Fabio Fliess 16/11/2020 17:43 com 1 participante
    Westfalia ou Monte Florido

Montanha com um bonito visual, bem pertinho do centro de Petrópolis.

Montanhismo Hiking

Westfalia – 03.10.2020

Continuando na procura de trilhas e montanhas menos frequentadas aqui em Petrópolis, acabamos encontrando a referência sobre uma montanha chamada Westfalia ou Monte Florido. Embora seja uma montanha pouco conhecida, fica bem próxima do Centro da cidade, para a nossa surpresa. Conversei com a Letícia, mostrei algumas fotos e resolvemos fazer a trilha.
    Num sábado que amanheceu muito bonito, saímos de Itaipava por volta das 6h30 da manhã. Já havia comprado água e lanche no dia anterior. Seguimos pela Estrada União e Indústria em direção ao Centro de Petrópolis. Chegando na entrada do bairro Carangola, próximo a Churrascaria Palhoça, saímos da principal pegando uma descida a esquerda que leva aos bairros do Cascatinha e Estrada da Saudade. Após passarmos pela ponte sobre o Rio Piabanha, entramos a direita e seguimos por aproximadamente 80 metros até encontrarmos um muro de pedras a nossa esquerda. Esse é o ponto para estacionar o carro.

Entrada da trilha

As 07h10, com as mochilas às costas, pegamos a estrada de terra a esquerda e começamos nossa subida, sem pressa, para aquecer o corpo. O aclive era suave e passamos pela entrada de algumas residências. Com pouco mais de 300m caminhados, chegamos à entrada da trilha que fica à direita, ao lado de uma árvore. Alguns metros a frente chegamos numa porteira de arame farpado. Abrimos a porteira, passamos e deixamos fechada, como deve ser.
    Após a porteira, a trilha dá uma guinada forte para a esquerda, com a calha muito bem marcada. Fomos subindo sem correria, pois o calor já estava forte bem cedo. Essa montanha havia sofrido com um incêndio alguns poucos meses antes, mas a vegetação baixa já estava voltando a apresentar um verde vivo. As árvores maiores ainda estavam sofrendo com os efeitos do fogo.
    Suavemente a inclinação foi aumentando, justamente num trecho bem erodido e com areia fina, onde era preciso atenção para não escorregar. Vencida essa parte, chegamos em uma área descampada com um bonito visual das montanhas ao redor. A nossa direita, bem pertinho, estavam os vizinhos Seio de Vênus e a Pedra do Retiro. A nossa frente, já podíamos avistar a continuidade do nosso caminho, que passa por uma torre. Um pouco mais abaixo, estava o paredão do Morro da Formiga, que talvez seja o mais completo campo-escola da escalada da cidade. Girando mais para a esquerda, as montanhas do Parnaso como Alcobaça. Mãe D’Água, entre outras. Ficamos um tempo tirando fotos.

Pedra do Retiro e Seio de Vênus

A trilha segue reto, por uma crista bastante aberta e com inclinação tranquila. Passamos por um largo gramado e logo voltamos a subir. Avistamos um casal de gralhas-cancã, 3 pica-paus verde-barrado e um gavião que não conseguimos identificar a espécie.
    Nesse ponto, olhando em direção ao Alcobaça, observei mais um foco de incêndio no Parnaso. Imediatamente, a Letícia fez contato com a responsável pelo voluntariado do parque e passou os detalhes da ocorrência.
    Chegando ao final dessa crista, passamos por algumas lajes de pedra e temos uma pequena descida, com a trilha passando ao lado de um bambuzal. Neste local é preciso atenção, pois em determinado ponto a trilha vira 90 graus para a esquerda e entra no bambuzal. Se seguirmos direto, vamos chegar em residências da comunidade do Alemão.

Caminho pelo bambuzal

Após o curto trecho de bambuzal e mata, a trilha volta a subir forte, em direção a torre, que desconfio ser de telefonia. A trilha segue bem marcada e escorregadia, mas é um trecho que estava bem bonito com a vegetação verde e um capim que estava florido. Logo a inclinação cede e chegamos próximo a uma grande árvore, que é um ponto isolado de sombra em praticamente todo o caminho. Enquanto esperava a Letícia chegar, resolvi sair um pouco da trilha e fui até a torre. Nada que valesse a pena. Tirei umas fotos e voltei para a trilha.
    Quando a Letícia chegou, fizemos uma rápida pausa para hidratar. Ainda faltava cerca de 1km para o nosso objetivo! A partir desse ponto, a trilha tem uma inclinação mais suave e progredimos rapidamente. Nesse trecho, os efeitos do incêndio eram mais sentidos.
    Fomos subindo até chegar num capão de mata que é cortado num declive. Ao final dessa descida, a nossa direita havia uma área grande que poderia ser usada para acampamento, onde cabiam muitas barracas.
    A partir desse ponto, a trilha volta a subir forte e a ficar bastante erodida. Mas já estávamos bem próximos. As 9h chegamos ao cume do Westfalia, debaixo de um sol bem forte. Ficamos uns 20 minutos no topo, tirando fotos e apreciando o visual.

No cume do Westfalia

Retornamos pelo mesmo caminho da ida, tomando os devidos cuidados nos trechos mais escorregadios. As 10h30 já estávamos no carro, voltando para casa.

Observações:
    1 – Petrópolis e outras regiões de serra sofreram absurdamente com incêndios ao longo do ano de 2020. Então não custa lembrar: NÃO FAÇA FOGUEIRAS!
    2 – A trilha não possui nenhum ponto de captação de água. Leve de 2 a 3 litros.
    3 – Exceto em pequenos trechos, praticamente toda a trilha é feita a céu aberto. Capriche na proteção.
    4 – Pela proximidade com o Centro, é uma trilha que facilita o deslocamento de transporte público. Caso vá de ônibus, você pode pegar qualquer ônibus da viação Turb e pedir para descer no ponto mais próximo da Palhoça.
    5 – Trilha com incidência de carrapatos na época seca. Em função disso, a melhor época para subir o Westfalia é no final da estação chuvosa.