Camila Moura 07/06/2021 19:53
    Paranapiacaba - SP

Passeio pela vila histórica e por duas de suas diversas trilhas.

Acampamento Hiking

Brotas ou Botucatu, esses eram os mais prováveis a serem o destino no fim de semana...

Entretanto não foi o destino que nosso grupo (composto por mim, Tamiris, Alisson e Igarashi) decidiu na manhã de sábado.

Vista uma mudança de tempo em Paranapiacaba, nós então começamos a cogitar fazer a Trilha Da Ferradura por lá, mas isso já era umas 9h, muito tarde visando o tempo da viagem e tudo mais. Então decidimos que íamos pernoitar em algum camping e no domingo fazer a trilha cedinho.

Paranapiacaba é um distrito de Santo André, uma vila construida por uma companhia inglesa para os ferroviários.

Saímos de Jacareí por volta de 13h depois de termos tomado café e passado no mercado. Tínhamos em mente um camping, mas não sabíamos como funcionava e nem aonde era o lugar direito. Tudo sem planejamento nenhum pra falar a verdade! haha

Chegamos no camping, Simplão de Tudo, era 16h e pouquinho. Este é o camping mais próximo de Paranapiacaba, a meia hora de distância.

Conversamos com a simpática dona do camping, Cris, e resolvemos que íamos ficar por lá mesmo. Deixamos as barracas montadas e partimos rumo a vila para tentar contratar algum guia e deixar combinado pra fazer a trilha na manhã seguinte. (@simplaodetudo)

Por volta das 17h chegamos em Paranapiacaba e já de cara nos encantamos pela vila histórica. Com casinhas típicas de madeira, a maioria vermelhinhas, dando um ar europeu e a nevoa pairando ao redor.

Demos uma volta de carro e paramos pra pedir informação. Coincidentemente falamos com um guia, e ele nos informou que a trilha que gostaríamos de fazer era proibida. E para mais informações nos indicou voltar as 8h na manhã seguinte e passar na AMA (Associação de Monitores Ambientais) onde conseguiríamos contratar um guia e ver as trilhas que estavam legalizadas.

Tendo a informação necessária passamos numa aconchegante cafeteria pra tomar um delicioso chocolate quente e comer. (@kikodeoliveiraarteecafe)

Depois passeamos a pé pela vila que a essa hora já estava parecendo uma cidade fantasma.

Encontramos uma lojinha de artesanato com muitas coisas legais. Eu comprei um imã, pois coleciono, mas tinha obras feita de cerâmica muito lindas! E ainda batemos um papo muito bacana com as donas do lugar. (@casadascorujas)

Voltamos pro camping, descemos o restante das coisas. Ajeitamos tudo e começamos a preparar nossa janta, cachorro quente.

Enchidos os buchins, porém não satisfeitos, nosso masterchef de sempre, Igarashi, fez uma sobremesa com maçã, canela e bolachinhas. E ainda coube um cházinho antes de deitarmos.

Amanheceu e levantamos as 6h, guardamos algumas coisas do acampamento, tomamos café e desmontamos as barracas. Prontos, partimos.

8h40 estávamos na AMA. A vila já estava muito mais movimentada, nem parecia a mesma. Fomos atendidos pelo Thiago, guia, e eles nos explicou tudo sobre as trilhas. Eles fazem trilhas pelo Parque das Nacentes, as mais longas ainda não estavam liberadas. Escolhemos dois roteiros com duas horas de duração cada. (@amaparanapiacaba)

Saímos de lá mesmo, levamos uma mochilinha com água e lanche. Subimos a rua da onde estávamos e a poucos metros de distância passamos por uma espécie de portaria aonde liberaram nossa entrada. O começo é uma subida com um pouco de paralelepípedo, lá passa carro apenas para manutenção das torres de rede.

Thiago o tempo todo nos informando sobre a história da vila e tirando dúvidas. Durante a subida há uma entrada pela direita onde começa realmente a trilha dentro de mata fechada. Uma trilha muito tranquila, sem subidas, cercada pela Mata Atlâtica. A trilha leva até um mirante (o que dá o nome a mesma, Trilha do Mirante). De lá se avista a baixada santista, cubatão e uma parte da ferrovia lá em baixo. Demos uma pausa para comer e retornamos.

Voltamos ao AMA para os meninos usarem o banheiro e de la saímos novamente caminhando para próxima trilha, Trilha da Pontinha. Andamos pela vila, passamos em frente pelo campo de futebol de Paranapiacaba (um dos mais antigos e estava sendo restaurado), subimos uma rua até chegar num portão onde começamos a trilha. Caminhada tranquila também, trilha praticamente toda plana. Só há alguns pontos escorregadios. Passamos por algumas pontinhas, a aguá já nos acompanhando ao lado, até chegar numa burficação.

Atravessar a ponte na esquerda dava para o poço de banho e também seria o caminho para irmos embora, e pra direita dava para ir ver uma cachoeira artificial. Então preferimos ir pra lá primeiro e depois voltar.

Retornamos e os meninos MUITO corajosos deram um pulo na aguá cogelante pra refrescar a alma. Eu até tentei colocar o pé, mas nem fiquei por muito tempo. Depois disso continuamos o caminho para ir embora. O final da trilha se dá novamento em um portão e de lá andamos um pouco na beira da estrada para voltar pro centro da vila.

Agradecemos e nos despedismos do nosso guia e fomos almoçar num restaurante que o mesmo nos indicou. No almoço experimentamos o famoso suco de Cambuci, uma delicía. E do restaurante, atravessamos a rua e entramos numa cafeteria. Sempre há espaço pro café né... (@cafeinfinitoolhar)

E assim então podíamos pegar estrada para ir embora.

Camila Moura

Publicado em 07/06/2021 19:53

Realizada de 15/05/2021 até 16/05/2021

Camila Moura

Caçapava - SP

Sonhadora, apaixonada pela natureza e montanhas. 25y @caamilamouraa

www.instagram.com/caamilamouraa/

Bruno Negreiros, Fabio Fliess e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.