Renan Cavichi 19/01/2021 15:49 com 1 participante
    Mountain Bike | Tamoios x Pouso Alto - Natividade da Serra

Pedal exploratório na Serra do Mar de São Paulo na região de Pouso Alto, no alto da serra, perto de Caraguatatuba no Litoral Paulista.

Mountain Bike

No dia 09 de Janeiro, para abrir a temporada 2021 de atividades outdoor, eu e a Ana fomos explorar a região da Serra do Mar próximo a Caraguatatuba que sai da Estrada dos Tamoios até o vilarejo de Pouso Alto em Natividade da Serra.

Saímos no meio da manhã de Caraguatatuba, depois de um café reforçado, e subimos a serra até chegar na bifurcação da Estrada do Pouso Alto. Estivemos algumas vezes nessa região para chegar até a represa de Paraibuna mas dessa vez a proposta era achar um lugar para deixar o carro e pedalar até a vila.

Pegando a estrada de terra o clima já ficou bastante agradavel e fresco, bem diferente do calor abafado do verão no litoral. Isto deu uma energia animadora para começar o pedal.

Entrando cerca de 1km na Estrada de Pouso Alto, achamos um lugar para deixar o carro e um pequena entrada no "acostamento" perto de uma cháraca. Tiramos as bikes e começamos a pedalar.

A estrada de terra estava bem cuidada durante um bom trecho, provavelmente haviam passado máquina há pouco tempo. Em alguns pontos mais críticos nas subidas, algumas pedras soltas exigiam um pouco mais de cuidado.

Depois de alguns quilometros chegamos na placa do Parque Estadual da Serra do Mar onde fica uma ponte e logo abaixo uma queda d'água com um belo poço para banho. Logo depois da ponte encontramos uma banca de frutas que foi providencial para um lanche.

A região é muito bonita e agradável para o pedal, o clima no alto da serra é realmente convidativo. Durante o trajeto cruzamos com vários veículos, a região é bem movimentada nos finais de semana pelos moradores e visitantes das chacarás.

Gostamos muito e vamos retomar as pedaladas na região para explorar outros trechos. De onde deixamos o carro até Pouso Alto deu pouco mais de 7 km, no total 14km aproximadamente. Acredito que da Tamoios até lá o percurso tem cerca de 8 km (Ida).

Valeu galera, bom ano, muita saúde e vacina para todos! :D