Renan Cavichi 19/10/2014 12:41 com 3 participantes
    Trilha do Jequitibá - Serra do Mar

Trilha leve no Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Caraguatatuba. Uma boa opção para iniciantes de trekking do Litoral Norte de São Paulo

Hiking

Uma opção para quem está iniciando no mundo do trekking e está próximo ao Litoral Norte de São Paulo, é conhecer o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar.

O Núcleo abrange 50 mil hectares de Mata Atlântica, incluindo paisagens como os mananciais da represa de Paraibuna, matas de encosta, rios e cachoeiras e garante a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima e a proteção das encostas contra deslizamentos na região.

Dentre os principais atrativos do parque estão as caminhadas pelo interior da floresta e banhos em piscinas naturais de águas cristalinas com muitas espécies de árvores como jequitibás centenários e diversas tipos de bromélias.

O Parque conta com diversas trilhas leves e moderadas como:
    (fonte: Site do Parque estadual da Serra do Mar)

Trilha dos Tropeiros - 8 km: Caminho histórico pela floresta, em um trecho utilizado no século XIX entre o litoral e o planalto, onde se encontram ruínas de antigos muros de pedra.

Trilha Pirassununga - 3.3 km: A partir do km 14 da Estrada do rio Pardo, dá acesso a mirantes, cachoeiras e um viaduto abandonado na década de 70 utilizado atualmente para a prática de rappel.

Trilha da Poção - 3.5 km: Partindo da área de lazer, por trajeto sinuoso e declivoso, atravessa os ribeirões do Ouro e Mantegueira e dá acesso a várias piscinas naturais, em meio à mata densa de palmito juçara.

Trilha da Mococa - 9 km: Partindo de Natividade da Serra, é parte do antigo caminho de tropeiros para o litoral, por meio de um caminho sinuoso e compactado pela floresta de encosta, onde o visitante chega a um mirante para observação de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e o arquipélago de Ilhabela.

Em 2007 tivemos a oportunidade de visitar o parque com os amigos Ederson e Paulinha e fazer uma das trilhas curtas que fica perto da sede do Núcleo de Caraguatatuba, a Trilha do Jequitibá.

A Trilha do Jequitibá percorre 1.2 km no pé da serra e possui como atrativo uma piscina natural e um pequeno poço para banho, além de diversos guapuruvus e canelas com quase 30 m de altura.

Uma trilha muito bonita e tranquila, que não vai exigir muito esforço, mesmo para os iniciantes.

Antes de visitar o parque entre em contato para saber a disponibilidade das trilhas e se é necessário o agendamento com o guia nos contatos do parque: