Camila Moura 21/01/2021 17:59
    Pedra Do Baú - São Bento Do Sapucaí

Subindo a Pedra do Baú pela via ferrata ao amanhecer.

Hiking Escalada

Férias de fim de ano, eu e a Tamiris reservamos um chalé em São Bento do Sapucaí para passar uns dias. Nisso combinamos com o Rodrigo (Primatas do Baú), nosso guia, que buscassem a gente na hospedagem onde ficamos. Na madrugada seguinte do dia que chegamos na cidade, às 2h da manhã ele estava lá, como combinado. Saimos esse horário para tentar pegar o nascer do sol lá em cima na pedra.

Rapidamente chegamos na base... a estrada é asfaltada, tem umas subidas ingrímes e meio apertada, mas nada tão difícil que você não possa subir com seu carro.

O Rodrigo logo colocou na gente um dos equipamentos que ajudariam depois na hora de subir as escadas. E com as lanternas na cabeça começamos a trilha. Tinha chovido bastante recentemente na cidade o que deixou o caminho úmido e as vezes escorregadio. No meio do escuro não tínhamos visão de realmente nada, só na volta saberiamos como a trilha é linda. Levamos cerca de uma hora e pouquinho até o começo da via ferrata. Paramos algumas vezes pra respirar um pouco, íamos conversando, e o Rodrigo sempre paciente com nós duas.

Chegando nas escadinhas, ele terminou de arrumar os equipamentos certinho na gente. E nesse momento uma garoa fina se fez presente, eu e a Tamiris resolvemos colocar capa de chuva, mas nem precisava. A garoa não se intensificou e logo parou. Rodrigo tomou a frente e foi guiando a subida. Que sensação incrível que é subir o Baú! Vai dando aquele friozinho na barriga, mas de um jeito bom. É daora demais! Subir aquele imponente e gigantesco paredão. E na medida que ia subindo começava dar pra ver toda a região ali, mas por enquanto só se via as luzes da cidades. Em alguns pontos da subida há pequenas "lajes" que sai um pouco dos decorrentes degraus, mas tem corrimão pra se segurar e colocar a corda.

(qualidade ruim da foto, mas só para se ter uma noção... é muito legal!)

Levamos cerca de uma hora pra fazer toda a via ferrata. E chegando no cume tem mais uma pequena trilha de uns cinco minutos, ou menos, para chegar na ponta da Pedra do Baú. Já estava amanhecendo, mas o céu estava meio nublado então só deu pra ver o sol entre as nuvens. De qualquer forma a paisagem é linda! Dava pra ver a cidade de São Bento do Sapucaí, as montanhas verdes e até a o Pico do Marins de lá, achei sensacional isso.

Só tinha a gente lá em cima, bem tranquilo. Só faltou o café, pois o gás do Rodrigo acabou enquanto estava esquentando água. Uma pena né kkkk, mas tudo bem. Comemos um lanchinho e apreciamos a vista. A descida foi rápida, e no caminho de volta pudemos conhecer melhor a trilha em meio á Mata Atlântica. Trilha linda por sinal...

Chegando na base o Rodrigo guardou os equipamentos e nos levou embora de volta para a hospedagem.

Passeio bom demais!

Ainda voltarei pra fazer a Ana Chata, e deu até um pouco de vontade de aprender escalar... quem sabe. Gosto muito de ir pra São Bento do Sapucaí, recomendo muito essa cidade.

E essa foi a última de 2020. Bora 2021!