AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Clube Outdoor 03/12/2019 17:24 com 4 participantes
    Travessia Extrema x Fechados

    Travessia Extrema x Fechados

    Trekking de três dias pela Serra do Cipó, em Minas Gerais (Relato: Bruno Negreiros)

    Montanhismo Trekking

    Evento: Travessia Extrema x Fechados
    Data: 15 à 17/11/2019
    Local: Serra do Cipó, indo de Extrema à Fechados.
    Atividade: Caminhada de 3 dias (40 km)
    Participantes: 14 pessoas
    Transporte: Van de 15 lugares (Beto)

    Início: Arraial de extrema, às 10:00 do dia 15/11/2019.

    Ponto Final: Fechados, às 13:00 do dia 17/11/2019.

    Guia: Chico Trekking

    RELATO

    Dia 1 - 15/11/2019

    Saímos do Rio de janeiro às 21:00 do dia 14/11/2019 com um pouco de atraso. Era véspera de feriado e o trânsito estava intenso na cidade. A viagem foi longa, porém, tranquila. Paramos algumas vezes no caminho para ir ao banheiro ou comer algo até chegar em belo Horizonte por volta das 6:00, onde resgatamos o Chico Trekking, nosso guia da travessia e um ser humano incrível. Ele é nosso amigo de longa data e sempre que estamos com ele, temos momentos inesquecíveis por esse país chamado MG. Voltamos para a viagem e paramos mais uma vez em Lagoa Santa para o café da manhã oficial. Aproximadamente às 10:00 estávamos chegando no Arraial de Extrema, desembarcando da van e arrumando as mochilas para começar a caminhada. O medo pairava sobre a van, já que, quase próximo do nosso ponto inicial, chovia forte na estrada. Para nossa sorte, a chuva parou bem antes de começar a trilha.

    Chuva na estrada.

    A trilha começou bem tranquila, sem muita variação altimétrica e com as paisagens características da Serra do Cipó. A chuva não caiu até que nós estivéssemos bem em cima do Complexo do Espinhaço. Apesar disso, as paisagens eram de tirar o fôlego.

    As belas paisagens do Cipó.

    Conforme fomos progredindo, o tempo foi estabilizando (já não chovia mais) e o grupo se aproximando do Rio Preto. E foi assim que evoluímos durante o resto do dia. Passando currais e porteiras infinitas até, aproximadamente às 16:00, nos reaproximar do Rio Preto, mas agora para cruzar o mesmo e achar o nosso ponto de camping. Por volta das 16:30 já estávamos montando acampamento na proximidade. Era um local bastante pedregoso, mas com cuidado, todos conseguiram montar suas barracas. Após isso, todos desceram para tomar banho na Cascata do Rio Preto e aproveitar o fim de tarde.

    Cascatas do Rio Preto.

    Voltando ao camping, todos cozinharam, comeram e brincaram um pouco. Até que a chuva veio com força e expulsou todos para suas barracas para dormir. A caminhada não tinha sido tão cansativa, mas a longa viagem tinha desgastado bastante a galera.

    Dia 2 - 16/11/2019

    Acordamos por volta das 7:00, buscamos água, tomamos café da manhã e saímos por volta das 8:00 rumo a região de Barbado. A trilha se manteve fácil, sem nenhuma grande subida ou descida. Por volta das 11:00, o Chico pediu que parássemos, deixássemos as mochilas e seguíssemos a direita da trilha, rumo à um dos pontos mais bonitos de toda a travessia, a Cachoeira da Samambaia. Uma trilha não demarcada, mas de fácil orientação. Pula pedra, vara mato e, em 20 minutos, chegamos no destino. Uma pequena porém belíssima cachoeira, com um lago para banho e uma ótima queda para tomar um forte jato na cabeça.

    Foto do grupo na saída do primeiro camping.

    Cachoeira da Samambaia.

    Voltamos para a trilha, pegamos as mochilas e seguimos para o subidão do Miltinho, que dá acesso a verdadeira cumeada da Serra do Cipó, que dá nome ao Parque Nacional. Uma subida grande para os padrões da trilha, mas sem nenhuma dificuldade técnica. Lá em cima, paramos para descansar, comer e esperar o grupo que estava mais para trás. Juntos, seguimos caminhada.

    Subidão.

    Nesse dia o tempo firmou e tivemos até lances de sol. Algo inesperado se levássemos em consideração as previsões e a forte chuva da estrada.

    Atravessamos então a Serra do Cipó e começamos a descida para o Arraial de Fechados. Mas antes com uma parada em mais uma cachoeira sem nome pelo caminho.

    Próximo a outra cachoeira, achamos uma boa área de camping para descansarmos. Era 16:30 e tivemos tempo de tomar banho com calma. Na volta, cozinhamos á céu aberto, algo que foi difícil no primeiro dia por conta da chuva que poderia cair a qualquer momento. Brincamos e passamos um bom tempo admirando as estrelas. Destaque para o Dino que tirou fotos lindas. Por volta de 00:00 já estavam todos em suas barracas dormindo.

    Dia 3 - 17/11/2019

    O terceiro dia de travessia foi bem tranquilo, já que não tínhamos muito mais o que andar. Acordamos novamente às 7:00, levantamos acampamento e seguimos para a Cachoeira do Horizonte com sua borda infinita. Lá, curtimos quase que a manhã inteira em seus diversos lugares de lazer.

    Obrigado, Chico (Cachoeira do Horizonte)

    Teve espaço também para incríveis conversas sobre o estado atual e o futuro do grupo. Por volta das 11:00 partimos para a declividade final da travessia. Destaque para o Beto, que enviou uma cerveja para nós via drone. Uma brincadeira muito legal. Por volta de 12:00 já estávamos no ponto de encontro da van. Lá, seguimos para o camping do Arraial de Fechados, onde almoçamos, jogamos sinuca e totó e brincamos muito.

    Comemoração merecida.

    Fomos embora por volta das 14:30. Muitos não acreditavam que tudo daria certo por conta da previsão de chuva, mas ocorreu tudo bem e finalizamos o evento com sucesso. Chegamos de volta ao Rio por volta das 2:00.

    Clube Outdoor
    Clube Outdoor

    Publicado em 03/12/2019 17:24

    Realizada em 03/12/2019

    4 Participantes

    Bruno Negreiros Henrique Protázio André Leopoldino (Dino) Adhemar

    Visualizações

    2622

    3 Comentários

    Uma linda e tranquila travessia! Bom caminhar com vcs!! :)

    Marcelo A Ferreira 05/12/2019 10:25

    muito maneiro. Uma pena não ter ido com vcs. Fica pra próxima.

    Thyy 09/12/2019 11:52

    Muito bom...estou doida para voltar a fazer caminhadas.

    Clube Outdoor

    Clube Outdoor

    Rio de Janeiro

    Rox
    2246

    Grupo de amantes da natureza com o objetivo de promover práticas outdoor e o desenvolvimento do autoconhecimento e da conscientização crítica, ambiental e social.

    Mapa de Aventuras
    clubeoutdoor.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.