Priscila Nascimento 20/11/2021 20:07
    Serra do Lopo: Pedra dos 5 dedos x Pedra da Banquisa

Escalaminhando a Pedra dos 5 dedos ( dedo do meio) e a Face oeste.

Serra do Lopo: Pedra dos 5 dedos x Pedra da Banquisa via face oeste

Pedra dos 5 dedos

A Pedra dos 5 dedos é exatamente como o seu nome sugere na visão. Esse conjunto é mais usado para rapel e escalada pois a inclinação dos dedos é muito vertical. Alguns colegas dizem que é possível escalaminhada , com essa dica resolvemos percorrer a base/gruta para verificar o que era escalaminhada por dentro, sem sucesso começamos a percorrer a área externa do conglomerado de rocha achando-se assim uma pequena brecha para escalaminhar nas ''costas" do dedo do meio. Após uma breve avaliação conseguimos escalaminhar e chegar no topo do dedo do meio.

Cume do dedo do meio

Partimos para a Pedra das Flores, onde a movimentação é intensa. Descansamos e na manhã seguinte o café foi muito empolgante que até perdemos o horário de saída, nada que alterasse tanto. Seguimos para a Pedra do Cume, avançando até a extremidade que tem uma saída discreta a direita. A partir daqui esse trecho é o original da travessia que pega a Serra de cabo-a-rabo, mas não muito usual.

Imagem aérea das fendas

Após descer a saída sentido direita ali está a entrada principal para as fendas na Face Oeste da Pedra do Cume, essas fendas estão bem consolidadas devido ter uma via de rapel na extremidade do Ponto culminante da Serra.

Início das fendas

Pedra Banquisa

Objetivo do dia era a Pedra da Banquisa o que me motivou ir conhecer essa Pedra, é queria ter uma visão melhor do outro lado da crista do Pico do Lopo. Outro fato que me chamou atenção foi relato do tiozin Divanei, que descreveu a Pedra principal como Banquisa, logo nos é entendido que teria um conglomerado, o que de fato é.

Vista para o Pico do Lopo, a partir da primeira Pedra

No local da Pedra da Banquisa tem 3 Pedras sendo a Pedra do meio, em afeição de uma banquisa, o que surpreende é que essa porção é a maior entre as 3, por isso que ela se destaca tanto desde a Pedra do Cume.

Pico do Lopo ao fundo, a partir da Pedra da Banquisa.

A Serra do Lopo é um local bem movimentado em operações turísticas, em principal na Pedra das Flores. Apesar disso retornar aqui sempre nos força a traçar uma rota com menos farofa e barulho.

Priscila Nascimento

Sao Paulo-SP

Perfil direcionado a montanhistas e aventureiros autônomos.

Fabio Fliess, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.