG6CDC3snhLVs5M7

DICAS:

  • Não vá de transporte próprio até o início da trilha, depois vai ser difícil voltar para buscar;
  • Vale a pena ir de ônibus da Tijuca (ônibus 600) até o ponto inicial;
  • Leve repelente;
  • O hospital é um ótimo ponto de encontro com a galera. Depois é só atravessar a rua, caminhar um pouco e chegar na Represa dos Ciganos, real início da trilha;
  • Não deixe de ir nos Picos da Tijuca e Tijuca Mirim, você já vai estar passando do lado deles. Isso torna a experiência mais incrível.
  • O fim da trilha é no Largo do Bom Retiro, depois ainda é necessário caminhar pela estrada/trilhas do PNT até a saída do parque, na Praça Afonso Viseu.

ROTEIRO:

21/07/2019:  Hospital Cardoso Fontes – Represa dos Ciganos – Trilha (Trecho 11 da Transcarioca) – Tijuca Mirim – Pico da Tijuca – Largo do Bom Retiro – Praça Antônio Viseu.

Tracklog utilizado: Wendelbra

https://pt.wikiloc.com/trilhas-descalco/trecho-11-represa-dos-ciganos-x-bom-retiro-27728597

RELATO

21/07/2019

Era um lindo domingo no Rio de Janeiro, com céu azul, pouquíssimas nuvens e temperatura amena. Um daqueles dias ideais para uma trilha nessa cidade tão bonita. Acordei cedo, vi que o dia seria bonito, abri aquele sorriso e segui para o evento. Deixei o carro na Praça Saens Pena, ponto estratégico para pegar o mesmo e retornar para casa após a trilha. Subi e desci a Grajaú Jacarepaguá no 600 até o ponto de encontro marcado pelo Henrique Protázio, responsável pelo evento no Clube Outdoor. Cara, eu estou muito feliz e fazer parte disso tudo.

No ponto de encontro, chegaram todas as pessoas. Alguns amigos de velha data e outros novos, mas cheios de disposição para curtir aquele dia. Atravessamos a estrada e encontramos a entrada do percurso. Alguns minutos andando em uma antiga estrada de terra/pedras e chegamos na Represa dos Ciganos, verdadeiro início da trilha.

Clube Outdoor na Represa dos Ciganos.

O nosso caminho é um dos trechos da trilha de longo percurso Transcarioca. Segundo site oficial, a Trilha Transcarioca cruza o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar. Durante o seu trajeto, o visitante tem a oportunidade de apreciar atrativos naturais pouco conhecidos da cidade e descortinar a Cidade Maravilhosa de ângulos inusitados. A trilha pode ser percorrida na sua integralidade ou em seções, de acordo com o interesse, a aptidão e a disponibilidade de tempo de seus usuários.

Demarcação da Trilha Transcarioca.

Bom, algumas fotos depois, iniciamos a subida. A trilha é longa, tem aproximadamente 15 km de extensão, com 927 metros de subida acumulada, porém, com aclividade bem suave, se tornando uma trajeto bem legal para se fazer em grupo. E assim foi, entre caminhadas e paradas para descanso, tivemos uma subida longa e tranquila, sem exigir demais fisicamente de todos, dando espaço e tempo de sobra para ótimas conversas e risadas até começarmos a avistar os picos mais famosos do PNT.

Trilhas difíceis e com alta exigência técnica são legais, mas tenho que confessar que é muito bom também fazer algo leve de vez em quando, dando prioridade mais para o prazer da caminhada e da interação social com outras pessoas do que para o desafio em sí.

Já na parte alta do Parque, encontramos a trilha clássica que dá acesso aos Picos do Andaraí Maior e Pico da Tijuca. Nessa hora, eu lembrei de todas as minhas ascensões a esses picos via trilha do P14. Eu estava com saudade do PNT. Viramos à direita e alguns minutos depois, já estávamos no Pico da Tijuca Mirim. Em minha humilde opnião, o pico do PNT com a vista mais bonita de todas. Sim, meu coração bate sempre sentido Zona Norte.

Pico da Tijuca Mirim.

Lá em cima, não poderia faltar uma foto com todo mundo bem alegre. O Clube Outdoor tinha alcançado mais um pico do Rio de Janeiro. Fiquei muito feliz com a galera que conseguimos juntar. Todo mundo com uma energia muito positiva. Esse projeto vai longe e eu estou muito orgulhoso dos rumos que estamos tomando.

Clube Outdoor conquistando mais um Pico do Rio de Janeiro.

Após mais algum tempo tirando fotos e trocando ideia, partimos rumo ao Pico da Tijuca. Alguns minutos depois e já estávamos lá em cima, passando pela sua famosa escadaria de pedra.

Pico da Tijuca.

Bom, tinhámos chegado ao ponto mais alto, agora era só descer pela trilha tradicional até o largo do Bom Retiro. Aproximadamente às 13:30 chegamos lá. Mais uma parada para foto, comemoração geral por termos concluído o trecho da transcarioca e satisfação pela sincronia adquirida por todos os participantes. Parecíamos amigos de infância.

Fim da Trilha no Largo do Bom Retiro.

Agora nossa última missão era descer até a Praça Afonso Viseu. Fomos mesclando a estrada do parque com algumas trilhas que cortavam o caminho. Por volta das 15:00 chegamos à entrada principal do Parque, com um bate papo final e finalizando o nosso evento. É sempre magnífico andar pela mata atlântica do Parque Nacional da Tijuca. Nós, moradores do Rio de Janeiro, somos muito previlegiados de termos essa floresta aqui, no meio da área urbana da cidade. Nosso ponto de fuga da rotina semanal e de desenvolvimento nos esportes outdoor.

 Praça Afonso Viseu, entrada principal do PNT

 

 

 

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros

Published on 07/25/2019 16:46

Performed on 07/21/2019

3 Participants

Henrique Protázio Josye Villela Zoé

Views

855

3
Arlan Madson
Arlan Madson 07/26/2019 07:31

A interação com a paisagem, com os parceiros e consigo mesmo , compensa 🤘😉

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 07/26/2019 09:41

Arlan, recompensa muito!

Josye Villela
Josye Villela 07/26/2019 10:01

Ótimo relato de um dia lindo!

Bruno Negreiros

Bruno Negreiros

Rio de Janeiro

Adventures
36
Rox
775

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Map
www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag

770 Contacts



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Ana Retore, Renan Cavichi and 256 others support the Minimum Impact Manifest