AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Edgar Perlotti 07/11/2015 12:28
    Mergulhando em Água Fria

    Mergulhando em Água Fria

    Viagens de mergulho na Rússia: White Sea, Japan Sea e Baikal

    Mergulho

    Normalmente quando alguém fala de mergulho, todo mundo já pensa nas águas quentes e cristalinas do Caribe ou do Pacífico Sul, peixinhos coloridos, corais...

    Quando eu comentava com os amigos que estava indo mergulhar na Rússia, no Ártico, as pessoas me olhavam com uma cara de pena. Eu só podia estar maluco. Mesmo agora, quando eu conto onde foram os mergulhos e as condições de temperatura, as pessoas acham que é uma baita maluquice.

    Mas o mergulho em águas frias não tem nada de absurdo. Desde que seja feito com o equipamento adequado, não é desconfortável. O mergulho é feito com roupa seca (dry suit), que não permite que a água fria entre em contato com a maior parte do corpo. Por baixo da roupa de mergulho, se usa um undergarment, que é uma peça parecida com os thermo suits que se usava em trekking, por exemplo. No final, só uma parte do rosto fica exposta (isso se não for utilizada uma máscara full face).

    Enfim, os mergulhos. O primeiro foi feito na linha do Círculo Polar Ártico, no Mar Branco. Ele fica na República da Carélia, uma das regiões federais da Rússia. Ele é o único mar europeu que congela totalmente no inverno. Meu mergulho foi no outono, então, ainda sem gelo. Mas a água estava próxima dos 5 graus até os 15 metros e perto do zero depois disso.

    Essa temperatura permite observar a vida marinha ártica. Estrelas do mar e muitos outros invertebrados. Os jardins de esponjas são um show.

    Na região também mergulhei com as belugas. Primas dos golfinhos, completamente brancas depois de adultas, são super sociáveis e parecem animais de estimação dentro da água.

    Depois do Mar Branco, viajei para Vladivostok e ali perto fui mergulhar com os polvos gigantes do Mar do Japão. Experiência fantástica. Olhem o vídeo para ver o tamanho do animal. Aqui a água era um pouco mais "quente", perto dos 8 graus. Essa temperatura é agradável para os polvos que migram para esta região.

    Por fim, a última experiência com mergulho em água fria na Rússia foi no famoso Baikal. O maior lago do mundo, o mais profundo e com maior volume de água. O lugar é lindo, com paisagens incríveis. O mergulho não tem grandes atrativos, além da profundidade. Pouca vida, mas paredões bem interessantes. Também é possível encontrar a foca comum no lago, a nerpa.

    Edgar Perlotti
    Edgar Perlotti

    Publicado em 07/11/2015 12:28

    Realizada de 30/09/2015 até 30/10/2015

    Visualizações

    4215

    2 Comentários
    Leonor Biagini 20/11/2015 10:07

    Animallllll

    Edgar Perlotti 21/11/2015 16:25

    Boa Leo! Agora tem colocar as suas!

    Edgar Perlotti

    Edgar Perlotti

    Monte Santo de Minas - MG

    Rox
    156

    Mineiro de nascimento, paulistano por bastante tempo, mergulhador e entusiasta do montanhismo, cicloturismo, kayaking e tudo que tenha a ver com o mundo outdoor

    Mapa de Aventuras
    www.tripline.net/trip/RTW_Trip-35625237772010108EF7C520830FE432