Peru - dia 5 Laguna Humantay

Superação a 4200 m de altitude e a realização de um sonho!

Dani Garbiatti
    03/03/2021 14:14

Peru, 27 de agosto de 2019.

Começo minha história aqui no AventureBox pela passagem mais marcante da minha vida até aqui!

Um momento que virou a chave aqui dentro, e que me fez enxergar que eu sou capaz!

Minha ida a Laguna Humantay/Peru.

Sempre que via suas fotos na internet eu ficava encantada!
    Que lugar mágico!
    E pensava: eu preciso ir até lá e ver essa maravilha com meus próprios olhos!
    Eis que o grande dia chegou!
    A Laguna Humantay, é uma das mais altas do mundo (aproximadamente 4200 m acima do nível do mar) e está situada na base do nevado de Humantay e ao lado do famoso nevado de Saltkantay, na região de Cusco, mais especificamente na província de Anta, nas proximidades de Mollepata.
    Essa incrível laguna é formada pelas águas do degelo do nevado de mesmo nome. Sua coloração em tons de turquesa (que variam de acordo com a luz), encantam e fascinam todos que tem a oportunidade de chegar até ela.
    Talvez tenha sido sua cor que tenha me fascinado desde o início, ou o fato de estar aos pés deste incrível nevado. Não sei dizer ao certo, mas eu precisava ir até lá, eu precisava respirar aquele ar, sentir aquele vento!
    Eu sabia que não seria fácil, e de fato, não foi!
    Não tive problemas com o mal de altitude, mas o terreno irregular e íngreme exigiu muita atenção e um esforço físico gigantesco.
    Saímos em grupo rumo a laguna, mas aos poucos eu fui ficando para trás, pois precisava parar com muita frequência.

As pernas doiam muito, e eu não queria utilizar o cavalo (é muito triste ver o esforço que eles fazem p subir), eu precisava chegar lá com minhas próprias pernas!

A linda paisagem, o som do riacho que corre pertinho da trilha e o cheiro das plantas encontradas pelo caminho, me motivavam a seguir.
    Eu estava quase lá, mas as pernas já não me obedeciam mais. Eu pensei em desistir, não tinha mais forças! Fiquei muito triste!
    Foi então que eu olhei para baixo e percebi o tanto que eu já havia subido. Em poucos segundos, vi passar diante dos meus olhos um filme da minha vida inteira, com todas as dificuldades e barrerias que eu já havia enfrentado até aqui.
    Foi difícil segurar a emoção! Chorei inconsolavelmente! Meu Deus, aquela montanha estava me ensinando tanto!

Olhei novamente para cima e vi meus amigos me incentivando. Respirei fundo e segui adiante!

O que vi na sequência, quando consegui finalmente chegar lá em cima, nenhuma foto e nenhuma palavra será capaz de definir! Meus Deus! Eu consegui! Eu estava lá, vivendo de fato tudo aquilo!!! Como eu agradeci por isso!!! Como eu agradeci estar viva para poder estar ali!!!

Eu não queria descer! Eu queria morar naquele lugar!Foi um misto de superação, gratidão e alegria! Que lugar! Que vibe!!! Que lição eu tive aquele dia! A montanha é viva e nos ensina, ensina muito! Nenhuma dor ou dificuldade é tão grande que não possamos superá-la! Jamais vou me esquecer disso! 🙏

Um misto de alegria (por ter conseguido chegar lá, aos 4200 de altitude), e tristeza (por ter que voltar) tomou conta de mim naquele dia!
    Era destino fazer o percurso sozinha, eu precisava daquele momento! Precisava refletir, e claro, subir aos poucos porque as pernas não estavam tão preparadas. Subi e desci distante dos meus amigos, que sempre estavam às frente, mas eu, eu queria desfrutar de cada segundo extra naquele lugar.

Adiei ao máximo a minha descida, e quando já não tinha mais jeito, comecei a retornar devagar.Em um determinado momento, ainda tomada pela emoção, notei que já não estava mais só, eu tinha uma companheira!!!
    Essa vaquinha linda (acho que era uma vaca e não um boi), começou a me acompanhar!
    Ontem, fuçando nas minhas pastas, me perdi relembrando dessa viagem e de como ela foi transformadora pra minha vida!
    Por mais momentos como este, por mais sonhos se realizando, por mais mulheres lá em cima, conquistando!