Renan Cavichi 22/02/2016 08:48 com 1 participante
    Pedal Praia de Castelhanos - Ilhabela

Mountain Bike no Litoral Norte de São Paulo. 45km saindo da balsa até a Praia de Castelhanos, no outro lado da Ilhabela, em 5h30.

Mountain Bike

Há quase 10 anos morando no litoral norte de São Paulo sempre ouvi estórias da Praia de Castelhanos, o paraíso escondido do outro lado da Ilhabela, e não via a hora de conhece-la.

No dia 20 de fevereiro de 2016, a convite da Ericka Matos, eu, Marcos Zamperlini e Fabrício Oliveira topamos encarar o percurso de aproximadamente 45km, ida e volta, até Castelhanos. Este pedal foi ainda mais gratificante porque foi a primeira aventura com uma amiga que conheci aqui no AventureBox :)

Nos encontramos em São Sebastião por volta das 7h20 e pegamos a balsa das 7h40 até Ilhabela. Saindo da balsa seguimos para o norte da ilha até virar a direita depois do "Posto Ale" rumo a portaria do Parque de Castelhanos. Cerca de 7.5km até a portaria.

A entrada no parque é gratuita mas com limite de horário para iniciar o percuso, até às14h.

Da saída da balsa até o ponto mais alto da estrada de Castelhanos são cerca de 12km, com elevação de aproximadamente 720m. Dali em diante é morro abaixo até a praia.

Logo no início da descida encontra-se um mirante com a primeira vista da Praia de Castelhanos. Sensacional!

Descendo mais um pouco, uma cascata é parada obrigatória para se refrescar e abastecer um pouco de água, principalmente na volta. Saindo da cachoeira é só curtir a descida direta até o riacho que corta a estrada, alguns metros antes da praia.

Chegando em Castelhanos a recompensa é uma visão do paraíso, areia branca, mar azul e ilhotas em contraste com o verde da mata densa, e para ficar melhor, um peixe frito e uma cerveja gelada no restaurante caiçara fazem até você pensar que a vida é boa e esquecer o perrengue que te espera na volta kkk.

Depois de descansar um pouco e tirar umas fotos pegamos o caminho de volta... aí que o filho chora e a mãe não vê rsrs! Morro acima!

A subida de volta é mais curta e mais íngrime, a galera mais treinada consegue subir bem, com exceção de um trecho curto próximo do final da subida onde a estrada fica bem íngreme e as pedras estão bastante soltas.

Apesar de ser um pedal relativamente pesado toda a estrada é coberta de árvores que abrigam do sol. Encontramos várias pessoas pedalando, alguns voltando pela segunda ou terceira vez.

Curti muito o pedal e faria de novo... ...um dia, quem sabe, quando recuperar o movimento das pernas rsrs!

Ahhh não se iluda ao ver a Ericka pedalando tranquilamente no vídeo, ela treina pesado e deixa muito marmanjo para trás. Incluindo eu e o Marcos :D

Se tiver uma oportunidade conheça a praia de Castelhanos, você não vai se arrepender... tá, tudo bem, vai se arrepender um pouquinho durante as subidas mas depois você esquece! ;)

Boa aventura!

Renan Cavichi

Publicado em 22/02/2016 08:48

Realizada em 20/02/2016

Fabricio Oliveira

Renan Cavichi 06/10/2016 11:42

Legal! Dá sim pra fazer de Trekking! Além desse, dá uma pesquisada na Trilha do Bonete da Ilhabela, acho mais legal que a de Castelhanos pra fazer de trekking! Pô massa, não conheço muito sobre as ilhas aí, vou acompanhar!

Muito massa! Quero muito fazer esse pedal quando estiver em Sampa :)

Ana Carolina Veloso 21/10/2016 21:11

Que pedal bacana!! Estou indo pra Ilhabela dia 5/6 de Novembro.. Não conhece ninguem por lá pra pedalar comigo?? ou pra fazer um trekking mesmo...

Ana Carolina Veloso 06/11/2016 12:02

Oi Ericka!! Tbm corro... eu ia com meu namorado que correu a prova tbm! Tô meio parada das corridas e ativa no pedal por isso comentei aqui. Mas com certeza vamos marcar outra data pra ir sim! Obrigada rs

Dora Nanni 27/06/2018 17:55

Oi Renan, entrei no aventurebox porque buscava quem havia feito Castelhanos. E encontrei o seu relato! Pretendo fazer esse trajeto entre Julho e Agosto de 2018. Só fiquei com uma dúvida, quanto tem você demorou para retornar, sendo que a volta a gente só sobe. Abraços Dora

Renan Cavichi 27/06/2018 18:05

Oi Dora, seja bem-vinda! Que bom que o relato ajudou! Essa região é linda, tenho certeza que vai gostar bastante! Se não me falha a memória levou um pouco menos de 3h! Empurrei muito a bike na subida é um pedal forte mas vale a pena! Rsrs

Renan Cavichi 27/06/2018 18:08

Dora, você está fazendo uma cicloviagem por aqui ou só o pedal de Castelhanos? :) Abraços!

Dora Nanni 27/06/2018 18:52

Só o pedal para Castelhanos.

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades.

www.linkedin.com/in/renancavichi

Bruno Negreiros, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.