Thales Fernandes 07/09/2021 21:07
    Dia no Parque Saint-Hilaire Lange e Visita ao Salto Parati

Em Setembro de 2021 eu e alguns amigos visitamos a cachoeira Salto do Parati, localizada no parque Estadual Hilaire-Lange, Guaratuba- PR.

Cachoeira Trekking

No feriado do 7 de setembro de 2021 eu, minha namorada e alguns amigos havíamos marcado de passar em Guaratuba, uma cidade no litoral Sul do Paraná. Mesmo conhecendo muito bem a região, por ter passado muitos anos de minha vida com minha família por lá, nunca tinha ouvido falar de uma bela cachoeira que existe nas proximidades, uma cachoeira chamada Salto do Parati.

Descobri acerca desta cachoeira à algum tempo pesquisando sobre passeios e trilhas na região. O acesso à cachoeira pode ser feito de duas formas, tanto por Guaratuba, saindo de voadeiras que partem da região da Praça dos Namorados (próxima da praça da Igreja) quanto de bicicleta ou carro pelo lado norte. Para acessar desta forma, é necessário entrar por uma entrada na rodovia Alexandra-Matinhos.

Local de partida das voadeiras.

Como estávamos em Guaratuba e meus amigos não tinham experiência com trilhas longas, optamos pela forma mais fácil de acesso, que era de barco até uma pequena comunidade caiçara na região. Os passeios saem da praça dos namorados e duram aproximadamente 40 minutos até a chegada e por si só já são uma belíssima atração. Do passeio pode-se avistar diversos peixes saltando, assim como Guarás e outras aves da região. O nosso barqueiro era extremamente simpático e solicito, e nos levava próximo das margens sempre para que púdessesmos gravar vídeos e tirar fotos. Caso tenham interesse, solicitem o contato do mesmo nos comentários.

Após a travessia da baía de Guaratuba, o passeio entrava em um belo rio de águas claras e mata atlántica fechada. Era realmente muito lindo. O passeio ficou dessa forma por +- 15 minutos.

Quando chegamos no destino, o embarque é feito na comunidade Guarapés - Comunidade Parati. Chegando lá nós fomos até o restaurante do seu Mauro, no Sítio Dona Antonia (que acredito que seja o único da comunidade, que é muito pequena) e pedimos para que preparassem um almoço para nós para depois, o que se mostrou uma excelente posteriormente.....

Ínicio da trilha é feito através desta ponte pêncil.

A trilha é de um nível fácil e pode ser feita por qualquer pessoa sem problemas de locomoção. Não existem trechos difíceis e ela é bem curta, pode ser feita em 15 - 20 minutos num ritmo tranquilo. Ela é muito bonita e não tem como se perder, pois ela é bastante demarcada. Os cuidados que se devem tomar nela são os típicos, ir com bota apropriada para trilhas (pois lá é liso), levar lanternas, água e repelente (tem muitos insetos lá).

Após a trilha, chegamos na cachoeira que é um espetáculo à parte. Ela é de uma rocha granítica e é bastante diferente da maioria das cachoeiras que eu já visitei. Além de ser bem maior e imponente do que eu imaginava pelas fotos que havia visto. A água estava gelada, mas como o dia era bastante quente era muito gostosa.

Foto do almoço fornecido pelo seu Mauro. Comida Caiçara preparada com alimentos da região e fresquinhos por apenas R$29,00 / pessoa. Muito caprichada e fantástica! Vale a pedida.

Após o almoço, os barqueiros nos levaram de volta para a praça dos namorados.

O lugar é uma maravilha da mata Atlântica remanescente e vale muito o passeio.

Dicas:
    Reservar o dia todo para o passeio - Saímos as 10:00 e chegamos quase 16:30

Procurar bem por barqueiros que façam esse trajeto, os nossos eram muito agradáveis e nos ajudaram em tudo, cobraram R$400,00 pelo dia (o que deu R$80,00 por pessoa, mas caberiam mais pessoas na voadeira);

O almoço vale muito a pena, mas é necessário avisar previamente para que eles planejem o preparo da comida.

Espero que este relato possa ajudar à outros aventureiros interessados no passeio!