AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Marcelo A Ferreira 08/02/2020 11:54
    Passeio em São Thomé das Letras

    Passeio em São Thomé das Letras

    3 dias conhecendo essa cidade mística em MG.

    4 x 4 Off-Road Hiking

    Passeios e trilhas fáceis pela cidade encantadora e mística de São Thomé das Letras, em MG.

    Dia 1 - 09/02/2020 - Quinta-feira

    Saindo do Rio de Janeiro, sentido a cidade de Três Corações (cidade em que o pelé nasceu). Nesta cidade paramos para almoçar e depois continuamos viagem sentido São Thomé. Feito assim, você pega uma estrada boa e asfaltada o tempo todo. As outras entradas da cidade, pelo que andei lendo, são um pouco complicadas e mais recomendadas para quem está com um 4x4. Preferi não arriscar.

    Vindo de Três Corações você já da de cara com o pórtico da cidade que tem uma bela vista.

    Pórtico da cidade

    Fomos até o centro, compramos algumas coisas e de lá partimos para a primeira cachoeira: Vale das borboletas.

    Assim que chegamos no estacionamento, um rapaz cobrou R$ 5 e deu a dica que tinha o "poço dos gnomos" e andando pelo rio se chegaria no "vale das borboletas". Se constinuasse a caminhar seguindo o sentido do rio, alguns km a frente, se chegaria na "garganta do Diabo". Fomos lá conhecer.

    Poço dos gnomos

    Garganta do diabo

    Achar a garganta do Diabo não foi lá tão fácil, mas valeu muito a pena. Ao chegar lá, só tinha 3 pessoas. Um lugar quase só pra gente.

    O tempo começou a ficar um pouco mais feio, então resolvemos voltar. Voltamos tudo e quando chegamos onde estacionei o carro, ali tem alguns restaurantes. Resolvemos pedir um pastel e um refrigerante. Assim que sentamos para comer, caiu a chuva. O restaurante tem uma vista muito bonita. Com a chuva ficou um charme. Depois de uns 40 min a chuva parou.

    Fomos fazer o check-in no hostel que tínhamos reservado (mística hostel), descansar, depois andar pela cidade a noite para comprar lembranças e suprimentos para os dias que ficaríamos por ali.

    Fomos na gruta são thomé, depois andamos até a casa da pirâmide à noite. Era dia de lua cheia, mas o céu estava um pouco encoberto.
    Na volta fomos comer uma pizza e depois descansar.

    Dia 2 - 10/01/2020 - Sexta-feira

    Acordamos de madrugada e o objetivo é ver o nascer do sol lá na pirâmide. Muito bonito.

    Depois fomos andamos até o cruzeiro e o monte de pedras que tem ali no parque Municipal Antonio Rosa. Montei o meu toten.

    Cruzeiro

    Voltamos para o carro para ir até a pedra da bruxa que tem por ali perto. Não consegui ver bruxa nenhuma, haha.

    De volta ao hostel, tomamos café da manhã, descansamos mais um pouco e partimos para a rua mais uma vez. Fomos direto para o poço verde e gruta do Labirinto. O custo é de 20 reais por pessoa. Oferecem capacete com lanterna para entrar na gruta. É um passeio guiado bem legal.

    Enquanto esperávamos o guia para nos levar na gruta, ficamos conversando com um rapaz ali e ele deu algumas dicas de lugares para comer. Recomendou uma pizzaria de esquina atrás da igreja principal.

    Depois da gruta, fomos para o poço verde.

    Nas fotos da internet o lugar parecia mais bonito. O bom é que da para relaxar ali. Água quentinha.

    De volta pro carro partimos sentido Cachoeira e gruta do sobradinho. Custo de 30 reais por pessoa. Lugar MUITO bom. 30 reais saiu de graça. Tem um restaurante com uma vista maravilhosa. A gruta é guiada e bem interessante, terminando o passeio numa cachoeira. Tem piscina e sala de jogos com tudo liberado por esse valor. Ficamos a tarde inteira ali. Muito bom.

    Na volta para o hostel, paramos na cachoeira da Lua. Sem custos. A cachoeira é um pouco sem graça. Só vale pela corda que tem ali e a mulekada saltando nela... mas nada demais. Nem entramos na água.

