AventureBoxExplore
Create your account
Trilha Ingá - Serra Verde - Paraíba

Trilha Ingá - Serra Verde - Paraíba

Trilha de um dia partindo da cidade de Ingá até a Serra Verde, na Paraíba.

Olá,

Estava procurando uma aventura que me mostrasse que finalmente estava recuperado da "chicungunhya", adquirida em abril de 2016, logo após eu realizar o curso Fundamentos da Educação ao Ar Livre - FEAL, da Outward Bound Brasil - OBB, em fevereiro de 2016, na Serra do Papagaio - MG.

Como no meu Estado existem poucas trilhas de caminhada disponíveis na internet para GPS (sempre pesquiso o portal Wikiloc para achar trilhas...), pequei uma dica de um amigo que tinha percorrido da região da Serra Verde de moto e tinha achado muito legal, e parti a fazer as pesquisas com imagens aéreas do Google Maps, Earth e com o BaseCamp da Garmin, para identificar um percurso viável a pé, resultando nessa aventura e em outras duas trilhas que estão na "reserva".

Após um certo planejamento com meu primo Daniel, que está iniciando na prática, partimos de João Pessoa pelas 07:00 horas de carro até o início da trilha, na área urbana de Ingá. Cada um levou uma mochila com cerca de 5Kg cada para suprir nossas necessidades.

Chegamos em Ingá (cerca de 109 Km de João Pessoa) pelas 08:20 horas e após um rápido lanche com água de côco na pracinha da cidade, saímos pelas 08:50 horas pela trilha.

Como estamos no verão e a região de Ingá está inserida no semi-árido nordestino, a vegetação (predominantemente de caatinga) esta bem seca e a temeratura elevada. Também cruzamos com locais pouca vezes, principalmente no início da trilha, em razão da proximidade da zona urbana de Ingá.

A trilha seguiu na maior parte em um vale ao final do qual almoçamos por volta das 12:00 horas e após um descanso partimos para a subida final no meio da vegetação extremamente seca.

Bom, a trilha correspondeu a nossa expectativa e mesmo ainda sentindo alguns sintomas da chicungunhya nos ossos, conseguimos concluir a trilha de 10,61 km de extensão e acúmulo de 361 m de elevação (altitude máxima de 480 m).

Abraços,

Emerson Fernandes

Emerson Fernandes

João Pessoa - PB

Rox
47

Oientista, mateiro, radioamador, arrais amador e advogado

Adventures Map
poeirasertao.blogspot.com.br/

112 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Bruna Fávaro and 405 others support the Minimum Impact Manifest