Luiz Carlos G Lira 22/09/2016 14:06
    Laranjeiras X Ponta Negra X Saco Bravo

Trilha saindo de Laranjeiras, acampando em Ponta Negra e visita a Saco Bravo

Cacheira do Saco Bravo fica localizado na península de Joatinga, ou Ponta de Joatinga como é mais conhecida. Ela é do distrito de Paraty, RJ.

A cachoeira tem a peculiaridade de desaguar no mar, porém, antes disto, ela forma uma linda e maravilhosa piscina nas pedras.

Seu acesso é feito através de uma trilha que sai da praia de Ponta Negra. Devido a desaguar nas pedras e posteriormente no mar, não é possível o acesso por barco.

A praia de Ponta Negra pode ser acessada pela trilha que circunda a Ponta de Joatinga ou de barco, mas nossa ideia era aproveitar ao máximo nosso final de semana, portanto planejamos fazer o sábado por trilha, conhecer os locais do caminho e retornar domingo de barco. Portanto:

Vila Oratório: Ponto de partida. Iniciamos assim nossa jornada, onde se dá o acesso a trilha para toda a Ponta de Joatinga. Mas antes claro, um belo café da manhã na padaria/mercadinho da rotatória central.

Praia do Sono: Primeira parada. A trilha se dá por aproximadamente 5,1km nível fácil. Aproveitamos para descansar um pouco, reabastecer as energias e conhecer o Poço do Jacaré. Algumas pessoas do grupo optaram para não conhecer o poço e permanecer na praia e almoçar nos bares/restaurantes. Nós que fomos para o poço fizemos nosso lanchinho básico. A praia é ótima, bom para um belo banho e repleta de campings para pernoitar. O poço do Jacaré é bom para um belo banho, passar o tempo, relaxar na cachoeira e deitar na pedra igual adivinhem…. Á um jacaré.

Praia do Sono

Antigos/Antiguinhos: Segunda parada. São 1,2km de trilha onde encontra-se uma dificuldade maior devida a primeira montanha, mas depois fica mais tranquilo o trajeto. Antiguinhos é uma pequena praia um pouco mais à frente de Antigos, já na saída da trilha, pequena, mas simpática.

Cachoeira Galhetas: Terceira parada. Após a praia de Antigos, anda-se por aproximadamente 1,3km onde possui uma bifurcação sendo que, para a direita, leva-se através de uma ponte para a praia de Galhetas e posteriormente Ponta Negra e para a esquerda na bifurcação leva para a cachoeira de Galhetas. Um ótimo local para um banho de água gelada, massagem na cachoeira e retomar as energias antes de prosseguir e finalizar a trilha para o destino final do dia, Ponta Negra.

Ponta Negra: Última parada. Por mais 0,9km chega-se enfim, a praia de Ponta Negra, passando momento antes por um belo mirante. Ponta Negra é um vilarejo de pescadores, isolada e com acesso restrito por mar e trilha. Sem energia elétrica é um local de tranquilidade e sossego. Algumas hospedagens e bares investiram e possuem geradores solares para manter algumas lâmpadas ou um chuveiro ou outro quente.

Foi colocar os pés na praia que começou a garoar, obrigado São Pedro. Fomos encontrar com Lidiane para nos levar para a casa que alugamos. Nossas hospedagens foram em 2 casas totalizando 7 quartos. A casa possui placas solares, assim tínhamos luz e 2 chuveiros quentes. Algumas pessoas simplesmente apagaram depois do longo dia hehe. Após banho, tivemos um belo jantar, Strogonoff de Frango.

Cachoeira do Saco Bravo: Domingo, 7hrs, de pé tomando um belo café da manhã e nos preparando para a cereja do bolo, o nosso real objetivo. Bem, muitos abortaram a missão pois o dia anterior havia sido desgastante. Café tomado partimos para a cachoeira do Saco Bravo, onde realmente tivemos uma experiência ótima. Lugar incrível. A água desce pelas pedras, caem em um buraco na rocha e desagua no mar. Apesar de ser água da montanha, não estava tão gelada, favorecendo para ficar um tempo curtindo e relaxando. A trilha de acesso típica de serra do mar poucas elevações. Como havia chovido durante a noite, o cheiro de terra molhada era ótimo.

Por volta das 14hrs retornamos para Ponta Negra, tomar um banho, arrumar a mala e pegar o barco para Laranjeiras, onde a Van nos aguardava.

$$$ VALORES (por pessoa)

VAN: R$100,00 (SP x Paraty ida e volta)

Barco: R$30,00 somente uma perna, mas iriam aumentar os valores

Lidiane: (24) 99827-6653

BARCO:

Ismael: (24) 99973-8365 / 99239-2982 / 99867-6456

O Teteco possui um bar na praia, ele serve refeições e bebidas e em alguns dias tem música ao vivo.

Luiz Carlos G Lira

Publicado em 22/09/2016 14:06

Realizada de 17/12/2016 até 18/12/2016

Luiz Carlos G Lira

Novo Aventureiro

Dri @Drilify, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.