Ro Machado 08/11/2015 13:34
    Cavernas do Petar

Visita ao Petar, suas belas cavernas e cachoeiras.

Então, já no final de um ano conturbado, esperei uma janela de tempo bom para partir para o Petar. Já tinha feito contato com um guia, e dito a ele que não era "Turista" e sim aventureiro, e que queria ir até onde ele pudesse me levar (O Petar é cheio de restrições burrocráticas quanto ao que pode ser visitado) com justificativas toscas como "no ano tal alguem foi lá e morreu..." Na minha rua já morreu um monte de gente atropelada também, já pensou se eu não puder nunca mais atravessar?

Também disse que queria ver apenas as cavernas cujo ambiente natural se encontrava preservado, ou seja, não fazia nenhuma questão de visitar a famosa "Caverna do Diabo" que, além de ficar em outro núcleo do parque, distante de onde eu estaria acampado, teve seu ambiente completamente desvirtuado, com escadas, corrimões, passarelas, etc. Não vai demorar muito, para agradar aos turistas de sofá vão querer construir um Mc Donalds lá dentro...

Uma coisa interessante foi que na época eu não tinha uma camera digital, e ou viajava, ou comprava uma, pois a grana estava curta... resultado, comprei duas cameras usadas no Mercado Livre, uma por 60 reais, e outra por DEZ REAIS... e lá fui eu com meu magnífico equipamento fotográfico registrar a aventura :D ;) (y). Considerando o ambiente escuro, molhado, etc, e a "qualidade" do equipamento, acho até que me saí muito bem... Também o que faz foto boa é a beleza do ambiente e o olho do fotógrafo, o resto é acessório. De qualquer forma, nenhuma foto pode explicar a beleza e a magnitude daquelas cavernas. Um conselho: NÃO vá em feriados, finais de semana prolongados, etc. Tente dar um jeito de ir no meio da semana, pois finais de semana algumas cavernas ficam cheias, com vários grupos, e você não vai querer ter a sua experiência arruinada por uma monte de gente falando alto, comendo biscoito Trakinas e reclamando do escuro...

Quando eu fui, consegui estar a sós com o guia durante todo o percurso, de todas as cavernas que visitei, e isso me possibilitou ir muito mais longe do que um grupo normal regularmente iria, e poder sentir verdadeiramente o mistério, o silêncio, e a profundidade ;) dessa experiência.

É isso aí, P-P-P-P-essoal... :)

Ro Machado

Publicado em 08/11/2015 13:34

Realizada de 03/12/2012 até 08/12/2015

Ro Machado

Rio de Jnaeiro

Só sei que já não sou quem eu era, e logo não serei mais quem eu ainda sou.