AventureBoxExplore
Sign Up

Serrilha dos Cristais | Parque Nacional de Itatiaia

Trilha pouco conhecida da parte alta de Itatiaia, com o Centro Excursionista Petropolitano.

Climb Hiking Mountaineering

Serrilha dos Cristais – 19/04/2019 

Com a promessa de um feriadão com tempo bom, a turma do CEP (Centro Excursionista Petropolitano) se encontrou as 4h da matina do dia 19 na rodoviária do Bingen. Lá estavam Letícia, Luiz Cláudio, Rafaela, Fiorini, Renan, Gabriel, Nélson, Max, Bruno, Alessandro e eu.
Depois de organizados os carros com o pessoal e o material, partimos em direção a Garganta do Registro onde faríamos uma parada para o café da manhã e também para comprar mantimentos para o acampamento e para as trilhas. De lá seguimos direto para a portaria do parque, onde encontramos com o Marcos e o Leandro, convidados do Luiz, pagamos as taxas para três dias consecutivos de visitas no parque e demos entrada as 08:30 para fazer a Serrilha dos Cristais.
Deixamos os carros no estacionamento, pegamos água, separamos as cordas e por volta das 9h iniciamos a caminhada até a antena do Morro do Couto, onde chegamos as 10h15. Pouco depois é preciso pegar uma trilha bem discreta a direita, já descendo para a Serrilha. A trilha é pouco frequentada e por isso bem fechada, mas a calha é bem marcada. No fundo do vale, cortado por um rio, a navegação fica um pouco confusa e é preciso prestar bastante atenção nos poucos totens existentes.

Vencido esse trecho, chegamos a um grande bloco de pedra que percorremos por toda a sua crista. A partir dali, é preciso escolher os pontos menos complicados para passar. E pouco antes das 11h30, chegamos na base do Grande Capucho (ou Paredão Lionel Terray).
O Luiz Cláudio rapidamente iniciou a escalada, colocando estribos para facilitar a passagem pelo artificial, enquanto o restante do pessoal se preparava. Eu fiquei posicionado em um mirante um pouco acima da base, fotografando a galera escalando.


Algum tempo depois, o Fiorini, que já havia descido do cume, retornou até o bloco de pedra e começou a procurar pela trilha até a Pedra do Cone, outra montanha da Serrilha (ainda temos a Pedra do Javali e o Pequeno Capucho).
Algum tempo depois, ele já estava na base. Lá, ele ficou aguardando pelo Renan, que estava indo ao seu encontro. Juntos, eles chegaram ao cume do Cone enquanto os últimos escaladores desciam do Grande Capucho.
Aos poucos, pequenos grupos foram se formando para explorar outras trilhas: Nélson, Max e Alessandro retornaram um pouco antes e foram até o cume do Couto. Luiz e Gabriel também foram até o Cone para conquistar mais um cume da Serrilha. E eu fiquei aguardando o restante da turma para voltarmos juntos até a antena.
Lá chegando, encontramos com o grupo que voltou do Couto e como o horário já estava avançado, resolvemos descer com parte da turma até o estacionamento e “antecipar” nossa chegada na Pousada dos Lobos. No caminho ainda tivemos a oportunidade de ver o entardecer com um lindo visual da Serra Fina.

Chegamos por volta das 19h e tratamos de escolher um local para montar nossas barracas. Pouco tempo depois, o restante do grupo chegou, montou seu acampamento e começou a preparar o jantar. Letícia e eu acabamos optando por jantar na pousada, mas logo depois nos juntamos ao grupo no espaço disponível para a cozinha.
Amigos, diversão, trilha bacana, tempo maravilhoso, boa comida, vinho e muita conversa fiada. Começamos o feriado com o pé direito!

Dicas:
- Na impossibilidade de acampar dentro do parque, uma opção é a Pousada dos Lobos, cujo acesso se dá pela estrada que leva ao Posto Marcão, na altura do Km 8. Pegar a entrada que leva para Vargem Grande. A pousada possui camping (com banheiros e cozinha) e também chalés. O site da pousada é: https://www.pousadadoslobos.com.br/
- No caso de fazer visitas em dias consecutivos ao parque, independente de pernoitar lá dentro, fale com os guarda parques, pois você terá direito a desconto nos dias posteriores a sua primeira entrada. Dependendo do tamanho do grupo, é uma boa economia.

Fabio Fliess
Fabio Fliess

Published on 06/28/2019 12:31

Performed on 04/19/2019

1 Participant

Letícia Fliess

Views

1158

8
Edson Maia
Edson Maia 06/28/2019 15:10

Rolezin bacana esse, bro! Como sempre, altas fotos!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 06/30/2019 11:36

Bom demais bro. Quando aportar aqui pelo Rio, vamos marcar uma ida em Itatiaia. Abração.

Paulo Lima
Paulo Lima 07/01/2019 14:32

que fotão! essa do perfil do rolê

Fabio Fliess
Fabio Fliess 07/01/2019 14:43

Valeu Paulo! Foi bem no "susto", mas saiu bem legal. Abraços.

Chicoriopedra
Chicoriopedra 07/02/2019 16:47

maravilha, ta na lista

Fabio Fliess
Fabio Fliess 07/02/2019 17:41

Valeu Chico!!! Não deixe de ir.

Angelique J. Oliveira
Angelique J. Oliveira 07/04/2019 16:06

Linda fotografia!!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 07/04/2019 20:54

Muito obrigado Angelique!!!! :)

Fabio Fliess

Fabio Fliess

Petrópolis - RJ

Adventures
45
Rox
1823

Take it easy e bora pras montanhas! Instagram: @fliess

Map

2353 Contacts



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Ana Retore, Edson Maia and 256 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Ana Retore, Edson Maia and 40 others support the Together page.