LOMA DEL PLIEGUE TUMBADO, P N Los Glaciares, Argentina

Trilha bate-e-volta de 22 km até o cume de LOMA DEL PLIEGUE TUMBADO, saindo de El Chaltén. Paisagens lindíssimas no caminho e no cume.

Trekking Hiking Montanhismo

No verão de 2020 tivemos mais uma temporada na Patagônia, nosso lugar preferido do planeta. Foram 3 meses percorrendo desde El Calafate, na Argentina, até a Villa Cerro Castillo, no Chile.

No 11º dia de nossa viagem estávamos em El Chaltén e fomos ver as paisagens em Loma del Pliegue Tumbado, uma montanha localizada no belo Parque Nacional Los Glaciares. Com uma altitude de 1520 metros, seu pico fica a somente 10 km da cidade.

O Parque Nacional Los Glaciares está localizado próximo das cidades de El Calafate e El Chaltén na Patagônia Argentina. Protege uma imensa área de gelo continental, glaciares e bosque andino patagônio austral. É o mais extenso Sistema Nacional de Áreas Protegidas Argentinas.

El Chaltén é considerada por muitos a capital argentina de trekking. Não é por menos, está rodeada por belas montanhas nevadas e várias trilhas de fácil acesso, muito bem sinalizadas e demarcadas.

Você também pode ver a caminhada em Loma del Pliegue Tumbado no YouTube (o link do vídeo também está na outra aba).

MENU DO POST

Início e Fim: El Chaltén
Distância total: 22 km
Duração: 1 dia
Tracklog: Wikiloc (infelizmente não consigo subir meus tracklogs por aqui)
Período: meados de janeiro de 2020

COMO CHEGAMOS

Depois de conhecermos a região de El Calafate, partimos em nosso 8º dia da viagem para El Chaltén. Fizemos o trajeto de El Calafate a El Chaltén de ônibus, saindo da rodoviária de El Calafate.

Apesar de irmos em alta temporada, havia muitas opções de transporte e conseguimos comprar nossa passagem de ônibus na hora. Foram quase 3 horas de uma bela viagem, percorrendo um bom trecho da emblemática Ruta Nacional 40.

Uma vez em El Chaltén, basta ir caminhando até o início da trilha. Todas as trilhas em El Chaltén começam praticamente na cidade.

A TRILHA

A trilha começa atrás da casa do guarda-parque um pouco antes da entrada de El Chaltén. Como todas as trilhas desta região, é super bem sinalizada e demarcada.

No início a subida é bem inclinada, e logo montanhas nevadas surgem no horizonte, com destaque para o Cerro Solo e o Cerro Huemul.

Atrás de nós, El Chaltén vai ficando cada vez menor, até desaparecer de nossas vistas.

vista de El Chaltén durante a trilha de Loma del Pliegue Tumbado

No meio do caminho a subida dá uma trégua, e caminhamos em um pasto de vacas selvagens. Entramos em uma floresta e encontramos um rio quase na metade do caminho. É uma ótima oportunidade para se abastecer de água. A subida continua, porém mais suave.

Quando saímos da floresta, encontramos mais um rio e logo depois a subida recomeçou forte novamente.

Quanto mais subíamos, mais as montanhas se agigantavam e os ventos ficavam cada vez mais fortes.

pessoas se aproximando do mirante de Loma del Pliegue Tumbado

Até que chegamos em um belo mirante com vista para o Cerro Solo, Cerro Torre com seu glaciar e laguna, Fitz Roy ao lado e a laguna Capri à direita. A paisagem é magnífica.

Cerro Solo e Laguna Torre

chegando mais perto do mirante

Depois do mirante a subida fica bem pesada. Falta muito pouco para o cume, mas a inclinação nos desafia. O vento também fica mais forte conforme subimos.

subindo para o cume do Loma del Pliegue Tumbado

Após vencermos um desnível de 700 metros desde El Chaltén, chegamos no cume.

Panorâmica no cume de Loma del Pliegue Tumbado

Além do que já vimos no mirante, vimos no outro lado da montanha, o lago Viedma, o rio Túnel saindo da laguna Toro e o Cerro Huemul.

Lago Viedma visto no Loma del Pliegue Tumbado

rio Túnel saindo do laguna Toro e o Cerro Huemul ao fundo

Depois de curtir o cume ventoso, fomos embora pela mesma trilha que viemos.

E no dia seguinte partimos para uma bela caminhada pela base do Fitz Roy.

DICAS

• Evite o mês de janeiro pois El Chaltén fica super lotada.
  • A maioria das trilhas em El Chaltén é possível conhecer no esquema bate-e-volta dormindo na cidade. Mas acampar na montanha, apesar de ter que carregar a mochila cargueira, é uma opção menos cansativa e proveitosa.
  • Não se esqueça da jaqueta impermeável e corta-vento. El Chaltén fica próximo ao Campo de Gelo Sul da Patagônia, e o clima desta região é conhecido como imprevisível.

CUSTOS

Seguem alguns custos em pesos argentinos (ARS) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio e preço da época (janeiro de 2020).

• Ônibus de El Calafate até El Chaltén, individual: $ARS 1305 ($BRL 80)
  • Camping El Relincho, em El Chaltén, diária individual: $ARS 450 ($BRL 28)
  • Café da manhã, restaurante Rancho Grande, em El Chaltén, individual: $ARS 250 ($BRL 15)
  • Almoço com bebida, restaurante Rancho Grande, em El Chaltén, individual: $ARS 680 ($BRL 42)
  • Mercado em El Chaltén, comida para trilha, média diária individual: $ARS 263 ($BRL 16)
  • Cereja fresca, vendida na rua de El Chaltén, 500 g: $ARS 150 ($BRL 9)

QUER MAIS?

Nos acompanhe também em:

mochilaosabatico.com
YouTube
Instagram

Paula @mochilaosabatico

Blog: mochilaosabatico.com | Instagram: @mochilaosabatico | YouTube: MochilãoSabático