Marcelo A Ferreira 15/10/2019 16:19
    Chapada dos Veadeiros - Cavalcante

Fazendo um bate e volta na cidade de Cavalcante para conhecer as Cachoeiras de lá, na Chapada dos Veadeiros

Hiking Off-Road Cachoeira

Tirei 10 dias de férias e então resolvi ir para a Chapada dos Veadeiros. Ficamos hospedados na Vila de São Jorge alguns dias e depois fomos para Alto Paraíso passar o final das férias. Tiramos um dia exclusivamente para fazer um bate-volta até Cavalcante e conhecer as cachoeira de lá.

Roteiro na Chapada dos Veadeiros:
    Dia 01 - 13/08/2019 - Deslocamento RJ x Brasília; Brasília x Vila de São Jorge
    Dia 02 - 14/08/2019 - Trilha do Mirante da Janela
    Dia 03 - 15/08/2019 - Trilha dos Cânions, no Parque Nacional
    Dia 04 - 16/08/2019 - Trilha dos Saltos, Carrocel e Corredeiras, no Parque Nacional
    Dia 05 - 17/08/2019 - Cachoeira do Segredo , Vale da Lua, Jardim de Maytrea e Chegada em Alto Paraíso
    Dia 06 - 18/08/2019 - Cachoeira das Almécegas e São Bento
    Dia 07 - 19/08/2019 - Cachoeira da Loquinhas
    Dia 08 - 20/08/2019 - Cachoeira Santa Barbara e Capivara
    Dia 09 - 21/08/2019 - Catarata dos Couros
    Dia 10 - 22/08/2019 - Deslocamento Alto paraíso x Brasilia; Brasília x RJ

Relatos em Cavalcante

Dia 20/08 - Trilha da Cachoeira Santa Barbara

Essa trilha eu sabia que, por conversas anteriores com amigos, era obrigatório a contratação de um guia local. Isso porque é dentro de comunidade quilombola e é um dos meios que elês têm para preservarem o local, além de aquecer atividade econômica.

Por orientações de amigos, antes mesmo de ir viajar para a chapada, já tinha contactado o guia Abílio: (61) 9651-4267.

A ideia era fazer um bate e volta. Saindo de alto paraíso e indo até Cavalcante para poder conhecer as cachoeiras Santa Barbara, Capivara e Candaru. No dia anterior entrei com contato com o Abílio e ele mandou a localização de onde estaria e o pegaríamos para ir para a trilha. Ele disse que seria no CAT (Centro de Atendimento ao Turista). Só que eu, tonto, não olhei a localização. Ele tinha macardo no CAT de Cavalcante e eu achei que seria no CAT em Alto Paraíso, que era onde eu estava acampado.

Cheguei as 8 no CAT de Alto Paraíso e nada de achar o Abílio. Liguei para ele e ele disse que já estava lá. Não entendi nada até que, papo vai papo vem, finalmente me dei conta que era no CAT de cavalcante, hahaha.

Entrei no carro, e correndo que nem um maluco, papo de quase 160 km/h (as estradas lá são muito boas e com muitas retas) cheguei no CAT de Cavalcante. Lá acabei conhecendo um outro carioca, Michel, que foi com a gente.

O guia cobra a diária. Cobrou 150 ou 160 se não me engano para ir nas 3 cachoeiras. No final das contas, como ficamos muito tempo curtindo as duas primeiras cachoeiras acabou que não sobrou tempo para ir na Candaru, então ele cobrou só R$ 120. Como eramos 3 pessoas, mais o carioca Michel, ficou em R$ 30 para cada um (120/4 = 30).

Entramos no carro partimos para o CAT da comunidade quilombola. "Engenho dois" o nome da comunidade. O caminho de carro até lá não é dos melhores. Tem que ter um pouco de cuidado em alguns pontos para não passar em alta velocidade por algum buraco ou lombada e acabar perdendo o para-choque ou a placa do carro. Como estávamos com o guia, ele ia nos avisando. Ps: Essa estrada de alto paraíso até o CAT quilombola levanta muita poeira.

Ao chegarmos em engenho dois, deixamos o carro parado por ali e fomos comprar o ingresso para a cachoeira Santa Barbara (R$ 20) e Capiravara (R$ 10 por pessoa). Além deste custo, o caminho até a cachoeira Santa Barbara não pode ser feito em carro próprio. Tem que ser no 4x4 "pau de arara" deles. Mais R$ 5 para ir, e depois mais R$ 5 para voltar da Santa Barbara até o CAT.

Tudo pago, ficamos esperando o 4x4 chegar. Entramos nos carros e ali vimos que tinha mais cariocas indo com a gente, além de um casal de SP.

Ao chegar no estacionamento do 4x4, se faz uma pequena trilha a pé passando pela santa barbarinha. Esta, não é possível se banhar.

Minutos (ou segundos) a frente, se chega na Santa Barbara. Essa sim é liberada para o banho.

O tempo de permanencia na Santa Barbara é por volta de 1h. Acredite, é mais do que suficiente. Depois de uns 40 min você já está mais do que satisfeito. Tanto de foto como de nadar/curtir o lugar. A cachoeira é linda, mas pequena.

Depois de curtir a cachoeira voltamos até o 4x4 e partimos de volta para o CAT quilombola. Chegando lá, comprei um biscoitinho caseiro feito na própria comunidade (R$ 5). Voltamos para o nosso carro (alugado) e partimos para a cachoeira Capivara.

Ao chegar no estacionamento da Capivara, se faz uma pequena tilha passando pela capivarinha. Na capivarinha também não é permito banho.

E logo depois a cachoeira da Capivara em si. Essa é liberada para o banho.

Ali não tem restrição de tempo, então ficamos umas duas horas ali mais ou menos. Depois de curtir bastante, voltamos para o carro e dirigimos até o CAT quilombola. Chegando lá, o 4x4 que nos levaria até a cachoeira Candaru já não estava mais disponível. Não deu para fazer. Tudo bem. Fica para uma próxima.

Pegamos a estrada de volta para Cavalcante. Antes, no meio do caminho, paramos no mirante nova aurora.

Como o nome diz, ali é bom para ver o nascer do sol. Não chegamos a ver o nascer do sol mas a vista é bonita mesmo assim.

Voltamos até o CAT da cidade de Cavalcante, deixamos e pagamos o guia Abílio, abastecemos no posto de gasolina que tem por ali, e fomos caçar um cervejaria artesanal.

No caminho de volta de Cavalcante até Alto Paraíso, vimos o pôr do sol na estrada. A ideia era ver no paralelo 14, mas não deu muito tempo.

Ficamos ali um tempo no paralelo 14 conversando, olhando o céu estrelado e tentando ser abduzidos pelos OVNIs mas não deu certo. Hehe.

O paralelo 14 é um ponto místico que passa uma linha ligando a Chapada dos Veadeiros até machu picchu, da qual eu fui no mesmo ano. O relato dele é só clicar aqui.