AventureBoxExplore
Create your account

Como organizar uma Mochila para Trekking

Entenda mais sobre os compartimentos e a melhor forma de organizar uma mochila para a atividade de trekking.

Gear Tips
Gear Tips 05/21/2021 10:01

Você sabe como organizar uma Mochila para Trekking?

Já compartilhamos matérias aqui no AventureBox explicando melhor a diferença entre as atividades de hiking e trekking, bem como a melhor forma de ajustar a sua mochila para ambas as atividades. Nesta matéria, falaremos um pouco sobre a organização dos equipamentos em mochilas maiores: cargueiras e semi-cargueiras para a prática do trekking.

Pode parecer algo simples, mas se a sua mochila não estiver organizada adequadamente, ela pode te desequilibrar, causando gasto extra de energia e desconforto durante a sua caminhada. Bom, para te ajudar nesse processo, nós gravamos um vídeo muito legal sobre o assunto. Assista abaixo.

Basicamente, precisamos imaginar que a mochila possui 4 compartimentos diferentes, mesmo que ela tenha alguns a mais ou a menos, a ideia é parecida.

  • Compartimento da Tampa: é onde devemos colocar os itens que precisamos acessar mais facilmente (geralmente os mais leves dentre seus equipamentos), como gorro, luva, lanterna de cabeça e etc.
  • Compartimento principal, junto às costas: ideal para os itens mais pesados, como comida, combustível e etc para que o peso seja adequadamente distribuído para a barrigueira, aliviando os ombros. Vale lembrar que o peso deve estar centralizado para não deslocar a mochila para um dos lados.
  • Compartimento principal, afastado das costas: apesar de próximo ao outro compartimento junto às costas, aqui é importante levar coisas leves para não deslocar o centro de massa da mochila para longe do nosso centro de gravidade.
  • Compartimento inferior: Outro local onde também devemos colocar objetos leves, como o saco de dormir, uma jaqueta de pluma e etc. Aqui temos que evitar os equipamentos pesados, pois este compartimento fica posicionado geralmente abaixo do ponto em que a armação interna da mochila começa a transferir o peso para a barrigueira. Portanto, é onde o peso praticamente não é transferido para a cintura.

Vale lembrar que esta organização pode ser feita em qualquer tamanho de mochila, mas é fundamental em mochilas semi-cargueiras (de 35 a 55 litros) e cargueiras (acima de 55 litros).

-----

Gostou do artigo? Tenha acesso a todo o nosso conteúdo exclusivo no Gear Tips Club. São mais de 150 horas de vídeos, descontos em livros e muitos outros benefícios!

Seja um membro e tenha acesso a todas essas vantagens. Nosso propósito é:

  • Conectar praticantes de atividades ao ar livre com guias, instrutores, marcas e entre si, fortalecendo o laço de comunidade e ampliando suas redes de relacionamento.
  • Capacitar através da disseminação de conhecimento é a melhor forma de praticarmos atividades ao ar livre de forma segura. Nosso objetivo é guiá-lo pelas trilhas do conhecimento, compartilhando conteúdos técnicos sobre equipamentos e habilidades específicas para a prática de esportes de aventura.
  • Equipar com um melhor entendimento sobre tecnologias e equipamentos para que você faça as escolhas certas para sua aventura. Nossos parceiros oferecem descontos significativos em mais de 3.000 itens!

Conheça mais sobre o Gear Tips Outdoor:

Veja também a nossa Loja Online Gear Tips, onde além de itens personalizados com nossa marca, criamos uma Livraria de Aventura!

Gear Tips

Published on 05/21/2021 10:01

Views

116