AventureBoxExplore
Create your account
Circuito 5 Lagos + Pedra do Altar, Itatiaia | Brasil

Circuito 5 Lagos + Pedra do Altar, Itatiaia | Brasil

Percurso de nível médio, com aproximadamente 12km

Trekking Mountaineering

Nos hospedamos no abrigo Alto Montana, dentro do Instituto Alto Montana da Serra Fina.

Chegamos de São Paulo por volta das 4h da manhã, e às 5h já estávamos de pé pra tomar café e pegar a estrada rumo ao Parque Nacional Itatiaia.

Da nossa hospedagem na rodovia Sebastião Alves do Nascimento, em Itamonte, até o parque nacional são apenas 13km de estrada de chão, mas a estrada estava bem ruim e levamos 1 hora pra chegar.

Já no parque, nos encontramos com nossos guias da Gute Passeios. Não é obrigatório estar acompanhado de guias, mas nosso percurso seria um pouco longo e por ser nossa primeira vez no parque, optamos por ir com uma agência.

Na primeira parte foram cerca de 9km de caminhada com um tempo sem chuva, mas um pouco instável. Em alguns momentos, fazia muito frio, em outros, muito calor. Em vários momentos precisamos usar 3 camadas, incluindo corta vento, e em vários outros ficamos apenas de camiseta.

O percurso é um dos meus fáceis do parque, mas nem por isso é um trecho simples. Com muitas subidas e descidas em pedras a mais de 2 mil metros de altitude, o cansaço bate.

No final do primeiro trecho subimos ao cume da Pedra do Altar, de onde tínhamos uma vista privilegiada do parque e das Agulhas Negras. Como já passavam das 13h, aproveitamos pra descansar e fazer um lanche.

Descendo da Pedra do Altar, foram mais 3km até o Abrigo Rebouças, dessa vez com um pouco de chuva, onde pegamos o transporte de volta para a hospedagem.

Como mencionei antes, o clima pode virar a qualquer momento, então vá preparado, especialmente no inverno: leve corta vento, blusa, segunda pele, e principalmente uma bota de trilha. Alguns trechos da trilha passam por formações rochosas muito ingrime, e você precisará de um calçado apropriado para não escorregar e nem machucar seu pé.

O Parque do Itatiaia é algo surreal! A vegetação, as montanhas, o clima, tudo te faz parecer estar dentro de um dos livros do Tolkien, e com certeza todo amante de trilhas e montanhismo deveria conhecer!

Emerson Moizes
Emerson Moizes

Published on 08/24/2021 07:59

Performed on 08/14/2021

1 Participant

Yasmin Dal Medico

Views

52

Emerson Moizes

Emerson Moizes

São Paulo - SP

Rox
155

"O mundo não está em seus livros e mapas. Está lá fora!" Gandalf @emerson.moizes

Adventures Map

173 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Bruna Fávaro and 156 others support the Together page.