    Voltamos para o hostel, tomamos banho e partimos para a cidade. Fomos andando. No caminho paramos no restaurante Alcazar. Tem uma entrada bem chamativa. Bonita.

    O ambiente é legal, música ao vivo maneira, tem sinuca... mas as porções são minúsculas! No link no final do relato falo mais sobre esse lugar para quem tiver interesse.

    Saímos dali e fomos andar mais pelo centro a noite. Já era uma sexta-feira e estava BEM mais animada do que no dia anterior. Várias bandinhas tocando na rua, apresentações. Bastante gente na praça passeando. Me arrependi de não ter levado o vinho e ficar tomando ali na praça.

    Dia 3 - 11/01/2020 - Sábado

    Acordei com um monte de gente falando. Fui ver o que era e tinha chegado DOIS onibus inteiros de turismo e o povo tudo tomando café ali no hostel. Doidera. Fiquei um pouco impressionado como a cidade muda no final de semana. A quantidade de gente.

    Tomamos nosso café da manhã, arrumamos tudo, fizemos check-out no hostel e partimos para as cachoeiras.

    Fomos direto para a cachoeira Antares. Um pouco longe do centro, mas vale a pena. Custo de R$ 5 para entrar. Tem um restaurante ali próximo também.

    Cachoeira Antares

    Dali fomos para a cachoeira véu da noiva. Sem custos. Ao chegar perto dela, já dava para ver uma fila de carros e ônibus estacionados. Descemos até a cachoeira e estava lotada. Como chegamos nela por volta de meio dia, estava lotada mas muita gente indo embora. Para almoçar, talvez.

    Véu da noiva

    Pegamos uma pequena trilha ali mesmo e chegamos na cachoera Paraíso.

    Cachoeira paraíso

    Voltamos para o carro, pegando a estrada sentido centro da cidade. No caminho paramos na cachoeira do flávio.

    A cachoeira já não é muito grande e tinha muita gente fazendo rituais. Energia não estava a das melhores não. Nem entramos na água.

    De volta pro carro fomos até a cachoeira Eubiose. Custo de 5 reais. Essa foi bem legal.

    Dali, voltamos pro centro da cidade, almoçamos, trocamos de roupa e pegamos a estrada de volta pra casa.

    Agumas Informações (opniões) e dicas a mais:
    https://marceluferreira.blogspot.com/2020/02/sao-thome-das-letras.html

    Marcelo A Ferreira
    Marcelo A Ferreira

    Publicado em 08/02/2020 11:54

    Realizada de 09/01/2020 até 11/01/2020

    Visualizações

    4281

    6 Comentários
    Clara Santo 20/02/2020 21:03

    Que legal!!!

    Marcelo A Ferreira 20/02/2020 21:19

    Hehe. Valew clara. Lugar bem legal para de visitar. Recomendo. Da para passar um final de semana lá tranquilamente.

    Clara Santo 20/02/2020 21:30

    Tenho vontade mesmo, já ouvi falar muito mas nunca tinha visto fotos.

    Rosemary Rodrigues 31/03/2020 12:50

    Sensacional, STL tem lugares incríveis onde não vai mta gente. Qdo retornar vá até as corredeiras de Xangrilá, Cachoeira da Chuva, e pico do gavião. Valem super a pena. Essa garganta do diabo ainda não fui, depois me conta se é mto complicado de ir ;)

    Marcelo A Ferreira 31/03/2020 12:53

    Sim. Verdade. Ei até fiquei sabendo desses lugares, mas fiquei com preguiça de pesquisar como chegar lá. Rsrs. Quem sabe numa próxima ida até lá. Gostei bastante da cidade. A garganta do diabo eh tranquilo. Só ir pro vale das borboletas e ir seguindo o fluxo do Rio pelas trilhas q tem ao lado. 😀

    Rosemary Rodrigues 31/03/2020 12:55

    Showwww... Valeu a dica! Kkkk... O pico do gavião foi difícil de achar rs... Mas valeu a pena! A vista é incrível!

    Marcelo A Ferreira

    Marcelo A Ferreira

    Arraial do Cabo - RJ - Brasil

    Rox
    912

    Economista, aventureiro, funcionário público. @mar_celoferreira

    Mapa de Aventuras
    linktr.ee/mar_celoferreira


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Peter Tofte e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.