ABRA OS OLHOS PARA ESSE PARAÍSO

PARQUE NACIONAL MARINHO DE ABROLHOS.

Silvio Serrano
    02/07/2021 16:05

Situada a 70 km da costa a partir de Caravelas,sul da Bahia, e formada por cinco ilhas, que surgiram do afloramento de magma(rocha liquida ) por fissuras submarinas-Santa Bárbara, Sueste , Redonda, Siriba e Guarita formam o arquipélago de Abrolhos ,que realmente é um paraíso, e poderia muito bem estar no caribe . Felizmente está aqui no Brasil, para deleite de todos nós .

A origem do nome “Abrolhos” já é folclórica . Os antigos navegadores precavidos com as condições nada favoráveis de navegação , pelos inúmeros bancos de corais existentes na região , costumavam recomendar nas cartas náuticas , cuidados redobráveis – “abra os olhos !”. Uma pitada de sotaque português e a imaginação fértil do brasileiro e pronto! O arquipélago ganhou esse nome.

Muito embora os antigos marinheiros tenham sido os primeiros a chegar ali , não foram eles os primeiros a desfrutar de suas maravilhas.

Foi preciso muito tempo para se inventar o snorkel , máscaras nadadeiras e equipamento scuba , para realmente descobrir todas as belezas desse pedaço de paraíso.

Os recifes de coral estão entre os mais ricos ecossistemas existentes no mundo . A região de Abrolhos possui a principal formação de corais do Atlântico sul e entre suas principais atrações estão os chapeirões . São colunas de coral de até 30 metros de altura que se erguem abruptamente do fundo e se abrem em arcos perto da superfície, podendo chegar a 50 metros de diâmetro , como imensos cogumelos submarinos.

Nessas águas , sempre mornas e de coloração azul turquesa , escondem esses verdadeiros condomínios , onde uma infinidade de seres marinhos habitam. A principal espécie formadora dos chapeirões é o coral cérebro(mussismilia brasilienses) , que só ocorre na Bahia . Mas , além desta, outras 15 espécies de corais formadores de recifes ocorrem em Abrolhos. Nos recifes mais próximos da costa , os chapeirões ficam tão perto uns dos outros que acabam unindo-se formando verdadeiras plataformas , por onde numerosas espécies de peixes nadam , entre elas , barracudas , badejos (imensos) , bodiões azuis e avermelhados, frades real e comum , raias , tartarugas e lagostas entre outras.

Para o mergulhador realmente é um sonho !

Isso sem contar que Abrolhos é onde a Baleia Jubarte vem para ter suas crias e acasalar .

Em meados de Junho elas começam a chegar e só vão embora em Outubro .

Basta navegar pelas águas do Parque para avista-las e com um pouco de sorte assistir ao show que elas dão , saltando fora da água ou fazendo movimentações com a cauda .

Esse gigante de 18 metros ,que pode chegar a 30 toneladas, é muito dócil , e vem para essas águas abrigadas para acasalar e ter seus filhotes , que já nascem com 5m e 1 tonelada e meia .Eles mamam em torno de 100 litros de um leite com 40% de gordura(um dos mais ricos da natureza) , que o faz adquirir rapidamente uma camada adiposa protetora , muito importante para a sua viagem de volta a antártica .

Outrora essas águas eram visitadas por mais de 150 mil baleias , hoje estima-se que somente 15% dessa população sobreviva . Mas a boa notícia é que o número de indivíduos vem crescendo ano a ano ,de acordo com os pesquisadores do Ibama que montam guarda no parque e fazem o monitoramento delas , além de conscientizar os turistas e mergulhadores que chegam ao arquipélago para visita-lo.

Para proteger e estudar essas baleias em sua época de reprodução e cria , foi fundado em 1988 o projeto baleia Jubarte , que , desde 1996 está vinculado ao Instituto Baleia Jubarte (organização não governamental , sem fins lucrativos) , com sede em Caravelas ,e ao Ibama.

Em terra as opções para o turistas se limitam apenas a ilha Siriba , único ponto do arquipélago onde é permitido desembarcar , mesmo assim , somente acompanhado de perto por um funcionário do Ibama que conduz o grupo por uma trilha bem demarcada , dando as explicações sobre as principais espécies a nidificar na ilha , o atobá branco(Sula leucogaster) e a grazina(Phaethon aethereus) .

Mesmo assim é um belo passeio pois existem milhares de aves em seus ninhos onde se pode avistar do ovo aos filhotes em todos es estágios de crescimento.

A ilha de Santa Bárbara,única a não pertecer ao parque , está sob jurisdição da marinha, e só é permitido descer nela com uma autorização especial . Nela está situado o farol , instalado lá em 1861, durante o reinado de D Pedro II. Ele ilumina toda a região num raio de 50 km, alertando os navegadores dos perigos escondidos naquelas águas.

