Francisco 21/07/2016 15:06
    Travessia Serra do Caparaó

Travessia do Parque Nacional do Caparaó, iniciando na portaria de Pedra Menina com destino a portaria de Alto Caparaó.

Trekking Montanhismo

Trekking: Travessia da Serra do Caparaó
    Caminheiros: Francisco S. Marcos e Raniery Augusto

Aquela trip moleza se não fosse toda a logística complicada com horas de caminhada sem descanso, partindo da capital do Espirito Santo rumo ao Parque do Caparaó. Toda nossa aventura desde a saída de Vitória foi feita de ônibus e taxi, por isso tentarei dar o máximo de detalhes aqui para ajudar possíveis aventureiros capixabas empenhados nesse mesmo percurso.

1° Dia - Vitória x Casa Queimada

Saímos de Vitória às 6h40 da manhã em um ônibus da Viação Planeta com destino a Guaçuí, a passagem custou R$52,80 e durou aproximadamente 4 horas e 20 minutos para chegar até a Rodoviaria de Guaçuí, lá fomos direto ao guichê comprar passagens para Espera Feliz, municipio já do estado de Minas Gerais que custou R$8,50.
    O ônibus da Viação Real que faz esse trajeto sairia 12h e deu tempo de fazer um lanchinho numa padaria ao lado da rodoviária.

Quando deu 12h embarcamos no nosso ônibus rumo a Espera Feliz, a viagem durou cerca de 1h20, e finalizou na pequena rodoviária da cidade, ali do lado fica um ponto de táxi, conseguimos transporte para a portaria do parque em Pedra Menina por R$100,00 num percurso de aproximadamente 30km com um senhor taxista chamado José Carlos. Um dos taxistas tentou nos passar a perna cobrando R$160,00.

Chegamos na portaria do parque em Pedra Menina por volta de 14h30, foi o tempo de passar pela portaria, pagar os ingressos e pernoites, tomar uma água, encher as garrafinhas, apertar as mochilas e começar nossa caminhada. ATENÇÃO: NOSSA RESERVA NÃO CONSTAVA NA FICHA DE RESERVAS QUE FICA NA PORTARIA, PREVENDO ALGUM PROBLEMA EU TIREI PRINT SCREEN DOS EMAILS DE CONFIRMAÇÃO DAS RESERVAS, GRAÇAS A ISSO CONSEGUIMOS ENTRAR NO PARQUE. O ingresso custa R$15,00 + R$6,00 por pernoite.

Iniciamos nossa subida às 14h45, após uns 2km existe uma bica d'água, momento ideal para jogar uma água no rosto e continuar a caminhada que é feita por uma estrada que vai até a casa queimada num percurso de quase 9km (oficialmente o parque diz 8km, mas tem mais). Chegamos na Casa Queimada por volta das 18h, montamos acampamento, jantamos e fomos dormir.

2° Dia: Casa Queimada x Terreirão

Acordamos cedo para iniciar nossa caminhada, saímos do acampamento por volta de 8h da manhã com destino ao Terreirão. Nosso plano era passar pelo Pico do Cristal, Calçado e por fim Bandeira, porém, como estávamos com os joelhos já chorando, resolvemos abortar a caminhada até o Cristal.
    Pelo caminho a trilha nos leva até vários acessos para a Pedra Duas Irmãs, recomendo deixar a mochila na mata e subir até as pedras, é uma trilha fácil e não deve durar mais que 10 minutos para alcançar as rochas, o visual lá de cima é muito bacana e nos permite ver o Pico da Bandeira logo atrás do Pico do Calçado.

Seguimos nosso caminho rumo ao Pico do Calçado, o ultimo ataque é bem desafiador em dias de ventania como o que nós enfrentamos, este é registrado como o 4° maior pico do Brasil, sendo o 2° maior da Serra do Caparaó. Após o Calçado, seguimos em direção ao Pico da Bandeira, alcançamos o cume às 13h. Como tinhamos muito tempo, fizemos nossa trilha com calma, apreciando e registrando tudo, ficamos no Pico da Bandeira por 4 horas, procuramos abrigo para fazer nosso almoço, dormimos, conseguimos até sinal de celular, a temperatura por volta das 14h era de 7°C e ventava muito, mas muito mesmo.

Descemos do Pico da Bandeira às 16h30 rumo ao Terreirão, no caminho pegamos um mar de nuvens que deixou o visual ao melhor estilo Escandinávia, alcançamos o acampamento às 18h40 e fomos direto montar barraca, jantar e dormir. Na madrugada nosso termômetro marcou -2°C.

Pedra Duas Irmãs ao fundo

Pico do Calçado

Pico da Bandeira

3° Dia: Terreirão x Tronqueira

Levantamos cedo e ficamos pelo Terreirão batendo papo com um trio de amigos mineiros que estavam fazendo a travessia inversa da nossa, sentido MG x ES, o papo foi tão bom que até almoçamos todos juntos e trocamos contatos para quem sabe futuramente marcar alguma aventura.

Saímos do Terreirão 13h rumo a Tronqueira, a caminhada é super fácil e não deve passar de 2h, chegamos e montamos nosso acampamento.
    Lá, é possível conseguir transporte para a cidade de Alto Caparaó por R$70,00 e geralmente é o acampamento com maior número de pessoas de todos. Encontramos uns amigos do meu irmão por lá, conseguimos até fazer uma super gororoba e jantar juntos também.

Eu e Raniery de branco e verde e os amigos mineiros no terreirão.

Terreirão

4° Dia: Tronqueira x Vitória

Acordamos às 6h, tomamos café e saímos rumo a cidade de Alto Caparaó, uma descida de mais ou menos 6km.
    Nosso ônibus saiu da pracinha da igreja às 10h, rumo a cidade de Manhuaçu com passagens por R$12,00, lá fomos ao guichê da Águia Branca e compramos passagem para Vitória por R$48,00. No segundo andar da Rodoviária existe um restaurante do tipo coma a vontade e pague apenas R$11,00... é, dá para imaginar o quanto comemos?

A viagem de volta para Vitória foi de 13h às 18h completando assim a nossa trip.

584km de estrada, 25,9km de trekking, 3 campings e novas amizades pelo caminho, recomendo profundamente esse passeio para os amigos capixabas e também para os de fora, claro.

Informações Importantes: No inverno a Serra do Caparaó atinge facilmente temperaturas negativas, vá preparado para o frio.

Todas as trilhas são bem demarcadas, acredito ser quase impossível se perder, se andar por mais de 2 minutos e não ver nenhuma estaca ou seta amarela pintada nas rochas, volte pois estará no caminho errado.

No trecho Casa Queimada x Pico da Bandeira existe apenas um ponto de água, uma bica pelo caminho bem depois da Pedra Duas Irmãs, caso perca esse ponto, não haverá água até o Terreirão.

Francisco

Publicado em 21/07/2016 15:06

Realizada de 17/07/2016 até 20/07/2016

Francisco

Vitória - ES

Personal Trainer e Coordenador de academia, sou um apaixonado por atividades ao ar livre, aventuras e detentor de um desejo imensurável de ver o mundo.