AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Alberto Farber 19/04/2018 22:53
    Trekking Parque Nacional Vicente Perez Rosales

    Trekking Parque Nacional Vicente Perez Rosales

    Trekking realizado no Parque Nacional Vicente Perez Rosales durante as férias em Fevereiro 2018

    Trekking

    Este é o relato 3/4 sobre alguns trekkings realizados no Chile entre Feveiro-Março de 2018.

    O objetivo desses relatos, é o de fornecer todas as informações necessárias para quem possa interessar, sobre valores, locomoção, trilhas e etc.

    PUERTO VARAS

    Puerto Varas é um destino bastante comum dos brasileiros, principalmente nas épocas mais frias do ano. É uma cidade pequena que explora muito bem o turismo e recebe milhares de visitantes de todos os lados e países. Por este motivo, todos os passeios e tours oferecidos por agencias são caríssimos, sendo que boa parte dos trekkings são possíveis de fazer por conta propria, pagando somente o deslocamento de onibus.

    Puerto Varas está localizada na Região de Los Lagos, a cerca de 960 km ao sul de Santiago.
    O aeroporto mais próximo fica em Puerto Montt, à cerca de 25 km de distância de Puerto Varas, via Ruta CH-5(Rodovia Panamericana).

    DICA: Para quem chega de avião em Puerto Montt, há um onibus que faz o trajeto Aeroporto-terminal de buses no centro de Puerto Montt, de lá, é possível tomar um coletivo até a cidade de Puerto Varas, descendo também no centro da cidade. Este trajeto todo não vai custar mais do que 35 reais. O mesmo trajeto de taxi sairá por aproximadamente 100 reais (no mínimo). Para quem tem voo saindo de Puerto Montt pode fazer o mesmo esquema.

    Vulcão Osorno ao fundo, saindo do hostel pela manhã.

    PARQUE NACIONAL VICENTE PEREZ ROSALES

    Este parque nacional é o mais antigo do Chile, foi criado em 17 de agosto de 1926. Fica localizado na sua grande parte na provincia de Llanquihue, onde o acesso mais fácil se faz pela cidade de Puerto Varas.

    O Parque tem 2 setores, onde é possível fazer diferentes atividades.
    O primeiro setor é o de Petrohue, onde é possível fazer os seguintes caminhos:

    --- Saltos del río Petrohué: recreativo, 0,6 km, 30 minutos;
    — Los Enamorados: recreativo, 0,9 km, 45 minutos;
    — Laguna Verde: recreativo, 0,18 km, 20 minutos;
    — Cascada de Los Novios: recreativo, 0,4 km, 25 minutos;
    — Los Pilleyos: recreativo, 1,2 km, 45 minutos;
    — Carilemu: interpretativo, 1,2 km, 45 minutos;

    Neste setor, os atrativos mais famosos são os Saltos del Rio Petrohue. É possível percorrer todos os caminhos acima em aproximadamente 1:30-2h, com bastante tranquilidade e folga. Todos os caminhos são planos, bem demarcados, como eles consideram , caminhos recreativos.

    Saltos de Petrohue

    Setor Saltos de Petrohue

    O segundo setor fica no Lago Todos Los Santos, onde é possível fazer os seguintes caminhos:

    — Paso Desolación: excursión, 10 km, 6 horas;
    — Rincón del Osorno: excursión, 5 km, 4 horas;
    — El Solitario: excursión, 6 km, 2 horas;
    — Laguna Margarita: excursión, 8 km, 8 horas;
    — Termas del Callao: excursión, 8 km, 5 horas;
    — Los Alerzales: excursión, 3,4 km, 4 horas;
    — Cayutué: excursión, 25 km, 5 horas;
    — Cerro Rigi: excursión, 8 km, 5 horas;
    — Paso Vuriloche: excursión, 40 km, 5 días (a caballo);
    — Volcán Osorno: excursión, 6 km, 10 horas.

    Esses caminhos são para trekkings de 1 dia, travessias e excursões, sendo que o Volcan Osorno precisa de Guia certificado para fazer a ascensão. É um trekking oferecido por várias agencias, custando aproximadamente 400-500 reais.

    DESLOCAMENTO PUERTO VARAS - PARQUE NACIONAL

    Para chegar até o parque nacional Vicente Perez Rosales, basta tomar um coletivo no centro da cidade de Puerto Varas, que tem a placa (Ensenada - Saltos Petrohue - Todos Los Santos). Normalmente os onibus param a qualquer sinal em qualquer ponto da cidade. Como os coletivos são pequenos, o melhor a se fazer é pegar ele do ponto de origem, que fica na rua San Francisco, proximo aos Carabineros (se não estou enganado).
    O valor do coletivo até o Lagos Todos Los Santos é de aproximadamente 12 Reais ida e 12 reais volta. Não é necessário para a entrada no parque NESTE SETOR. Para visitar o setor de Petrohue, a tarifa de onibus fica um pouquinho mais barata, mas é necessário pagar uma entrada no Parque de aproximadamente 20 reais. Na minha opinião, um valor muito alto pelo atrativo disponibilizado.
    DICA: Ir diretamente ao Setor Lago Todos Los Santos, fazer o trekking, e na volta parar para visitar os saltos de Petrohue, vai ganhar tempo e pegar menos movimento nos 2 locais.

