Marcelo Vieira 02/07/2017 10:36
    Focinho de Porco via Guapiaçu

Focinho de Porco da Campestre, ou Pico de Santo Amaro, a partir de Guapiaçu.

Serra do Mar vista desde Guapiaçu.

O Focinho de Porco da Campestre, também conhecido como Pico de Santo Amaro, é uma das 'pontas' da Serra do Mar fluminense que se projetam sobre a baixada, em direção ao litoral. Esse padrão se repete em várias montanhas, como o Faraó e o Boa Vista.

Adriana e o Focinho de Porco, no começo da trilha.

Quando tentamos conhecer esse cume, há pouco mais de um ano, nossa passagem foi barrada na porteira da fazenda Campestre (embora o pico se encontre dentro da área do Parque Estadual dos Três Picos, seu acesso mais fácil é pela fazenda Campestre). Mas como montanhista é um bicho tinhoso, decidimos subir a montanha do jeito mais difícil, a partir de Guapiaçu, na localidade que fica a seus pés conhecida como Santo Amaro, seguindo pela pouco conhecida travessia Campestre x Guapiaçu.

Muita água pelo caminho.

Adriana na trilha.

Visual do Focinho de Porco desde a travessia Campestre x Guapiaçu

É uma trilha muito bonita, mas não é para principiantes. Não há marcações, as árvores caídas podem confundir a quem não tem o hábito de caminhar na mata. E o desnível (+1800m) não é dos mais fáceis.

Túnel de bambus.

Riachos cristalianos.

O último km foi o mais difícil, visto que a trilha de acesso pela crista do Focinho estava fechada. Mesmo com um facão, os bambuzinhos deram trabalho pra chegar e pra sair do cume.

Visual do cume do Focinho de Porco.

Caledônia desde o cume do Focinho.

Panorâmica do cume. Três Picos à direita, encobertos pelas nuvens. À esquerda e ao fundo a Serra dos Órgãos.

No total foram aproximadamente 24km e 3600m de desnível acumulado, em 8 horas de atividade. Tracklog e dados em https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=18391657

Marcelo Vieira

Publicado em 02/07/2017 10:36

Realizada em 25/06/2017

Fabio Fliess 02/07/2017 14:28

Sensacional Marcelo! Visual incrível...

Marcelo Vieira 03/07/2017 20:55

Obrigado Fabio!

Tallu Fernandes 17/06/2021 07:43

Minha avó, toda vez que saímos de carro pra qualquer lugar, a certa altura da viagem, geralmente faltando ainda muitos e muitos quilômetros pela frente perguntava, "oh, minha filha, faltam quantas léguas?". A gente achava graça, porque a medida era incompatível com a distância a ser percorrida. A questão é que minha avó cresceu viajando a pé. Hoje entendendo de onde vem meu desejo de me jogar no mundo do Trekking... eu sempre amei demais aquela velha Trekkeira... Obrigada pela linda lembrança afetiva!

Marcelo Vieira 19/06/2021 09:16

Tallu, uma vez li que toda jornada de valor deve ser feita a pé. Os antigos é que sabiam viajar! Grande abraço!