Peter Tofte 26/11/2019 17:27 com 1 participante
    5ª Temporada da Trilha Kids - OVNIs e dragões.

Acampamento Kids em Mucugê com direto a avistamento de OVNIs (???) e de um dragão numa noite de tempestade.

Trekking Montanhismo Acampamento

Resolvemos voltar para a cachoeira do Cardoso, em Mucugê, Bahia, parte sul do PN Chapada Diamantina para mais um evento da Trilha Kids. Estivemos lá em junho passado e adoramos o local (vide relato).

Nesta trilha tivemos uma boa divulgação no zap-zap do grupo Bushcraft (arte do Vitão).

Chegamos em Mucugê dia 22/11 a noite onde ficamos hospedados na casa de Ana Moraes. Dali fomos direto para uma pizzaria. Lá o Sérgio presenteou as crianças com uma pequena bússola e um apito de emergência, para levarem pendurados no pescoço.

Dia seguinte acordamos 7 horas e colocamos as mochilas em apenas 2 carros. Após uma parada para o café da manhã seguimos pela estradinha de terra até o ponto onde começa a trilha.

Sergio e Gabriel na praça principal de Mucugê.

Todos equipados e prontos para partir. Após um rápido briefing sobre os cuidados na trilha iniciamos a caminhada. O principal alerta era para os jovens andarem em filha indiana e sempre com um adulto na dianteira e outro fechando a fila.

Da esquerda para a direita, Lígia, Terezinha, Herbert, Eden, Gabriel, Sergio, Theo, Igor, Claudius e Claudio.

Eden, Terezinha e Herbet no mirante da serra.

Após cerca de uma hora de marcha chegamos a cachoeira.

Caímos na água. O rio Cumbuca não estava muito cheio porque fazia um mês que não chovia na região.

Almoçamos e continuamos a curtir o rio. No horário de maior calor os jovens ficaram dentro da toca dos garimpeiros, jogando.

Vista da área das tocas da outra margem do rio.

Anoiteceu e fizemos a clássica fogueira para assarem queijo coalho e marshmallow. Cláudio, que adora gadgets, desta vez trouxe um laser potente que apontava para as estrelas. Acoplando um difusor, fazia um efeito de caleidoscópio com pontos verdes. Parecia uma discoteca. Não só os kids como os adultos gostaram do efeito especial.

Preparando os espetinhos de queijo coalho.

Curtindo a noite ao lado da fogueira, com o meu filho.

A noite não foi fria, 22º C. Só precisei usar o liner dentro do saco de bivaque. Não trouxe saco de dormir.

Meu bivaque. Atrás, a tenda do meu filho.

Dia seguinte saímos para explorar o rio a jusante da cachoeira. Atravessamos para a margem direita verdadeira e avançamos por uma trilha que no começo seguia por uma canaleta de água da época do garimpo. Chegamos num ponto com uma praia de areia onde tomamos um banho.

Igor ficou tomando conta do acampamento e nos avisou por rádio que um ilustre visitante havia acabado de chegar lá: Miguel Moraes, guia e amigo, apareceu para nos ver e trouxe um pack de cerveja. Voltamos rápido!

Grande Miguel!

No começo da tarde começou a trovejar anunciando a forte chuva que viria a seguir. Ficamos abrigados almoçando e conversando na toca, as crianças jogando dentro dela. Numa trégua da chuva ajustamos as barracas e as lonas (tarps).

Igor, que tem vários cursos em seu curriculum, no final da tarde deu uma aula para todos nos, especialmente para os jovens, de navegação por bússola. Também mostrou como carregar uma pessoa nas costas em caso de necessidade, utilizando uma corda solteira.

O rio estava com a temperatura da água ótima. Caimos na água mesmo ao escurecer.

De noite Lígia decidiu resolveu dormir na toca e não bivacar, devido a chuva que viria. Começamos a tocar terror avisando que o espírito do Cardoso, velho garimpeiro, apareceria e reclamaria a sua toca.

Depois do jantar e de alguma conversa, eu, Lígia, Eden, Terezinha, Hebert e Theo fomos dormir. Os ufólogos e Igor ficaram conversando e observando o céu, procurando sinais alienígenas.

Mais tarde eles começaram a ver luzes erráticas e ficaram assustados.

Igor, que é biólogo, explicou que deviam ser vaga-lumes pois sempre que chove eles saem para procurar uma parceira. Entretanto, apesar da explicação dele, os estudiosos disseram que não eram insetos devido ao voo errático, formando quadrados no ar (?). Até Igor ficou assombrado. Nervosos, os três resolveram dormir também na toca e não nas tendas.

Mas a adrenalina não deixou eles pegarem no sono. Levantaram e retornaram a conversa, interrompendo o sono da Lígia pela enésima vez. Ela saiu bufando da toca com seu saco de dormir e foi para uma das barracas afastadas, abandonadas pelos corajosos estudiosos de UFOs.

Os intrépidos pesquisadores só conseguiram dormir bem tarde, dentro da toca.

Choveu bastante durante a noite. Apenas de madrugada a chuva deu uma trégua. Meu filho, o Theo, apesar de dormir sozinho em sua barraca individual, não se assustou com a forte chuva e com os relâmpagos e trovões. Eu fiquei bivacando na minha tarp. Tive de usar o tapa-olho para não ser incomodado pelos constantes flashes dos relâmpagos.

Devido ao tempo a temperatura durante a noite baixou para 20º C, bem agradável. No meu bivac desta vez vesti um agasalho.

De manhã cedo Lígia contou a história dos OVNIs para os demais e arrematou: “bando de homens frouxos”. Os três, tendo oportunidade de um contato de 3º grau, resolvem se esconder na toca com medo. Risada geral.

Igor por sua vez retrucou dizendo que eles viram também um dragão acordar raivoso e sair da toca soltando fogo pelas ventas.

Foi a noite das lendas, com OVNIs e dragão.

Não sei se viram OVNIs, mas da minha tarp vi dezenas de vaga-lumes, um deles chegou a cair dentro do meu saco de bivaque. Quanto a história do dragão soltando fogo tenho certeza que era verdade.

Tomamos café e iniciamos os preparativos para a volta. Desarmar barracas/tarps e arrumar as mochilas.

Foto de despedida.

Partimos com a mochilas bem mais leves.

Última vista para o vale da Cachoeira do Cardoso, no topo da serra. Gabriel e Theo estavam cantando.

Após uma hora estávamos de volta aos carros. Fizemos um briefing onde cada um falou o que achou da experiência, até para que tivéssemos um feedback para usar num próximo acampamento.

Terezinha, mãe de Herbert, na sua primeira trilha, deu seu depoimento emocionada, dizendo que a experiência ajudou-a a vencer vários medos, inclusive de tempestade e de relâmpagos. Para Herbert também foi a primeira trilha e uma aventura muito enriquecedora.

O objetivo destas trilhas kids é incutir o amor pela natureza nos nossos filhos. Para um grupo de pais que gosta de atividades outdoor ver os filhos apenas em casa jogando games é algo triste. Os jovens precisam vivenciar a natureza e aventuras.

Agradeço mais uma vez ao Sergio, um grande entusiasta e incentivador da Trilha Kids e ao Igão e Lígia, que apesar de não terem filhos, vieram ajudar neste projeto, dando atenção e carinho para as crianças.