AventureBoxExplore
Create your account

HUAYNA POTOSI

PRA QUEM PENSA EM IR POR CONTA TAMBÉM (SEGUE UMAS DICAS)

HUAYNA POTOSI com toda sua Imponência e beleza..

Com seus 6088m de altitude é referência quando se quer iniciar em escalada no gelo e em alta montanha..

Saí do Brasil com a minha parceira, decidimos ir por Santa Cruz de La Sierra pois assim sentiríamos menos a altitude, e de lá mesmo iniciamos o processo de tomar chá de coca, e se hidratar e se alimentar bem e tentar descansar o quanto podíamos. E partimos para La Paz - Bolívia com um só plano na cabeça subir Potosí.

But..mesmo seguindo todos os processos de aclimatação,fazendo trekking nas montanhas de menores altitudes para acostumar o corpo,minha parceira sofreu de Soroche e perdemos 3 dias..

Por fim e pelo tempo que tínhamos não foi dessa vez que a subi, mas claro que deu pra vê-la muito e namorar bastante (mesmo que á distância) e pegar dicas importantes e para quem pensa em ir para escalá-la aí vai:

  • Rua das agências para compra de pacotes em La Paz é a Sagarnaga.
  • Por lá você fecha o pacote de 4 /5 dias.. ou menos (em 3 por exemplo que era nosso plano).
  • Esses 3 dias a grande maioria das agências e guias que conheci, divide dessa forma:

· 1º dia vc se encontra com grupo e vai pegar e testar suas roupas e segue para o acampamento base Huayna Potosi (4700m),onde irá apenas descansar e se alimentar.

· 2º dia vc faz um trekking as margens do Huayna Potosi,e o treinamento no gelo + e a subida ao Campo Alto (5.130 m) onde vc vai descansar e pernoitar.

· 3º dia e ainda de madrugada irá iniciar a Subida a Potosi ,para retornar a la paz..

A média em valores é de 900Bs (mas minha sugestão é contratar guia particular).

É rotineiro e até em outros passeios que Compra os guias chegarem ao local e te deixar digamos “por conta”.. E para subir Potosí não é diferente(claro que não são todas), pois se seu parceiro de cordada tiver problemas eles não se importam muitos e a decisão será retornar. (Só procurar relatos de quem já subiu no google e vai descobrir muita coisa nem tão bacana)..

Continuando...

Vá com informações importantes como a temperatura média e opte em alugar seus equipamentos e roupas..(a não ser que vá usar muito depois, senão acho que é dinheiro gasto sem necessidade!)

E o bom é que vai encontrar os equipamentos de roupas certas, e nas próprias agências em La paz eles irão te indicar..

Bacana ir acompanhado de alguém que conheça, pois assim será mais fácil a parte de aclimatação e a subida (pois assim dividem a cordada).

E mesmo se não der, vai na fé..

BOM LEMBRAR que Para qualquer trekking em ALTITUDES ELEVADAS,vc não pode esquecer de levar SEMPRE o BASICO para possível emergência como : comida, lanche extra, doces para dar energia, agua obvio, lanterna de cabeça (andamos em modo Slow o tempo todo...então vc pisca e o dia passa).. Além de roupas quentes, luvas etc.. OK

Faça sua aclimatação, alimentação e repouso direito que vai dar Certo e ..

..Bom Caminho! 🥾🧤⛑🏔

#altamontanha #HuaynaPotosi #bolivia #CordilleraReal #MaciçoMamacoraTaquesi #MaciçoCondoriri #moutaineering #mountains #montaña #mountaineer