Leonardo Falcão de Mattos 11/11/2017 21:06
    Cachoeira da Fumacinha - Ibicoara-Bahia

Trilha realizada na região da Chapada Diamantina, cidade de Ibicoara.

Passeio de 1 dia realizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina - Ibicoara - Bahia.

Tenho algumas filmagens e fotos com boa qualidade armazenados no computador.

O passeio começa após chegar na cidade de Ibicoara onde logo no início da mesma, há um acesso ao lado direito para estrada de chão levando a área rural da região, onde há algumas fazendas, sítios, pousadas e até restaurantes.

Deixamos o carro em um estacionamento amplo, aparenta ser um ponto de apoio que vende caldo de cana e dá acesso a trilha. A trilha é classificada como dificil, eu não diria ser dificil mas um pouco cansativa, são cerca de 11,8 km com leves subidas, descidas e caminhadas sobre pedras. Ao chegar na "fenda" que dá acesso a cachoeira, há uma passagem pouco arriscada "pelas paredes".

A fenda se fecha e torna o local um pouco escuro caso não seja meio dia, ou seja, é um local expremido pelo cânion. Observamos muitos passarinhos e morcegos voando e a vista da linda cachoeira, são 290 m de queda em um local é fantástico, o vento frio que vem da queda fumacenta, pedras frias e o corpo solicitando descanso após uma boa caminhada, momento para contemplar.

Talvez eu volte aqui e adicione mais fotos, vídeos e emoções ao relato, sou uma pessoa que curte a trilha, o processo e não apenas o destino final, que neste caso seria a Cachoeira. Minha satisfação é no caminhar, nas paradas para beber água, olhar ao redor, as árvores, animais, o shape da natureza de forma geral.