AventureBoxExplore
Create your account
Expedição Bolívia - Peru: Ollantaytambo (PER) - Set/10

Expedição Bolívia - Peru: Ollantaytambo (PER) - Set/10

Trecho 11: parada estratégica na casa do casal Paulo e Elza, brasileiros daimistas que vivem na margem do rio Urubamba. Dias de aprendizado!

Ollantaytambo - (1/10)

Acordei, como de costume, às 7h, e fui ligar para o Paulo, número de celular. Combinamos de nos encontrarmos na estação de Ollanta. 9h30 nos vimos. Bacana revê-lo. Conheci os dois em La Paz.

Fomos caminhando pela linha do trem até a casa deles. Depois de vinte minutos, chegamos. A casa é simples, não tem energia elétrica, mas tem água quente no chuveiro (é a gás). Fica às margens do rio Vilcanota (ou Urubamba). Passamos o dia conversando, almoçamos uma comidinha caseira da Elza (ela cozinha muito!) e a tarde fomos para o centrinho de Ollanta comprar algumas coisas para levarmos amanhã na caminhada que faremos até Las Canteras, um cerro bonito perto da casa deles, local onde os incas tiravam as pedras para a construção da fortaleza de Ollantaytambo. Comprei um vinho Gato Negro em caixinha longa vida (!!) e tomamos no jantar, em meio a um papo animado. Amanhã cedo, Las Canteras.

Ollantaytambo - 2º dia (2/10)

O dia amanheceu frio e chuvoso. Tudo nublado. Desistimos de Las Canteras, seguimos para o centrinho para ver a possibilidade de caminharmos até Pumamarca. Sem chance, muita chuva. Entramos no mercado público de Ollanta e tomamos um combinado, mix de várias frutas batidas no liquidificador. Gostoso.

O tempo se abriu de vez, sol, e resolvemos ir para Las Canteras. Infelizmente, antes de começarmos a subir, tive uma recaída da mesma enfermidade que me acometeu em Cusco, só que desta vez somente acessos de vômito. Fora de combate de novo...Sorte que ainda tenho todos os remédios, e no final da tarde já me sentia bem melhor. Tivemos que adiar para amanhã a subida ao cerro. Ficamos conversando bastante tempo, até que deu a hora de dormir.

Amanhã, subir!

Ollantaytambo - 3º dia (3/10)

Acordei muito melhor, disposto e com vontade de caminhar. Hoje teria de subir o cerro, era o dia!

Paulo e Elza também estavam bem dispostos e animados. Preparamos as coisas e fomos. Não tinha sol, mas também nem sinal de chuva. Muito bom para andar. O Paulo seguia na frente com o GPS. Como já disse, Las Canteras é um cerro onde os incas tiravam pedras para construir a fortaleza de Ollantaytambo. Distância de um lugar para o outro: 10 km, com um rio no meio. E levavam pedras de 10t, 15t de um lado para outro. Como faziam?! Mistérios...

Seguimos subindo, subida forte. Vez ou outra o Paulo determinava um atalho, ajudou bem. Cerca de duas horas depois, a 3.650m, chegamos ao que é considerado como a "pedreira dos incas". Rocha avermelhada por todos os lados. O solo é bem seco, flora escassa. Ficamos descansando um pouco, comendo e papeando. Eu "atualizando" o casal sobre a política brasileira (hoje é dia de eleição no Brasil, e no Peru também). Ficamos um bom tempo nessa, até a Elza chamar para ver a "múmia". Seguimos por uns 200 metros adiante, e em uma gruta lá estava ela: uma múmia mesmo, na tradicional posição fetal das múmias incas. Ao redor, restos de outras múmias, algumas de crianças. Aquilo que eu vira de monte em museus, estava ali, ao vivo na montanha.

Começamos a descer, bem tranqüilos. A descida foi mais ligeira que a subida. Por volta das 13h30, estávamos de volta à casa deles. Ficamos de conversa, fui tomar um banho e depois almoçamos. Aquela macarronada tradicional de domingo. Depois do almoço, fui ajeitar a mochila. Amanhã volto para Cusco. As "férias das férias" acabaram. Amanhã sigo caminho. De noite, fui ver na internet o resultado das eleições o Brasil. Isso gerou bastante assunto com o Paulo e a Elza, até que todo mundo cansou e fomos dormir.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista

Published on 05/15/2017 01:12

Performed from 09/05/2010 to 10/10/2010

Views

2348

Marcelo Baptista

Marcelo Baptista

São Paulo

Rox
846

Montanhista, mochileiro, viajante, pai, conectado com as boas vibes do universo e com disposição ainda para descobrir os mistérios da vida.

Adventures Map
cantinhodogibson.blogspot.com.br/

294 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Peter Tofte and 385 others support the Minimum Impact Manifest