Diego Piffaretti 28/04/2019 19:55
    Castelos de Açu + Portais de Hércules

Trilha Castelos do Açu + portais de Hércules

Trilha iniciando na portaria do parnaso de Petrópolis. Fui de carro e deixei ele em frente a um campo de futebol antes da entrada do parque, com isso nao paguei estacionamento. O dia estava bem ensolarado. Na subida, estava em um ritmo mediano, não estava nos meus melhores dias. No final da Isabeloca, no chapadão virei no sentido oposto a trilha do açu , e fui para a ponta de uma pedra tirar fotos. Depois segui em frente até o Açu. Montei barraca e fui ver o pôr do sol no cume sul, pouco conhecido das pessoas, minha amiga @Josye me levou lá. As 4 da manhã acordei mas estaca com muita neblina e frio, por sorte estava com GPS, um etrex 10 que cumpriu sua função com maestria mesmo sendo o modelo mais básico da Garmin. Sem ele não teria chegado nos portais, depois da pedra do Marco não dava pra ver mais q 1 metro a frente de visibilidade. Fui seguindo totalmente o gps. Depois de uns 25 min de caminhada vc encontra muitos totens, e a trilha fica bem óbvia, em um dia de sol e claridade é perfeitamente possível fazer essa trilha sem GPS. O visual nos portais estava perfeito. Levei ao todo 1:30 do açu até lá. Detalhe, não desfiz barraca no Açu, então fui sem cargueira. Na volta veio uma neblina sinistra, o tempo fechou todo! Desmontei barraca e desci , parando uns 30 min depois da bifurcação da cachoeira véu da noiva em uma cascata meio escondida. Recomendo pra quem for ver o nascer do sol, leve GPS, pois tem q sair no máximo 04:30 , e nesse horário a visibilidade costuma ser nulo.

Distância percorrida:

Da portaria até o Açu: 8 km

Tempo: 5 horas (Fui fotografando)