VILLA O'HIGGINS, último povoado da CARRETERA AUSTRAL (Chile)

230 km em 6 trilhas da Patagônia: Ruta de Los Pioneros, Glaciar Tigre, Cerro Submarino, Cerro Altavista, Puesto Rivera e Cerro Santiago

Trekking Hiking Montanhismo

No verão de 2020 tivemos mais uma temporada na Patagônia, nosso lugar preferido do planeta. Foram 3 meses percorrendo desde El Calafate, na Argentina, até a Villa Cerro Castillo, no Chile.

No 27º dia de nossa viagem saímos de El Chaltén, na Argentina, rumo à Villa O'Higgins no Chile por uma travessia internacional denominada como Cruce Internacional Glaciares, já descrita no último post por aqui.

Ficamos 11 dias curtindo e descansando na Villa O'Higgins, o último povoado da sublime Carretera Austral. É um pequeno vilarejo com o mínimo de infraestrutura para atender moradores, turistas e viajantes. Está rodeada de belíssimas montanhas e lagos patagônios.

O objetivo deste post é listar as trilhas que fizemos nos arredores desta vila, com um breve resumo. Os detalhes de cada trilha, como custos e fotos, estarão disponíveis nos links abaixo.

Foram no total 230 km divididos em 6 pernadas, partindo da Villa O'Higgins:

1. Mirador La Bandera e Cerro Santiago
  2. Cerro Altavista
  3. Refugio Puesto Rivera
  4. Cerro Submarino
  5. Glaciar Tigre
  6. Ruta de Los Pioneros

MIRADOR LA BANDERA E CERRO SANTIAGO

É uma trilha mega fácil de 4 km ida-e-volta dentro do Parque Municipal Glaciar Mosco. Caminhamos pelo Cerro Santiago e subimos até o Mirador la Bandera, onde se observa todo o povoado. Devido seu fácil acesso e curta distância, esta atração é imperdível para quem vai até a Villa O'Higgins. A entrada ao parque foi gratuita e a paisagem é lindíssima.

Mais detalhes em: mochilaosabatico.com/villa-ohiggins e no YouTube.

CERRO ALTAVISTA

O Cerro Altavista fica ao lado do vilarejo e há uma trilha bem demarcada, sem obstáculos e muito agradável, que percorre a lateral desta montanha. É um caminho recheado de paisagens, com vista para o vale, montanhas, lagos e lagunas, que nos guia até a borda do Rio Negro. É possível explorar esta montanha em um bate-e-volta de 1 dia desde o vilarejo. Foram 22 km ida-e-volta com uma subida acumulada de 1060 metros.

📷 A panorâmica da capa deste post foi tirada durante esta belíssima trilha.

Mais detalhes em: mochilaosabatico.com/cerro-altavista e no YouTube.

REFUGIO PUESTO RIVERA

O refúgio Puesto Rivera é um refúgio de montanha localizado dentro do Parque Glaciar Mosco, a 8 km da Villa O'Higgins. Infelizmente a trilha após o refúgio estava em mal estado e não conseguimos nos aproximar do Mirador La Dorminola, onde provavelmente teríamos uma boa visão do Glaciar Mosco. O melhor da trilha foi apreciar a bela paisagem no Mirador Del Valle, a somente 50 minutos do vilarejo. Sinceramente depois do Mirador Del Valle não valeu a pena a trilha.

Mais detalhes em: mochilaosabatico.com/puesto-rivera e no YouTube.

CERRO SUBMARINO

O início da trilha ao Cerro Submarino está a 2 km da Villa O'Higgins. Com uma trilha de pouca sinalização é possível explorar esta montanha em um dia. É muito importante levar um tracklog para não se perder. É uma caminhada puxada de 22 km ida-e-volta e uma subida acumulada de 1780 metros. Valeu muito a pena. A paisagem próxima de seu cume é lindíssima.

Mais detalhes em: mochilaosabatico.com/cerro-submarino e no YouTube.

GLACIAR TIGRE

Chegamos no início da trilha ao Glaciar Tigre de carona. A trilha começa no final da Carretera Austral próximo ao lago Cisnes, a 25 km da Villa O'Higgins. Encontramos um caminho sem nenhuma sinalização, muito mal demarcado e alguns momentos sem vestígios de trilha. Apesar das dificuldades, as paisagens valeram muitíssimo a pena. Para mim, o Glaciar Tigre foi o melhor lugar que conheci durante nossa viagem à Patagônia no verão de 2020. E foi onde tive a noite mais silenciosa da minha vida.

📷 A foto miniatura da capa deste post foi tirada no Glaciar Tigre.

Mais detalhes em: mochilaosabatico.com/glaciar-tigre e no YouTube.

RUTA DE LOS PIONEROS

Travessia entre Villa O'Higgins e Cochrane, na Patagônia Chilena, por uma trilha criada pelos primeiros moradores da região: a Ruta de Los Pioneros. Foram 9 dias de caminhada, com muita lama e um pouco de tédio na primeira metade, e incríveis paisagens nos últimos dias. Essa foi a maior caminhada que fizemos durante a nossa viagem sabática nº7. Foram 142 km (sem contar as caronas) entre os dois povoados. A Ruta de Los Pioneros também faz parte da Greater Patagonian Trail, passando pelo setor 36H.

📷 A foto acima foi tirada no ponto mais alto da Ruta de Los Pioneros, a 1300 metros de altitude.

Mais detalhes em: mochilaosabatico.com/ruta-de-los-pioneros e no YouTube.