AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Alberto Farber 21/12/2017 09:56
    Rapel e Trekking + Acampamento - Canion Espraiado

    Rapel e Trekking + Acampamento - Canion Espraiado

    Caminhada em Urubici - SC até o Cânion Espraiado, Acampamento na borda do Cânion.

    Rapel Trekking Acampamento

    Em Dezembro de 2016, procurando alguma atividade outdoor para fazer antes de encerrar o ano, encontrei um anuncio sobre um Rapel de 100m em uma cachoeira no Canion Espraiado - Urubici/SC.

    Não tive dúvidas, viajei até Urubici para fazer a atividade.

    Chegando lá fui recebido pelos proprietários, um casal de irmãos, que administram a propriedade e começavam a explorar o Cânion para o turismo de aventura. Estavam também os instrutores do rapel.

    Nos deslocamos por uma estrada secundária em um 4x4, beirando um rio com águas limpíssimas e uma paisagem muito bonita. Passamos pela Pedra da Águia e depois de alguns kms começam as subidas. O percurso todo até a primeira vista do Canion leva em torno de 1h.

    A primeira vista do Cânion realmente é algo para se lembrar por um bom tempo. Dos Canions que já tive a oportunidade de visitar, este com toda certeza foi o mais belo até o momento.

    Chegamos no abrigo, os instrutores foram arrumar as cordas para o rapel, nesse meio tempo fiz uma caminhada pela borda do Canion, de lá é possível avistar a Serra do Corvo Branco, mais um cartão postal da cidade de Urubici.

    Após 1h, chegou a hora do rapel, que foi feito na Cachoeira do Adão, uma queda de 100m. Minha experiência com rapel já fazia cerca de 15 anos, quando ainda era escoteiro. Logo na borda da cachoeira o coração dispara, a adrenalina toma conta, uma sensação incrível de bem estar. A descida foi toda guiada por um instrutor no topo e outro no final da descida, passando por dentro das quedas, finalizando em um lago que se formou ao longo de vários anos com a força das águas.

    A súbida para sair do canion foi pelo mato a dentro, sem trilhas marcadas, bastante ingreme, mas relativamente rápida. Finalizamos com um almoço e mais alguns momentos contemplando o local.

    Infelizmente não guardei fotos deste dia.

    - - - - - - - - -

    Em 2017, no feriado de setembro, estava procurando uma atividade para ocupar todo o feriadão, planejei acampar e fazer trilhas em Urubici. Iria começar por um acampamento no Canion Espraiado e depois algumas trilhas em algumas cachoeiras.

    07/09/2017:

    Deixei o carro na base da propriedade, poucos kilometros antes da Serra do Corvo Branco. Peguei a mochila e comecei a caminhar. O percurso todo até o topo do Canion da em torno de 13km, com um desnível + acumulado de Aprox 500m, levei cerca de 2h para completar o trajeto.

    Chegando no Cânion, fui direto para o topo da Cachoeira do Adão, onde antes da queda se formam algumas piscinas naturais, local belissimo, com água muito gelada, mas ao mesmo tempo revigorante. Passei algum tempo ali nadando.
    Após, fui caminhar um pouco na borda do Cânion para ver se encontrava um bom local para acampar. Antes de subir havia recebido a dica de acampar no Morro da Antena, onde teria a vista inteira do Canion, e decidi tentar subir até lá. O caminho correto é por uma estradinha abondonada, mas eu já não lembrava mais disso, e tentei subir seguindo o caminho que o gado abriu em meio a uma mata fechada. Pura besteira, cheguei em um local onde não tinha para onde ir, e com medo de me perder, resolvi voltar para a borda do Canion, arrumei acampamento e esperei anoitecer.

    Aquela noite de lua cheia no topo do Canion foi simplismente indescritível, céu completamente estrelado, uma lua grande e brilhante, não havia necessidade nenhuma de lanterna para caminhar. Noite simplismente perfeita.

    - -

    08/07/2017

    Consegui acordar para ver um pouco do nascer do sol. Por volta das 8h o sol já estava forte, desmontei o acampamento e comecei a descida. Estava usando meias comuns, e acabei com algumas bolhas nos pés. Quando cheguei no local onde havia deixado o carro, estava com bastante dores, com dificuldades para caminhar. Começava a pensar em abortar o resto dos planos. Como o feriado era prolongado a cidade estava lotada, os locais onde pensava em trilhar e acampar eram bastante turisticos na região, assim, decidi encerrar as atividades em Urubici.

    Mais tarde quando cheguei em Lages (casa da familia) vi a noticia de que um homem se jogou de carro de uma cachoeira com seus 2 filhos, uma queda bastante grande, morte na hora. Exatamente o local onde eu iria acampar na proxima noite. Fato bastante triste, no final, dei graças a deus de não ter ido até o local.

    Alberto Farber
    Alberto Farber

    Publicado em 21/12/2017 09:56

    Realizada de 07/09/2017 até 08/09/2017

    Visualizações

    3648

    Alberto Farber

    Alberto Farber

    Videira - State of Santa Catarina,

    Rox
    439

    Engenheiro Agrônomo, apaixonado por esportes e por qualquer tipo de atividade ao ar livre.

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Fabio Fliess e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.