AventureBox
Create your account Login Explore Home

Acessibilidade e Montanha para Todos

Praticar o montanhismo e viver experiências na natureza é fantástico. Mas será que existe acessibilidade e montanha para todos?

    Nos Alpes
    Nos Alpes 05/03/2021 19:24

    Acessibilidade e Montanha para Todos

    Praticar o montanhismo e viver experiências na natureza é fantástico. Nos recarrega a energia vital e espiritual. É como um grande renascimento a cada visita a esses espaços ao ar livre. São inúmeros os benefícios físicos e psicológicos que essas práticas nos promovem. Mas já parou para pensar que há pessoas que possuem limitação em realizar essas atividades? Será que existe acessibilidade e montanha para todos?

    Inclusão e empatia

    Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência. Esse número equivale à população do Brasil, Rússia, Estados Unidos, Japão e Indonésia juntos. Esse grande contingente faz delas a maior minoria do mundo. Apesar de terem seus direitos garantidos por um conjunto de regras nacionais e internacionais, nem sempre essas normas são colocadas em prática por falta de respeito, verba ou mesmo por desconhecimento.

    É justamente sobre as sutilezas da falta de informação que falar e expor sobre esse tema se torna relevante. Muitas vezes não sabemos que nossas atitudes ofendem, interferem na liberdade individual do outro ou que ignoramos a voz de uma parcela da população que quer e merece ser tratada com dignidade. Eles não são excepcionais, especiais, aleijados, incapazes ou heróis: são pessoas com algum tipo de deficiência que querem levar uma vida autônoma e livre. Um pedido minimo de respeito, acessibilidade e inclusão.

    Somos capazes de mudar nossos paradigmas e praticar a empatia para entendermos o mundo do próximo, mesmo que isso possa envolver limitações físicas e/ou psicológicas.

    A importância da acessibilidade e montanha para todos

    Levando em consideração os benefícios que a montanha nos provoca, como seriam então esses sentimentos para as pessoas que desejam uma vida autônoma e livre, mas que em certos aspectos, sua limitação física não lhes permite praticar o montanhismo? Será que não é sensato adotar e apoiar iniciativas que promovam a acessibilidade à montanha e o acesso à natureza para todos, mesmo que haja desafios físicos?

    Uma história inspiradora e que faz a diferença no mundo provoca essa mudança em nossa sociedade. Por meio da criação de uma cadeira adaptada, permite que pessoas com limitações físicas possam visitar as montanhas e viver experiências únicas de contato com a natureza.

    Conheça a história do Montanha Para Todos

    Imagine um casal apaixonado por trilhas, montanhas e viagens. Que amam se aventurar e que juntos já caminharam e visitaram mais de 30 lugares diferentes. Mas muito além disso, são exemplos de amor, companheirismo e lealdade. A história de Juliana e Guilherme vai muito além de compartilhar experiências outdoor. Em um certo dia Juliana descobriu que tinha um câncer de mama. Venceu a batalha contra essa doença com muita determinação e o apoio da família.

    Depois deste susto, o casal decidiu dar uma pausa na vida de experiências outdoor e partiram para um outro tipo de aventura: a realização de um filho. Juliana então engravidou, mas no meio desta nova experiência de vida, um novo problema de saúde apareceu. O diagnóstico: Degeneração Cerebelar Paraneoplásica. Uma síndrome neurológica extremamente rara no caso da Juliana, por conta do reaparecimento do câncer. Esta síndrome provoca inúmeros sintomas e que provocam limitações físicas.

    Mesmo com toda sua luta, Juliana conseguiu concluir a gravidez com segurança até o 7º mês e o pequeno Benjamin nasceu!

    Com o nascimento do filho, ainda sim, o amor do casal pelas montanhas e pelas experiências outdoor continuava. Entretanto Juliana já não conseguia mais praticar essa atividade por conta da síndrome que apareceu durante a gravidez. Para que a Juliana pudesse viver a vida do jeito que ela estava se impondo, Guilherme fez uma promessa a sua esposa: “Onde você quiser ir, eu vou te levar!“

    A partir da promessa de Guilherme para Juliana, iniciou-se uma mobilização entre marido, esposa e amigos. Guilherme que possui formação como engenheiro usou todo o conhecimento disponível e depois de algumas tentativas, Guilherme levou Juliana para as montanhas com uma nova companheira: A “Julietti”.

    Julietti - Uma cadeira adaptada

    A cadeira adaptada foi desenhada especialmente para a Juliana que pode então viver novamente as experiências que ama. Mas essa história não parou por aí. A cadeira deu tão certo que agora o objetivo é que a “Julietti” seja acessível ao maior número de pessoas.

    Instituto Montanha para Todos

    Por meio desse objetivo nasceu o Instituto Montanha Para Todos, que foi criado para permitir e incentivar o acesso à natureza para pessoas com algum tipo de deficiência motora por meio do desenvolvimento de equipamentos adaptados como a Julietti. Dessa forma o Instituto já realizou a doação de mais de 40 cadeiras adaptadas para parques e áreas naturais do Brasil, incentivando o uso compartilhado desses equipamentos.

    Ao mesmo tempo, foi criado de forma colaborativa um banco de dados com voluntários para auxiliar e acompanhar as pessoas que desejam realizar o uso do equipamento e na vivência das experiências nas montanhas e na natureza.

    Com certeza, essa é uma excelente forma de promover a acessibilidade e montanha para todos!

    Parceria Montanha Para Todos e Nos Alpes

    O trabalho realizado pelo Instituto Montanha Para Todos e o legado que está sendo deixado para o mundo, é feito de forma voluntária e o investimento para a criação de uma cadeira para doação possui um alto valor. Uma das formas de contribuir com o projeto é adquirir as camisetas inspiradas na história da Juliana e do Guilherme, com estampas exclusivas criada pela artista Adriane Ferreira (@drilifyart) e que são produzidas de forma sustentável pela Nos Alpes. Acesse a coleção completa e vista essa causa!

    Nos Alpes

    Published on 05/03/2021 19:24

    Views

    398

    4 Comments
    Juntos 05/07/2021 15:22

    Projeto incrível! Parabéns pessoal!

    Bruno Negreiros 05/07/2021 17:31

    Que maneiro!!!!!

    Nos Alpes 05/09/2021 18:24

    Valeu Juntos. Contribuindo com um legado e história de vida incríveis :)

    Nos Alpes 05/09/2021 18:24

    Valeu Bruno 👊💚

    Nos Alpes

    Nos Alpes

    Curitiba - PR

    Rox
    647

    Vestuário, acessórios e equipamentos produzidos de forma consciente e sustentável para praticantes de esportes outdoor, montanhismo, trilhas, trekking e viagem.

    Adventures Map
    nosalpes.com/

    Minimum Impact
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Dri @Drilify and 426 others support the Minimum Impact Manifest


    Together
    Inclusive Adventures
    Rox

    Peter Tofte, Fabio Fliess and 166 others support the Together page.