Peter Tofte 04/04/2021 17:41
    Degrau do 4 Rodas

Mergulhaço com muuuita vida marinha! Incrível a quantidade de peixes graúdos! Vídeo espetacular do László Mocsári.

Mergulho

Mergulho excelente a 5 milhas de Itapoã, norte de Salvador BA. A costa de Itapoã sempre reserva surpresas. Da última vez que lá fomos avistamos uma arraia manta na descompressão (ver relato "As paredes de Itapoã").

Caimos n'água com uma correnteza forte. A medida que desciamos ela ficou cada vez mais fraca até quase desaparecer. A cerca de 40 metros uma termoclina, sentimos a água mais fria abaixo desta profundidade.

Tocamos o fundo a 64 metros. Nadamos em direção ao empedrado, um pequeno muro de 2 a 3 metros de altura que forma um degrau no fundo marinho. Como este ponto fica ao largo do antigo hotel 4 Rodas na praia de Itapoã, László batizou-o de Degrau do 4 Rodas.

Este local está a apenas 300 a 500 metros da beirada da plataforma continental, onde as profundidades são abissais.

Logo de cara um túnel nas pedras onde um bonito mero de cerca de 100 kg veio nos investigar. Peixe dócil e inteligente. Ultimamente temos visto muitos meros na costa de Salvador. Esperamos que seja devido a proibição da pesca e a conscientização ambiental! Vejam os relatos "O senhor das Pedras" e "Voltando a caverna do mero" também aqui no Aventure Box.

Ele claramente estava curioso e queria nos observar.

Lindo mero.

Perto dele tinha um badejo graúdo mas este era mais tímido e permaneceu mais afastado.

Demos uma circulada no empedrado. Ao voltarmos para a toca do mero uns grandes olhos de boi nos cercaram. Logo em seguida um grande cardume de xaréus começou a circular-nos. Um redemoinho de peixes acima e ao nosso lado. Cardume enorme!

László caprichou nas imagens.

Esponjas coloridas no topo do empedrado.

Ficamos aproximadamente 50 minutos no fundo, o que nos obrigou a fazer uma deco (descompressão) de quase 2 horas. Presos ao cabo da âncora no barco um sistema inteligente criado por László amortecia os choques devido a oscilação do cabo (ver final do vídeo).

Voltamos para a Bahia Marina com um mar bonito numa tarde ensolarada maravilhosa.

Mergulhaço como pode ser apreciado no belo vídeo anexo do László Mocsári.