Nas outras ilhas do parque não é permitida a visitação ,sendo que a ilha Guarita e Sueste são consideradas intangíveis , ou seja , só mesmo pesquisadores tem autorização para desembarque.Na ilha Redonda local de procriação das fragatas (aves onde o macho tem um papo vermelho durante a época de reprodução ) estuda-se uma visitação controlada, mas nada ainda definido.

Portanto as melhores atrações ficam mesmo é no mar .

Os mergulhos são de primeira , dependendo da época do ano a visibilidade pode chegar a 25 m .

Um dos mais fantásticos, é mergulhar no naufrágio Rosalinda , considerado um dos mais belos e mais bem conservados de toda a costa brasileira .

Pesquisas recentes descobriram que ele afundou em 1955 , e não em 1939 como até então se acreditava . O seu nome também não era Rosalina e sim Rosalinda de acordo com os registros da época.

Detalhes a parte o que importa é que este naufrágio é um presente para qualquer mergulhador.

Ele está pousado corretamente no fundo , encaixado entre duas cabeças de coral e possue 102,2metros de comprimento. .

O casco está praticamente intacto e se pode passar por baixo dele em dois pontos da proa .

O navio está partido no centro junto as caldeiras e máquinas . A proa , que emerge na maré baixa , está mais rasa que a popa . A partir dela podem ser vistos os guinchos de proa, cabeços de amarração , escadas e a entrada do primeiro porão (quatro ao todo) onde podem ser feitas penetrações .

Parte da carga de cimento ainda encontra-se arrumada nos porões.

Em toda sua extensão lá estão as caldeiras , máquina a vapor ,guinchos , mastros e guindastes, além da hélice e do leme presos nos recifes.

Além do Rosalinda , outros pontos de mergulho , valem ser conhecidos , como as cavernas da Siriba , cavidades no paredão dessa ilha ,que atraem vários peixes , que as utilizam como abrigo ; na enseada da ilha de Santa Bárbara , um dos principais pontos de mergulho do parque , permite a observação de badejos e bodiões que, acostumados com a presença humana , se aproximam dos mergulhadores; belíssimos também são os chapeirões onde a fauna aquática dá um show , e os túneis criados por essas formações fazem a alegria do mergulhador que pode percorre-los sem qualquer perigo.Nos mergulhos noturnos as supresas são ainda maiores ,com tartarugas imensas nadando tranqüilamente , raias chitas e uma infinidade de peixes, polvos e lagostas .

A melhor maneira de conhecer abrolhos é fazendo um live-aboard, onde as pessoas ficam em um barco com toda infra-estrutura para se comer , dormir e mergulhar .

Não há dúvidas de que Abrolhos continua saindo-se bem como paraíso, apenas porque está longe da costa , num lugar de difícil acesso e com preços relativamente altos para os que se dispõem a conhece-lo.

Mais que tudo é preciso que a indústria do turismo tenha sempre em primeiro lugar a preservação desse ambiente único .

Até agora o esforço competente dos órgãos responsáveis tem conseguido manter a distância a ganância e a irresponsabilidade .

Sabemos que nem sempre as coisas funcionam assim ,haja visto tantas reservas ambientais que sucumbiram aos interesses econômicos.

Esperamos sinceramente que as pessoas por trás do poder “abram os olhos “ e permitam que esse belo pedaço do Brasil continue a maravilhar seus visitantes .

Chegando lá :

Abrolhos fica a 70 km da costa e só é possível chegar de barco , a partir da cidade de Caravelas, onde existem empresas especializadas nesse roteiro.

Onde ficar :

É proibido desembarcar nas ilhas , portanto a única maneira de dormir no local é no barco .

A grande maioria das embarcações que navegam até Abrolhos , tem estrutura para o live-aboard.

Melhor época:

O ano todo , no verão o mar está mais calmo e a visibilidade melhor para os mergulhos , nos meses de julho a outubro as baleias visitam a região vindas da antártica e aí é um show todos os dias.

O que levar :

Antes de mais nada uma farmácia básica , pois estamos a quatro horas de navegação da costa. Um bom protetor solar , e filmes , muitos filmes .

Dicas finais:

Assista ao show das estrelas cadentes no céu de Abrolhos , é pra não esquecer nunca mais.

Mergulhe , mergulhe , mergulhe , todo dia o mar reserva milhares de surpresas.

E lembre-se você está em uma reserva ambiental , o respeito as regras garante que esse paraíso será visto também pelos seus netos.

Silvio Serrano

Bauru - SP

Fotógrafo de natureza, que tem como projeto retratar ambientes naturais !