Luiz Gadetto 21/12/2017 10:16
    Pico do Sol - Santuário do Caraça

O pico do Sol está localizado no Santuário do Caraça/MG, tem uma uma altitude de 2.072 metros e é o ponto mais alto da serra do Espinhaço.

No último dia 15 de novembro fizemos uma hike com destino ao Pico do Sol, localizado no Santuário do Caraça, com 2.072m de altura, é considerado o ponto mais alto da Serra do Espinhaço, sua ascensão é marcada por trilha batida e com pontos de escalaminhada a partir do ° quilometro de caminada. A ascenção ao Pico do Sol demanda resistência e força nas pernas devido às partes de escalaminhadas em todo o percurso.

O início da caminhada para o Pico do Sol é suave: são 2 km até a Cascatinha, uma das pérolas do Caraça. A subida começa por ali.

Antes de chegar na Cascatinha, pegamos a trilha à esquerda, que fica um pouco escondida, e é a partir daí que se inicia a subida ao Pico do Sol, já com uma escalaminhada que leva à parte da Cascatinha com dois poços belo poços naturais.

Após a travessia de uma mata e de um pequeno platô, inicia-se a subida mais exigente. À medida que se vão superando os obstáculos rochosos, o grau de dificuldade vai aumentando até atingir um outro platô, um grande mirante, o portal de entrada para o vale do Pico. A subida torna-se, então, mais suave, mas o vale é longo. Caminhando pelo leito rochoso do riacho que existe ali podemos apreciar suas corredeiras e piscinas.

Mesmo com o cansaço físico, devido ao longo percurso e às dificuldades do caminho, a exuberante beleza do vale nos impele e encoraja a continuar. No fim do vale, um abrigo em forma de concha, uma parada para descansar, reabastecer os cantis e se preparar para a última etapa, o ataque final.

Novamente uma subida íngreme e logo se chega ao topo do majestoso Pico do Sol, o cume da Cadeia do Espinhaço, depois de percorridos pelo menos 10 km. Um misto de realização pessoal e visão transcendente permeia e envolve aqueles que ali chegam.

Abaixo o nomes da galera que esteve presente nessa ascenção, e meu muito obrigado pela companhia e confiança:

• Douglas Silva (Biologo e condutor credenciado no Caraça)
    • Alexandre Polar (Presidente Trepators)
    • Camila Couto
    • Jaquelyne Coelho
    • João Ayala
    • João Paulo
    • Livia Nepomuceno
    • Lourenço Marquez
    • Wesley Lourenço Prates

Se você curtiu essa aventura, todo ano tem especial pico do Caraça na Vara Mato veja os detalhes e nosso site.