AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Peter Tofte 21/09/2020 19:22
    Voltando ao Mar de Itapoã

    Voltando ao Mar de Itapoã

    Mergulhaço na Parede do 4 Rodas, com boa visibilidade. Bonitas imagens do László Mócsari.

    Mergulho

    "É bom passar uma tarde em Itapuã
    Ao sol que arde em Itapuã
    Ouvindo o mar de Itapuã
    Falar de amor em Itapuã"

    Tom Jobim

    Saindo da Baía de Todos os Santos rumo a Itapoã.

    O dia estava ensolarado, lindo. Com a lancha Blue já ancorada no ponto cai na água com a roupa de neoprene. Sempre faço isto para aliviar o calor e, ao mesmo tempo, sentir se há correnteza. E que maravilha, água parada! O arrasto criado por forte correnteza pode inviabilizar um mergulho.

    Na costa eram visíveis as dunas da Lagoa do Abaeté e do Parque das Dunas. Estávamos ao través da Praia da Pedra do Sal, 8 km mar adentro.

    Nos equipamos, fizemos o check list final e saltamos na água. Segui na frente. Ao chegar aos 30-40 metros já dava para observar as silhuetas do fundo. Aos 50 metros entramos numa termoclina e a temperatura baixou para 22ºC.

    Chegamos ao fundo nos 64 metros junto a uma parede rochosa, a Parede do 4 Rodas. A água estava excelente, especialmente se considerarmos os ultimos mergulhos realizados aqui em Salvador, com muita chuva, mar bem ondulado e baixa visibilidade dentro d'água. Mas agora com a quase chegada da primavera parece que as coisas mudaram.

    Nadamos ao longo da parede. Fui na frente puxando a carretilha e László em seguida filmando. Muitos peixes se aproximavam curiosos: dentões, xaréus, rabo aberto, badejos e uma barracuda. As garateias e iscas artificiais presas nas rochas indicavam que é um ponto de pesca disputado.

    Aos 25 minutos demos meia volta em direção ao cabo da âncora. No caminho László filmou uma moréia verde graúda.

    Com quase 45 minutos de fundo iniciamos a subida pelo cabo da âncora. Duas horas de descompressão nos aguardavam. Para distrair apenas o som das baleias jubarte. Não era uma canção e sim conversa. A conversa das baleias tem sons curtos, entrecortados. A canção é longa e mais melodiosa.

    Havíamos avistado uma baleia jubarte enquanto navegávamos para este local mas ela mergulhou e desapareceu quando tentamos nos aproximar dela.

    Já de volta ao barco, avistamos duas lanchas de pesca esportiva nas redondezas, confirmando que este ponto é bem conhecido pelos pescadores.

    Mergulho lindo. O Mar de Itapoã sempre com seus encantos!

    Vídeo do László Mócsari, cedido gentilmente.

    Peter Tofte
    Peter Tofte

    Publicado em 21/09/2020 19:22

    Realizada em 19/09/2020

    Visualizações

    819

    Peter Tofte

    Peter Tofte

    Salvador, Bahia

    Rox
    3832

    Carioca, baiano de criação, gosto de atividades ao ar livre, montanhismo e mergulho. A Chapada Diamantina, a Patagônia e o mar da Bahia são os meus destinos mais frequentes.

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.