    TREKKING PASO DESOLACION

    Saímos pela manha de Puerto Varas rumo ao Parque Nacional, não me recordo o horário exato, descemos no setor do Lago Todos Los Santos. Assim que descemos do onibus já fomos abordados por agentes de turismo querendo vender passeios de lancha, kaiak, catamaram e etc....Observamos o lago com uma cor azul-esverdeada intensa, tiramos alguma fotos e logo fomos achar a ofinica de carabineros. A oficina fica um pouquinho escondida, indo em direção ao estacionamento e camping, mas sim ela existe.

    Fizemos o registro e pedimos informações sobre as trilhas, considerando que o ultimo coletivo sai deste ponto por volta das 17:30 (se nao estou enganado), tinhamos umas 5-7h disponível para caminhar.
    O guarda-parque nos orientou para fazer o caminho chamado Paso Desolacion, que segue uma trilha pelo "continente" e o retorno é possivel pela "Costa", margeando o lago.
    Seguindo esta mesma trilha, há um desvio (Interseccion Los Alerces) que segue para o Mirador La Picada e para Antigua Sala de Maquinas, indo sentido ao Vulcão Osorno. No entanto para tomar estes desvios e fazer mais o looping pela margem do lago, iria tomar bastante tempo, e como a visão do vulcão estava nebulosa pelas nuvens, decidimos não tomar este desvio.

    Sinalização no início da trilha, mostrando os desvios, altimetria e o looping pela margem do lago.

    A trilha no começo aparenta ser bastante leve, sem inclinação, não fosse o fato de caminhar o tempo todo em areia vulcânica fofa, aumentando o desgaste e diminuindo o ritmo. Além disso, todo o caminho é feito com o sol batendo direto na cabeça, sem sombra de arvores e etc. O Vulcão Osorno sempre a esquerda se mostra imponente e desperta a curiosidade para chegar ao seu topo, que sabe em uma próxima. Ao longo do caminho cruzamos algumas valas enormes, que eu não tenho certeza, mas acredito que são formadas pelo degelo e pelas chuvas(??).

    A trilha, com areia fofa e muito sol.

    Valas formadas, atravessamos umas 3 dessas. Chuva? Degelo?


    Nesta trilha há 2 mirantes de onde pode se observar o Lago e uma espécie de enseada, linda !! Como o dia estava muito quente, quando avistamos este ponto, saímos rapido na direção, pra tentar tomar um banho no lago. Quando chegamos no local, parecia um verdadeiro paraíso, uma praia deserta de agua de degelo, limpa e transparente. Parecia um cenário de filme ! não pensamos 2 vezes e logo entramos na água, ficamos por ali mais um tempo curtindo aquele pedaço de paraíso particular.

    Mirante com vista para a "enseada", visão do paraíso

    Mais uma porque merece!

    Chegando no paraíso particular

    Uma pausa para o mergulho e contemplação.

    Hora de dar tchau!


    Após, seguimos o caminho de volta, agora margeando o lago pela praia, o caminho de volta deve ter levado em torno de umas 2h, mas como já estavamos com os pés cansados de caminhar na areia e não tinha um pingo de sombra, foi muito mais cansativo.

    Na volta, vulcão Osorno ao fundo.

    Quando chegamos de volta no ponto de partida, fizemos nosso "check out" com o guarda parque e fomos esperar o onibus, não demorou muito, dormimos praticamente todo o caminho de volta pra Puerto Varas.

    Sorte de quem tem um quintal e parque de diversões como esse, tanto no inverno quanto no verão as possibilidades de diversão neste parque são imensas!!!!

    Caminhamos 14km, 3h em movimento (mais umas 2-3h de descanso e lazer), 400m D+.

    Registros no final da caminhada!

    Alberto Farber
    Alberto Farber

    Publicado em 19/04/2018 22:53

    Realizada em 24/02/2018

    Visualizações

    3280

    3 Comentários
    Edson Maia 20/04/2018 09:17

    Está na listinha da minha rota para a próxima trip patagônica. Valeu pelas dicas, ALberto.

    Renan Cavichi 27/04/2018 12:17

    Muito massa o registro Alberto! Boas dicas e informações! Tá na minha listinha também rsrs

    Alberto Farber 01/05/2018 21:14

    Muita coisa legal para explorar nessa região e nesse parque!

    Alberto Farber

    Alberto Farber

    Videira - State of Santa Catarina,

    Rox
    439

    Engenheiro Agrônomo, apaixonado por esportes e por qualquer tipo de atividade ao ar livre.

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.