Edgar Perlotti 26/08/2015 06:26
    Mergulho nas Berlengas

Boa opção de mergulho em Portugal

Mergulho

O Arquípelago das Berlengas fica próximo da cidade de Peniche, no distrito de Leiria, em Portugal. Peniche está a aproximadamente 80km de Lisboa (com ônibus ligando as duas cidades com alta frequência, então dá para fazer este mergulho num bate e volta de Lisboa). Perto de Peniche também estão localizadas várias cidades com monumentos e praias (principalmente para quem surfa) famosos de Portugal: Nazaré, Fátima, Alcobaça, Batalha, Leiria, Supertubos, Óbidos... enfim, a lista de coisa para fazer na região é grande.

Sobre o mergulho. As operadoras estão praticamente todas localizadas em Peniche. Eu usei os serviços da Haliotis e gostei bastante. Staff muito prestativo e competente, equipamento (aluguei tudo) de boa qualidade e com boa manutenção, DMs competentes e entusiasmados, preços bons.

Saindo de Peniche, navega-se, em bote rápido, por entre 20 e 30 minutos. O mar é mexido e bate bastante.

O arquipélago tem 03 ilhas: Berlenga Grande, Estela e Farilhões. Há uma grande diversidade de pontos de mergulho, desde básicos (6-12 metros) até pontos mais fundos (50 metros) e mergulhos de caverna. A água é fria (por volta de 17 graus) e a visibilidade gira em torno de 5 a 10 metros. Grande quantidade de polvos e sofias (um peixe que eu não sei como chamamos no Brasil, mas temos bastante).

A região possui grande quantidade de restos de naufrágios bem antigos. Inclusive, existem diversos arqueólogos sub trabalham na região (o Museu de Arqueologia, no Belém, em Lisboa, tem uma exposição bem interessante sobre o assunto).

Para quem tiver interesse, ainda dá para acampar na encosta da ilha e aproveitar para visitar o Forte de São João Batista das Berlengas, na ilha principal.