Paul Ventura 21/10/2016 21:40
    Serra dos Orgãos

Travessia sentido Petrópolis - Teresópolis em três dias.

Relato pontuado pela ordem das fotos:

• Sábado, 15 de outubro de 16, Clã apresentou seu grupo na portaria do Parnaso em Petrópolis, ela e eu, cada um recebeu uma fita no pulso direito, identificando a programação, e às 7:30h. começamos a subir, aproximadamente 7 km, de subida. Um teste de resistência! Até o “chapadão”.
    • Paradas de descanso, são inevitáveis.
    • Guardião da mata.
    • Ufa! A Pedra do Queijo, depois uma longa subida...
    • Parada “quase” obrigatória para mochileiros, e breve troca de ideias...
    • Dividindo a pedra com os lagartos, que fazem seu banquete, com insetos atraídos pelo suor dos montanhistas…rs.
    • “Chapadão” a tarde, as nuvens presentes, anunciando a chuva. Por isso Clã não deu muito tempo para o idoso descansar...rs. Após uma parada curta, continuamos a caminho do abrigo.
    • Quando chegamos no Açu, só deu tempo de tirar a foto do abrigo nas brumas, e os primeiros pingos de chuva começaram a cair, às 14.45h. Bom convívio no abrigo, descanso e reposição de energia...
    • O segundo dia amanheceu com tempo bom, embora nublado. O dia do grande desafio, pois além da resistência física, requer habilidades e atenção redobrada, para uma trilha difícil...
    • Caminhando na pedra inclinada...
    • No circulo amarelo vemos um grupo se encaminhando para descida do paredão...
    • O "Garrafão"...
    • Flores de altitude para encerrar as fotos do segundo dia...assim como o texto...a continuação só no modo verbal, ou fazendo a travessia...rs.
    • Terceiro dia, descendo a trilha da ilusão, como chamei...rs. Pois o primeiro dia 8km de subida, o segundo dia, + 8 km de subida e descida por seis vales, com esforço e tensão, quando se chega ao segundo abrigo, tem-se a sensação de ter vencido a travessia, pois a parte mais tensa acabou. Isso é fato! Mas a descida de 11 km pela mata, após os dois dias anteriores, com características extenuantes, faz desse terceiro dia uma prova de paciência...E a tão esperada alegria de chegar ao final...Valeu!!