AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Thiago Freela 25/10/2017 17:33
    Piedra Parada - Patagônia Argentina

    Piedra Parada - Patagônia Argentina

    Um paraíso escondido na estepa patagônica, escalada, trekking, cavalgada, vida no campo, banho de rio.

    Escalada Trekking Montanhismo

    A Área Natural Protegida de Piedra Parada está escondida na estepa patagônica em um ambiente árido e selvagem. Com uma singular formação rochosa pertencente a um vulcão extinto a milhares de anos, é um local que encanta por sua natureza exuberante, criando paisagens únicas.

    Localizado as margens do Rio Chubut, além de abrigar a Piedra Parada, que é um imenso monólito com quase 300 metros de altura, na região também está o Canyon La Buitreta com 4 km de extensão e cerca de 180 metros de altura.

    Aqui se localiza um importante sítio arqueológico que registra a ocupação humana mais antiga da região, com mais de 12.000 anos, onde é possível observar fósseis e pinturas rupestres. A região também é um dos mais importantes centros para a prática de escalada esportiva da América do Sul.

    No ano de 2012 se realizou um importante festival de escalada esportiva no local, o Petzl Rock Trip e desde então o local que era pouco frequentado se tornou conhecido internacionalmnte e hoje é consolidade como um dos melhores locais de escalada esportiva da América do Sul, reunindo todo verão centenas de escaladores de todas as partes do mundo.

    Além da escalada na própria Piedra Parada, o Canyon La Buitrera com quase 4 km de extensão tem mais de 400 vias de escalada de todos os níveis, espalhado por dezenas de setores ao longo do canyon.

    Mesmo para quem não escala, o local é um paraíso para conhecer e desfrutar. Localizado as margens do Rio Chubut, distante aproximadamente 150 km a leste da Cordilheira dos Andes, no verão o clima é caloroso e ótima opção para fugir do frio das montanhas. É um destino muito comum para os pescadores, ja que é possível ver trutas saltando no rio todos os dias.

    A maior cidade próxima é Esquel, na provícia de Chubut, e está distante cerca de 120 km, mas a 50 km de Piedra Parada está a pequena cidade de Gualjaina, onde é possível se abastecer de provisões antes de chegar no local.

    Existe pouca estrutura no local que é um parque provincial, existem 2 campings privados e aguns chalés para alugar na temporada. Poucas famílias também vivem nessa remota área, mas a 5 Km de Piedra Parada vive a família Moncada durante todo o ano, Elba e Martin Moncada são típicos gauchos da patagônia e vivem do campo nessa região desde que nasceram.

    Essa temporada de 2018 criamos um roteiro diferente para explorar a região de Piedra Parada, vamos nos hospedar por cinco dias em uma cabana com a família Moncada na Estância los Guindos e viver essa típica vida do campo, ajudando nas tarefas diárias da horta e pomar, colheita de frutos da estação, com uma alimentação típica da região preparada pela Sra Elba, e um típico assado de cordeiro patagônico, criado na própria fazenda.


    Também vamos recorrer um circuito de trekking pelo canyon com cerca de 10 km, que vai nos levar até algumas pinturas rupestres. Vamos ter bastante tempo para se banhar no rio, cavalgar pelo deserto e no último dia vamos fazer uma vivencia de inicição a escalada, para quem nunca escalou entrar em contato com o esporte.

    Em nosso site está o roteiro completo do Verão em Piedra Parada, com mais algumas informações sobre o local para quem se interessar.

    Thiago Freela
    Thiago Freela

    Publicado em 25/10/2017 17:33

    Realizada de 10/01/2017 até 20/01/2017

    Visualizações

    4130

    1 Comentários
    Cerveza Patagonia 15/04/2021 10:20

    Que relato bacana!!

    Thiago Freela

    Thiago Freela

    Mantiqueira | Patagônia | Himalaia

    Rox
    363

    Montanhista, escalador, viajante. Vivendo entres as temporadas de montanha na Serra da Mantiqueira, Patagônia e Himalaia como guia de trekking da agência Cumbre Montanhismo

    Mapa de Aventuras
    www.cumbremontanhismo.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Fabio Fliess e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.