AventureBoxExplore
Create your account

Educação Ao Ar Livre É A Chave Para Uma Atitude Positiva

Como um programa de Outdoor Education me condicionou para lidar com as incertezas do presente e construir atitudes positivas sobre o futuro?

Fabio Saba
Fabio Saba 03/09/2021 16:38

No Carnaval de 2020, dias antes do início da pandemia, ingressei em uma das dezenas de atividades ao ar livre da OBB Brasil, na Serra da Mantiqueira.

O FEAL (Fundamentos da Educação ao Ar Livre) é um profundo programa de aprendizado experiencial, que a anos estava na minha wishlist.

Além das expertises essenciais de qualquer expedição em áreas remotas (montagem, desmontagem e manutenção correta de equipamentos; navegação e orientação; acampamento e cozinha outdoor; princípios de mínimo impacto e primeiros socorros) o FEAL foi uma oportunidade ímpar para eu estabelecer conexões elevadas comigo, o outro e o ambiente natural.

Foi um verdadeiro convite para que, dentro de um ambiente seguro de aprendizagem, eu pudesse definir um novo olhar sobre expedições outdoor e entender como elas podem realmente transformar a vida das pessoas.

Fora da nossa zona de conforto, éramos um grupo de 14 pessoas. Em busca do caminho ideal, trabalhamos em equipe para nos deslocar pelas trilhas da Mantiqueira em segurança. Acampamos e nos alimentamos juntos todos os dias e noites.

Nos dividimos para execução das tarefas diárias (cozinhar, higienização dos equipamentos, montagem de barracas e tarp, buscar água, entre outros). Sempre procurando o conforto diante das intempéries da montanha.

Durante 14 dias de isolamento profundo, distante de tudo, transitamos por conceitos e modelos mentais dentro de um ciclo de aprendizagem experiencial proposto pelos instrutores.

De forma prática e didática, utilizamos ferramentas de gestão de processos individuais e coletivos, entendendo novas práticas sustentáveis que tornaram possível desenvolvermos maior valorização da diversidade e solidariedade em um ambiente hostil.

Como resultado final, desenvolvemos maior resiliência, trabalho em equipe, resolução de conflitos, empatia, estilos de liderança e tomada de decisões mais acertivas.

Um ano após ter saído dessa expedição, tenho plena certeza que a transferência desses aprendizados para o cotidiano tem sido fundamental para que eu possa lidar com maturidade com o que me aguardava fora da montanha.

Em um cenário social caótico, cheio de incertezas e narrativas superficiais sobre o presente, nossos dias na Mantiqueira foram determinantes para construirmos uma atitude positiva sobre o futuro.

📷 Fotos: Raphael Suwwan

Fabio Saba

Published on 03/09/2021 16:38

Views

139

2
Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 03/09/2021 16:55

Que legal, Fábio. O FEAL também fez a diferença na minha vida. Entendo bem suas palavras...

Isabelle Esnarriaga
Isabelle Esnarriaga 03/09/2021 18:37

Muito bom, Fabio! Eu saí do FEAL outra pessoa. Acho que foi uma das experiências mais gratificantes e incríveis que já tive!

Fabio Saba

Fabio Saba

Guarapari - Brazil

Rox
51

Utilizando conceitos, aplicando técnicas e organizando ideias para criar experiências valiosas com foco na educação e recreação ao ar livre. ⛺🌄🧭 www.outdooreducation.trade

www.instagram.com/fabiosababr/

2 Posts


22 Following