João do Carmo 30/06/2021 17:58
    CACHOEIRA DA FRAGÁRIA/PEDRA DO REGISTRO E LEOA/ CAMELO

Um pouco do passeio de um dia pela pelo Sul de Minas Gerais (Itamonte)

Trekking

Nossa estada foi na Pousada dos Lobos (Sexta a domingo). No sábado acordamos sem pressa, tomamos nosso café, e lá para 9 horas, partimos em direção a Cachoeira da Fragária.

A Cachoeira da Fragária, está localizada na APA da Mantiqueira, entre os Parques do Itatiaia e Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Se não estou enganado tem uma queda de quase 100 metros. Detre os diversos caminhos levam o turista até esse destino, o nosso foi pela estrada que liga a parte alta de Itatiaia (Brejo da Lapa) sentido Campo Redondo, que depois de quase 40 minutos em estrada de terra, ainda do carro, fomos surpreendidos pela volumosa queda d’agua.

Estacionamos e acessamos por uma área particular. Dalí para a frente, pouco mais de 10 minutos e 2 lances de cordas, chegamos na base. Surpreendente!

Depois da cachoeira, nosso destino foi a Pedra do Registro, também muito como "Paredão Enamorados", localizada próxima à Garganta do Registro.

A caminhada é leve, e diferente do cenário da parte alta do Parque, quase todo trajeto é feito dentro da floresta.

No ponto mais alto da Pedra, fiquei atônito com a beleza cênica da paisagem, pois, dos seus 2113 metros de altitude sem maiores esforços, temos uma vista espetacular de 360°, onde é possível enxergar a Serra Fina, o Maciço do Itatiaia, a Pedra do Picu, o Vale do Paraíba e no fundo o Parque Nacional da Bocaina.

Após aproveitar toda beleza, e aquela sesta de 30 minutos, batemos ponto no Cume da Pedra Cabeça da Leoa, e seguimos para o pôr do sol na Pedra do Camelo.