Downwind Solidário Com Karina Oliani

Confira como foi o Downwind Solidário do Instituto Dharma, que percorreu cerca de 380 km da costa nordestina.

Spot Brasil
    28/01/2021 15:13

Downwind significa “a favor do vento” e é uma forma de navegar, velejar ou mesmo remar na mesma direção que ele aponta.

Se trata de uma modalidade já consolidada fora do Brasil, principalmente entre as ilhas havaianas. O Downwind é uma excelente forma de viajar e se locomover em qualquer distancia, podendo ter 5, 20, 100, 500 ou 1000 km ... Velejar a favor do vento é uma das coisas mais emocionantes que você pode fazer no kitesurf. O prazer é indescritível e aqui aproveito pra já fazer um alerta: VICIA!

Em 2019 eu fui a coordenadora médica da 1a edição do Downwind Solidário do Instituto Dharma, do qual sou a atual presidente. Ali, demos início a uma expedição que inicialmente percorreu 380 km de costa, durante dez dias, até a praia de Barra Grande, no Piauí. O registro dessa fantástica viagem gerou um documentário com lindas imagens que foi exibido pelo Canal OFF onde a gente intercalou atendimentos médicos , educação ambiental e a doação de cestas básicas para as familias mais carentes de vilarejos inóspitos cearenses.

Desde então, já aconteceu uma segunda edição, ainda maior, em novembro de 2020 . E esse ano pretendemos fazer outros downwinds do bem.

Nossos downwinds são supervisionados pelo Jailson, uma sumidade do Kitesurf e o fundador do GKC (Guajiru Kite Center) que, juntamente com o advogado e kitesurfista Henrique Barbosa planeja com muito cuidado e carinho toda logística de uma expedição onde estamos 100% a mercê do vento e em constante movimento.
    Lidar com uma força tão impermanente da natureza como o vento e ainda aliado a imprevisibilidade dos oceanos requer muito preparo, experiencia e principalmente um plano de resgate.

Por isso, em 2020 eu participei da 2a edição desse Downwind acompanhada do meu SPOT. Mas aqui vale a dica: os equipamentos SPOT são resistentes à água porém para esportes de impacto e uso na água salgada , como nos Downwinds, é recomendado o uso de saco estanque. E como todos sempre me perguntam, o que eu recomendo você acha pra comprar na loja da Suki Surfwear.

Quem tiver interesse em vir conosco esse ano fique de olho no cronograma do site www.institutodharma.org

E cuide bem do seu SPOT porque ele estará la pra você quando você mais precisar dele.